• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.55.2018.tde-04072018-135330
Documento
Autor
Nome completo
Marcelo Augusto Santos Turine
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 1994
Orientador
Banca examinadora
Nunes, Maria das Graças Volpe (Presidente)
Mendes, Maria Dolores Ceccato
Rocha, Heloisa Vieira da
Título em português
TEGRAM: UM SISTEMA TUTOR DE GEOMETRIA PLANA BASEADO NO TANGRAM
Palavras-chave em português
Não disponível
Resumo em português
O objetivo desta dissertação é apresentar o projeto de construção do sistema TEGRAM: um sistema tutor destinado a auxiliar o processo de ensino-aprendizagem de conceitos relacionados à Geometria Plana para estudantes do 19- grau. No intuito de despertar a curiosidade e o interesse dos estudantes, fazendo com que eles se envolvam com as atividades e sintam-se estimulados em resolvê-las, todas as atividades propostas pelo sistema baseiam-se num jogo chinês milenar chamado Tangram. O sistema funciona de tal modo que o usuário/estudante é levado à compreensão de conceitos que são formalizados a posteriori. A arquitetura do sistema TEGRAM é baseada numa arquitetura básica de Sistemas Tutores Inteligentes: módulo do domínio, modelo do estudante, módulo tutorial e módulo de comunicação.
Título em inglês
TEGRAM: a tutorial system on plane geometry based on TANGRAM
Palavras-chave em inglês
Not available
Resumo em inglês
The goal of this dissertation is to present the project of the system TEGRAM: a tutoring system which is intended to be part of a teaching/learning environment to be used by elementary school students, for concepts related to Plane Geometry. The system's activities are based on a millenary Chinese game called TANGRAM, which stimulates the students through a non-traditional way of learning and provides a large, number of activities that lead the students to the building of Plane Geometry concepts, which are formalized a posteriori. The system architecture is based on the traditional Intelligent Tutoring Systems architecture: domain modele, student model, tutorial module and communication module.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-07-04
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.