• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
Documento
Autor
Nome completo
Elaine Parros Machado de Sousa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2000
Orientador
Banca examinadora
Traina Junior, Caetano (Presidente)
Biajiz, Mauro
Sanches, Rosely
Título em português
Emulação de um Gerenciador de Dados Orientado a Objetos através de uma Interface de Programação de Aplicativos sobre um Gerenciador Relacional
Palavras-chave em português
API
Gerenciador de Dados Orientado a Objetos
Modelo de Dados Orientado a Objetos
Resumo em português
Este trabalho mostra o desenvolvimento de uma Interface de Programação de Aplicativos (Application Program Interface - API) para um gerenciador de dados orientado a objetos. A API é composta por um conjunto de primitivas que integram a definição e a manipulação de objetos em uma representação compatível com uma linguagem de programação orientada a objetos. A definição da API explora os recursos básicos de modelos de dados orientados a objetos e baseia-se nas extensões de um metamodelo baseado em quatro abstrações: classificação, generalização, agregação e composição. O suporte à abstração de classificação com hierarquias em múltiplos níveis é tratado com especial destaque, pois resulta em uma das características predominantes da API: o tratamento homogêneo de tipos e instâncias em tempo de execução, unificando comandos usualmente separados em DDL (Data Definition Language) e DML (Data Manipulation Language). A implementação da API sobre um gerenciador relacional emula um gerenciador de dados orientado a objetos. Os conceitos envolvidos no trabalho de emulação foram aplicados no desenvolvimento de uma versão com núcleo relacional do Gerenciador de Objetos SIRIUS, criando em ambiente experimental, precursor à versão com núcleo nativo desse gerenciador. A API definida neste trabalho é compatível com ambas as versões do Gerenciador SIRIUS, permitindo que uma aplicação utilize qualquer uma das versões sem alterações em seu código fonte. Para exemplificar a utilização prática da API, foi implementado um utilitário de bases de dados destinado à representação de modelagens baseadas no modelo de dados SIRIUS usando a versão relacional do Gerenciador de Objetos SIRIUS. Esse utilitário, além de demonstrar a utilização da API, demonstra também como as operações típicas da DDL e da DML são integradas em um único conjunto de comandos que não faz diferença entre a definição de tipos e de instâncias.
 
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Sousa_Mestrado.pdf (1.18 Mbytes)
Data de Publicação
2004-05-17
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.