• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.55.2018.tde-03012018-104044
Documento
Autor
Nome completo
Luciano Nascimento Moreira
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2003
Orientador
Banca examinadora
Ribeiro, Cassilda Maria (Presidente)
Ribeiro, Raul Vinhas
Romero, Roseli Aparecida Francelin
Título em português
Desenvolvimento de um algoritmo paralelo de fase I para o problema de multifluxo: uma aplicação ao problema de roteamento de dados
Palavras-chave em português
Algoritmo paralelo
Problema de multifluxo
Rede de computadores
Roteamento de dados
Resumo em português
O problema de roteamento de dados em rede de computadores consiste em minimizar o tempo médio de atraso na transmissão de mensagens, escolhendo para elas um caminho ótimo, através dos arcos da rede. Em seu trabalho, Luvezute propôs um algoritmo primai de relaxamento para otimizar o problema de roteamento de dados. O algoritmo proposto por Luvezute resolve iterativamente o problema de multifluxo, decompondo-o da forma mais independente possível, em subproblemas de simples fluxo, sendo um subproblema para cada mensagem. Esta independência entre os cálculos permite que a resolução dos subproblemas seja simultânea, admitindo-se assim uma implementação em paralelo. Nesta dissertação apresentamos um algoritmo paralelo, do tipo Fase I para encontrar uma solução inicial factível para o problema de multifluxo. Este algoritmo permite resolver de maneira mais rápida os problemas de grande porte que é o nosso objetivo inicial. O algoritmo de Fase I aqui desenvolvido pode ser utilizado para problemas de Multifluxo em geral, isto é, problemas com função objetivo linear ou não linear. O algoritmo desenvolvido foi escrito em linguagem C e implementado numa rede de microcomputadores, usando o sistema operacional UNIX. Além dos testes computacionais, apresentamos uma análise da eficiência do algoritmo e do seu speedup.
Título em inglês
Not available
Palavras-chave em inglês
Not available
Resumo em inglês
In this thesis a parallel algorithm is presented to find a feasible initial solution for the routing problem. The optimal routing in packet-switched networks consists of minimizing the medium delay time in the transmission of messages. This problem belongs to the class of multicommodity network flow problems. The developed algorithm can be used to solve multicommodity network flow problems with linear or nonlinear objective function. It solves, in fast way, problems of great size. The algorithm was written in C language and implemented in the computers network. The operating system UNIX was used. They are presented experimental results, and an analysis of the efficiency and the speedup.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-01-03
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.