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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2018.tde-01032018-090301
Documento
Autor
Nome completo
Mayb Iara Fiats
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2000
Orientador
Banca examinadora
Sanches, Rosely (Presidente)
Fabbri, Sandra Camargo Pinto Ferraz
Maldonado, José Carlos
Título em português
Diretrizes para o Estabelecimento de Melhoria de Processo adequada a Empresas de Pequeno Porte
Palavras-chave em português
Não disponível
Resumo em português
A partir dos anos 90, a qualidade tornou-se uma necessidade básica na luta pelo mercado competitivo e acabou afetando a indústria de software. Os desenvolvedores de software são obrigados a aperfeiçoarem o seu produto final para continuarem competindo no mercado. Após alguns anos de experiência no desenvolvimento de software, percebeu-se que alguns fatores de qualidade considerados pelos clientes, estão mais relacionados ao processo de software do que ao produto final. A melhoria do processo de software aumenta as chances de se obter um produto que atenda as expectativas dos clientes. No entanto, a realização de uma melhoria de processo de software não é uma tarefa simples e envolve vários fatores. Para auxiliar a tarefa de melhorar o processo de software, existem hoje na literatura vários modelos de melhoria como por exemplo o SW-CMM (Software-Capability Maturity Model). Porém, a maioria dos modelos de melhoria existem são voltados para as empresas de grande porte, possuindo uma estrutura complexa e "fechada" que dificilmente se ajustam às necessidades das empresas desenvolvedoras de software brasileiras, as quais, são na sua maioria, empresas de pequeno porte. Dentro deste contexto, este trabalho apresenta diretrizes para orientar clara e objetivamente a melhoria de processo de software. As diretrizes seguem os passos da fase de estabelecimento da Abordagem IDEAL- Estabelecimento de Prioridades, Desenvolvimento da Abordagem e Planejamento de Ações - e considera algumas idéias obtidas através do estudo das abordagens S:PLAN, Bootstrap e a parte 7 do Modelo SPICE.
Título em inglês
Not available
Palavras-chave em inglês
Not available
Resumo em inglês
From 90's, the quality has became a common need for the competitive business and it ended up affecting the software industry. The software developers must improve thelr final product in order to keep on business. After some years of experience in the software development, it was noticed that some quality factors, considered by the customers, are more related to the software process than to the final product. The improvement of the software process increases the possibilities to achieve a product that is in accordance with the customers expectations. However, the accomplishment of the improvement of the software process is not a simple task and it involves several factors. To aid the task of improving software process, there are several improvement models in the literature, for instance SW-CMM (Software-Capability Maturity Model). Most of the current improvement models is conceming on big enterprise and they have a complex and "closed" structure, which are difficult to be adjusted to the needs of the Brazilian software development enterprises, that are usually small ones. Based on that context, this work presents guidelines to aid the improvement of software process. These guidelines follow the steps of the establishment phase of the IDEAL Approach - Establishment of Priorities, Development of the Approach and Planning of Actions - and they consider some ideas obtained through the study of the following approaches S:PLAN, Bootstrap and part 7 of SPICE Model.
 
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MaybIaraFiats.pdf (10.38 Mbytes)
Data de Publicação
2018-03-01
 
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