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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2017.tde-25082017-093102
Documento
Autor
Nome completo
Ligia Zanella Martins
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Carnio, Maria Silvia (Presidente)
Ávila, Clara Regina Brandão de
Fernandes, Fernanda Dreux Miranda
Título em português
Programa Fonoaudiológico de Compreensão Leitora e Ortografia: efeitos na compreensão leitora de indivíduos com dislexia do desenvolvimento
Palavras-chave em português
Compreensão
Dislexia
Fonoaudiologia
Leitura
Linguagem
Terapia da linguagem
Resumo em português
INTRODUÇÃO: A Dislexia do Desenvolvimento é um transtorno específico da aprendizagem, caracterizado como um comprometimento apresentado pelo indivíduo ao realizar a leitura, mesmo com inteligência, motivação e instrução escolar adequadas. Possui base neurobiológica de origem genética. Embora a literatura disponibilize muitos estudos sobre a dislexia que enfocam a elaboração e o uso de instrumentos de avaliação da compreensão leitora, consciência fonológica, entre outros, ainda são pouco divulgados os programas de intervenção em compreensão de leitura para essa população. A Técnica de Cloze, que consiste na organização de um texto curto com lacunas, tem sido caracterizada como um método eficaz na mensuração e na remediação da compreensão leitora. OBJETIVOS: Elaborar um Programa Fonoaudiológico em Compreensão Leitora e Ortografia e verificar seus efeitos na compreensão de leitura de escolares com dislexia. MÉTODOS: Fizeram parte dessa pesquisa onze indivíduos diagnosticados com dislexia do desenvolvimento, entre 09 e 11 anos, desses, 8 eram meninos. O programa foi composto por 16 sessões divididas em quatro níveis de complexidade. Todas as sessões contaram com um texto adaptado com a Técnica de Cloze, atividades de compreensão leitora e ortografia. Os sujeitos foram submetidos ao pré e pós-teste, com a avaliação da compreensão leitora e da ortografia. RESULTADOS: Os achados demonstraram que os sujeitos apresentaram melhor desempenho de compreensão leitora no pós em comparação ao pré-teste, tanto na porcentagem de acertos no Cloze e nas perguntas de compreensão textual, quanto no nível de compreensão de leitura atingido. Além disso, foram observadas generalizações dos ganhos de compreensão leitora para outros contextos. CONCLUSÕES: O Programa Fonoaudiológico de Compreensão Leitora e Ortografia foi um instrumento relevante na remediação da compreensão de leitura dos participantes dessa pesquisa, por desenvolver melhora na compreensão leitora tanto de textos com Cloze quanto em perguntas de compreensão e por produzir leitores mais motivados. Além disso, concluiu-se que tanto a Técnica de Cloze quanto as perguntas de compreensão textual são instrumentos precisos para avaliar a compreensão de leitura dos indivíduos com dislexia. Esse estudo foi inovador por elaborar e verificar os efeitos de um programa específico de remediação para crianças com dislexia com uma proposta de atuação conjunta em compreensão de leitura de textos com a Técnica de Cloze, tarefas de perguntas e respostas e ortografia
Título em inglês
Speech Therapy Program of Reading Comprehension and Orthography: effects on reading comprehension of individuals with developmental dyslexia
Palavras-chave em inglês
Comprehension
Dyslexia
Language
Language therapy
Reading
Speech therapy
Resumo em inglês
INTRODUCTION: Developmental dyslexia is a specific learning disorder, typified as an impairment showed by the individual while reading, even with intelligence, motivation and proper school instruction. It has neurobiological basis with genetic inheritance. Although the literature provides several studies about dyslexia which focus on the elaboration and use of evaluation instruments of the reading comprehension, phonological awareness, and others, there is almost no published studies of reading comprehension intervention programs for this population. Cloze"s Technique, which consists on the organization of a short text with blanks, is been characterized as an effective method on the measurement and remediation of reading comprehension. OBJECTIVES: Elaborate a Speech Therapy Program of Reading Comprehension and Orthography and verify its effects on reading comprehension of dyslexic students. METHODS: There were part of this research eleven individuals diagnosed with developmental dyslexia, in ages between 09 and 11 years old, which, 8 of them where boys. The program was comprised of 16 sessions split into four levels of complexity. All of the sessions relied on an adapted text with Cloze"s Technique, activities of reading comprehension and orthography. The subjects underwent pre-tests and post-tests, with the evaluation of reading comprehension and orthography. RESULTS: Findings showed that the subjects had better performance on reading comprehension at the post-test in comparison to the pre-test, in the percentage of right answers on Cloze"s and in the comprehension questions as well as in the level of reading comprehension. Apart from that, generalizations of the gains in reading comprehension could be observed in another contexts. CONCLUSIONS: The Speech Therapy Program of Reading Comprehension and Orthography was a relevant instrument in remediation of reading comprehension on the subjects of this study, by increasing reading comprehension in texts with Cloze´s Technique as well in the comprehension questions, and by producing more motivated readers. Besides, this study concluded that Cloze´s Technique and comprehension questions were precise instruments for evaluating reading comprehension of dyslexic children. This study was innovative because of the elaboration of a specific remediation program for children with dyslexia and the verification of its effects allied with a purpose of joint work among reading comprehension of texts using Cloze"s Technique, questions and answers tasks and orthography
 
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Data de Publicação
2017-08-25
 
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