• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.55.2018.tde-04012018-092030
Documento
Autor
Nome completo
Mateus Monteiro Pinotti
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2004
Orientador
Banca examinadora
Sanches, Rosely (Presidente)
Filgueiras, Lucia Vilela Leite
Lopes, Alneu de Andrade
Título em português
Diretrizes para guiar o processo de Engenharia de Requisitos a partir de Modelos Organizacionais desenvolvidos em EKD
Palavras-chave em português
Não disponível
Resumo em português
O OBJETIVO da Engenharia de Requisitos é definir os requisitos que devem ser atendidos por um sistema, modelando seu comportamento. Esses requisitos devem ser obtidos a partir dos diversos elementos ligados ao ambiente no qual o sistema será inserido. Nesse processo, destaca-se a identificação dos objetivos do sistema, na abordagem utilizada pela engenharia de requisitos orientada a objetivos. No contexto do desenvolvimento de software para uma organização, o novo sistema irá interagir com diversas entidades desta e os objetivos do sistema devem ser os próprios objetivos da organização. O sistema também deve respeitar as regras de negócio estabelecidas no ambiente. Além disso, após a implantação do sistema, a estrutura dos processos de negócio pode mudar, pois o sistema altera a forma de trabalho na organização. Para a identificação dessas entidades, uma ferramenta bastante útil é a modelagem organizacional. Nos modelos da organização podemos identificar elementos importantes a serem considerados no processo de engenharia de requisitos, como objetivos e regras de negócio, atores e recursos da organização e processos de negócio. Porém, a ligação entre os modelos da organização e o processo de engenharia de requisitos não é simples e direta. E necessário que se estabeleça uma forma de guiar o processo de engenharia de requisitos tomando como base esses modelos. A fim de suprir essa necessidade, este trabalho propõe diretrizes para auxiliar nesse processo. As diretrizes orientam o usuário a obter, nos modelos da organização, as informações relevantes ao processo de engenharia de requisitos e a estabelecer requisitos a partir dessas informações, enfatizando a orientação aos objetivos da organização. Apresenta-se, também, um estudo de caso realizado para se avaliar a aplicação das diretrizes propostas.
Título em inglês
Not available
Palavras-chave em inglês
Not available
Resumo em inglês
IT has been recognized that the process of requirements engineering 1 for information systems should be able to deal with requirements originated from the structure of the organization within the system will operate. The components of the organizational structure, like business processes, rules and goals, should be analysed and taken into account as a core into the elicitation process. A good source for the identification of these elements are the modeis of the organization. There is not an obvious way to include the organizational modeling within the process of requirements engineering as an aid to the elicitation of requirements. There is a gap between organizational modeling and requirements engineering. The goal oriented approach for requirements engineering, which takes the goals of the system as a starting point for the elicitation of early requirements, has been seen as an effective approach. The purpose of this work is to provide a methodology that aliows the use of organizational modeis as a basis for the requirements process. The methodology emphasizes the analysis of business goals and rules for the elicitation of requirements, in order to establish a goal oriented approach for the process. It is also presented a case study, carried out for the evaluation of this methodology.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-01-04
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.