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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.55.2018.tde-05022018-112623
Documento
Autor
Nome completo
Landir Saviniec
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2017
Orientador
Banca examinadora
Santos, Maristela Oliveira dos (Presidente)
Delbem, Alexandre Cláudio Botazzo
Nascimento, Mariá Cristina Vasconcelos
Santos, Haroldo Gambini
Santos, Lana Mara Rodrigues dos
Título em inglês
Models and algorithms for high school timetabling problems
Palavras-chave em inglês
Column generation
High school timetabling problem
Mixed-integer programming
Parallel metaheuristics
Resumo em inglês
High school timetabling problems consist in assigning meetings between classes and teachers, with the goal of minimizing the violation of specific soft requisites. This category of problems has been extensively studied since the 1950s, mostly via mixed-integer programming and metaheuristic techniques. However, the computation of optimal or near-optimal solutions using mixed-integer programs or metaheuristics is still a challenge for most practical problems. In this thesis, we investigate new mixed-integer programming formulations, column generation approaches and parallel metaheuristic based algorithms to compute lower bounds and solutions for high school timetabling problems. Extensive computational experiments conducted with real-world instances demonstrate that our best formulations are competitive with best-known formulations, while our parallel algorithms present superior performance than the state-of-the-art methods.
Título em português
Modelos e algoritmos para problemas de horários escolares
Palavras-chave em português
Geração de colunas
Metaheurísticas paralelas
Problema de horários escolares
Programação linear inteira mista
Resumo em português
Problemas de horários escolares consistem em alocar encontros entre turmas e professores, com objetivo de minimizar violações a requisitos qualitativos específicos. Esta categoria de problemas tem sido largamente estudada desde 1950, particularmente via técnicas de programação linear inteira mista e metaheurísticas. Entretanto, a computação de soluções ótimas ou quase ótimas usando programas inteiro-mistos ou metaheurísticas ainda é um desafio na maioria dos problemas práticos. Nesta tese, nós investigamos novas formulações inteiro-mistas, decomposições por geração de colunas e algoritmos baseados em metaheurísticas paralelas para computar limitantes inferiores e soluções para problemas de horários escolares. Extensivos experimentos computacionais conduzidos com instâncias reais demonstram que nossas melhores formulações são competitivas com as melhores formulações existentes, enquanto nossos algoritmos paralelos são superiores em performance computacional quando comparados com métodos que são estado-da-arte.
 
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Data de Publicação
2018-02-05
 
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