• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2017.tde-06032017-142147
Documento
Autor
Nombre completo
Pedro Henrique Dias Valle
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2016
Director
Tribunal
Maldonado, José Carlos (Presidente)
Dias Neto, Arilo Claudio
Souza, Simone do Rocio Senger de
Vincenzi, Auri Marcelo Rizzo
Título en portugués
Jogos educacionais: uma contribuição para o ensino de teste de software
Palabras clave en portugués
Ensino de teste de software
Jogos educacionais
Técnicas de teste de software
Resumen en portugués
O teste de software é considerado uma importante atividade na garantia da qualidade de produtos de software. No entanto, há uma carência de profissionais qualificados nessa área. Isso pode ser ocasionado pela dificuldade de ensinar teste de software por meio de abordagens que utilizem apenas aulas teóricas e ferramentas de teste tradicionais. Além disso, há uma desmotivação decorrente do ambiente de trabalho e das estratégias de alocação e responsabilidade desses profissionais nas equipes de desenvolvimento e teste. Para amenizar esses problemas, têm sido utilizado outras abordagens de apoio ao ensino de teste de software, tais como: jogos educacionais, ensino de teste com programação, módulos educacionais, entre outras. O objetivo deste projeto de mestrado foi desenvolver um jogo educacional, denominado Testing Game, para auxiliar o ensino de teste de software, especificamente: teste funcional, teste estrutural e teste de mutação. Para auxiliar o desenvolvimento do Testing Game, foi realizado um mapeamento sistemático para selecionar um motor de jogos. Na primeira versão do jogo foi utilizado o motor de jogos Cocos2D e na segunda versão foi utilizado o Construct 2. Para avaliar a eficiência do Testing Game, realizou-se um estudo de viabilidade com o intuito de avaliar a qualidade com relação à motivação, experiência do usuário e aprendizagem sob o ponto de vista dos estudantes. Além disso, avaliou-se a usabilidade do Testing Game. Aproximadamente 85,64% das pessoas que participaram do estudo avaliaram a qualidade do jogo de forma positiva com relação à motivação, experiência do usuário e aprendizagem sob o ponto de vista dos estudantes. Quanto à usabilidade do jogo, foram identificados poucos problemas, o que possibilita a liberação do jogo. Por meio deste trabalho, percebeu-se que o jogo Testing Game poderia ser utilizado como um recurso complementar de apoio ao ensino de teste de software, e sua efetividade ser avaliada.
Título en inglés
Educational games: a contribution to the software testing education
Palabras clave en inglés
Educational games
Software testing education
Software testing techniques
Resumen en inglés
Software testing is a relevant activity to provide evidences of qualifty of software products. However, there is a lack of qualified professionals in this area. This can be caused due to difficulty in teaching software testing through approaches that use only theoretical classes traditional tools. In addition, there is a lack of motivation due to the work environment and the strategies of allocation and responsibility of these professionals in development and testing teams. To mitigate these problems, approaches have been used to support software testing education, such as: educational games, integrated teaching of software testing with programming, educational modules, among others. The objective of this masters thesis was to develop an educational game named Testing Game, addressing the following topics: functional testing, structural testing and mutation testing. To support the development of the Testing Game, we performed a systematic mapping aiming at selecting a game engine. In the first game version, we used Cocos2D and in the second one we used Construct 2. To evaluate the efficiency of the game, we conducted a feasibility study to evaluate the quality regarding motivation, user experience and learning from the point of view of the students. Moreover, we also evaluate the usability of the Testing Game. Approximately 85.64% of people who participated in the study assessed the quality of the game in a positive perspective regarding motivation, user experience and learning from the point of view of the students. Regarding the usability of the game, students identified minor problems were identified, which allows the release of the game. Through this work, we realize that the game Testing Game can be used as a complementary resource to support software testing education, and its effectiveness be evaluated.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2017-03-06
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.