• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2018.tde-04072018-143740
Documento
Autor
Nome completo
Rosana Satie Takehara
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 1994
Orientador
Banca examinadora
Nunes, Maria das Graças Volpe (Presidente)
Direne, Alexandre Ibrahim
Monard, Maria Carolina
Título em português
ARQTEMA: UM MODELO GENÉRICO PARA SISTEMAS TUTORES INTELIGENTES EM MATEMÁTICA
Palavras-chave em português
Não disponível
Resumo em português
Neste trabalho propomos uma arquitetura em rede para sistemas tutores com o objetivo de auxiliar estudantes no aprendizado de Matemática. A arquitetura baseou-se no modelo de Michener que propõe representar qualquer teoria de Matemática através de redes envolvendo três categorias do conhecimento: conceitos, exemplos e resultados. Estendemos este modelo introduzindo, para fins tutoriais, duas novas categorias: exercícios e catálogo de bugs. Além disso, nosso modelo possui um meta-nível que relaciona os conceitos de cada item curricular a ser apresentado ao estudante. As estratégias tutoriais são definidas como caminhos através da rede. O conhecimento do sistema está dividido em quatro módulos: Módulo do Domínio, Modelo do Estudante, Módulo Tutorial e Módulo da Interface.
Título em inglês
ARQTEMA: a generic model for intelligent tutorial systems in mathematics
Palavras-chave em inglês
Not available
Resumo em inglês
In this work we propose a network-based architecture for a tutoring system to help students learning mathematical theories. The model is based on Michener's network model, which intends to organize ali mathematical theory in a network which contains a knowledge base partitioned into three categories: concepts, examples and results. We extend this model by introducing the bases of exercises and frequent student's bugs in the domain. In addition, our model has a meta-levei which links the concepts of each curricular item to be proposed to the student. Tutorial strategies are then defmed as paths through the network. The system knowledge is divided into four modules: the Domam Module, the Student Model, the Tutorial Module and the Interface Module.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-07-04
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.