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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2018.tde-03012018-171250
Documento
Autor
Nome completo
Flávia Maria Ravagnani Neves Cintra
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2004
Orientador
Banca examinadora
Pinto Junior, Dorival Leão (Presidente)
Andrade Filho, Marinho Gomes de
Labra, Filidor Edilfonso Vilca
Título em português
Aplicação do modelo t-student para análise dos resultados de ensaios de proficiência
Palavras-chave em português
Não disponível
Resumo em português
Os Ensaios de Proficiência por comparação interlaboratorial têm sido um importante mecanismo para controlar a consistência dos laboratórios. Instituições do governo, como o INMETRO, têm utilizado tais mecanismos para monitorar a qualidade dos serviços prestados pelos laboratórios da Rede Brasileira de Laboratórios (RBL) e da Rede Brasileira de Calibração (RBC). Atualmente, os métodos estatísticos utilizados para analisar os resultados dos Ensaios de Proficiência estão escritos em normas técnicas, como o ISO/IEC Guide 43-1. Recentemente, Leão, Aoki e Silva (2002) propuseram um método de regressão para testar a competência dos laboratórios, utilizando a distribuição normal multivariada para modelar os dados e estabelecer testes estatísticos. Como em medições a presença de valores extremos é constante, vamos modelar os dados utilizando a distribuição t-student, para acomodar tais valores extremos. Neste modelo, estamos interessados em estimar o grau de liberdade e o parâmetro de tendência da medição do laboratório com respeito ao valor de referência, já que os laboratórios vão utilizar sistemas de medições similares para medir o mesmo item, com incertezas determinadas por um processo de calibração. Encontraremos os estimadores de máxima verossimilhança e de momentos para estes dois parâmetros e vamos desenvolver um teste para avaliarmos a consistência das medições dos laboratórios. No final, a título de aplicação, vamos analisar os dados obtidos pela REMESP (Rede de Metrologia de São Paulo) na área de eletricidade, onde vamos medir a tensão DC de um multímetro digital.
Título em inglês
Not available
Palavras-chave em inglês
Not available
Resumo em inglês
The proficiency essays by interlaboratorial comparison have been an important mechanism to control the consistency of the measurements of the laboratories. Government institutions, such as INMETRO, have used such mechanisms to monitor the quality of the laboratories services supplied by the Laboratories Brazilian Network (RBL) and by the Calibration Brazilian Network (RBC). Currently. the statistical methods used to analyze the results of the Proficiency Essays are described in technical norms, like the ISO/IEC Guide 43-1. Recently, Leão, Aoki and Silva (2002) proposed a regression method to test the laboratories ability, using the multivariate normal distribution to fit the data and to establish statistical tests. Like in measurements the presence of extreme values is constant, we are modelling the data using the multivariate t-student distribution, to accommodate such extreme values. In this model, we are interested in estimating the degrees of freedom and the tendency parameter of the laboratory measurement relating to the reference value, since the laboratories are using similar measurements systems to measure the same item, with standard deviation determined by a calibration process. We are finding the maximum likelihood and moments estimators for these two parameters and are developing a test to evaluate the laboratories measurements consistency. At the end, we are analyzing the obtained data for the REMESP (São Paulo Metrology Network) in the electrical area, where we are measuring the digital multimeter DC tension.
 
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Data de Publicação
2018-01-04
 
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