• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.5.2018.tde-23102018-093701
Documento
Autor
Nome completo
Ana Flávia de Oliveira Nalom
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Schochat, Eliane (Presidente)
Carvallo, Renata Mota Mamede de
Muniz, Caroline Nunes Rocha
Rodriguez, Luciene Stivanin
Título em português
Processamento auditivo, vocabulário receptivo e compreensão leitora em escolares do 5o. ano do ensino fundamental
Palavras-chave em português
Aprendizagem
Audição
Compreensão
Criança
Percepção auditiva
Vocabulário
Resumo em português
Introdução: O processamento auditivo (PA) é definido como a maneira com a qual o sistema nervoso lida com a informação auditiva. O vocabulário receptivo (VR) refere-se às palavras que a criança é capaz de compreender. A decodificação e a compreensão leitora (CL) envolvem habilidades relacionadas aos processos sensoriais, cognitivos, linguísticos e sociais que possibilitam ao leitor interpretar um conteúdo impresso. Nesse sentido, verificar a associação entre tais habilidades em escolares do 5º ano é necessária, uma vez que a integridade auditiva, compreensão auditiva eficiente e o conhecimento do significado das palavras escritas facilita o processo de alfabetização e a CL. Objetivo: Verificar a influência do PA e do VR na CL de escolares de 5º ano do Ensino Fundamental de escola pública e privada. Método: Foram avaliadas 34 crianças do 5º ano do Ensino Fundamental (16 de escola pública e 18 de escola privada). As habilidades auditivas de figura-fundo, associação de estímulos auditivos e visuais, integração binaural, ordenação temporal, transferência inter-hemisférica e resolução temporal foram avaliadas com testes comportamentais. O VR foi avaliado com o Teste de Vocabulário por Figuras USP e a CL com teste PROLEC. Um questionário de nível socioeconômico foi aplicado. Resultados: Houve diferença significante entre o nível socioeconômico dos alunos de ambas as escolas. Os sujeitos da escola privada obtiveram melhor desempenho, em valores absolutos, em todos os testes aplicados. Houve associação entre o PA e a CL, e entre o VR e a CL apenas no grupo de alunos do ensino público. Conclusão: O tipo de ensino influenciou no desempenho em todas as provas experimentais. O PA e o VR podem prever o desempenho em CL dos alunos da escola pública. Pode-se pressupor que a estimulação das habilidades auditivas e ampliação lexical (desde etapas pré-alfabetização) proporciona às crianças oportunidades de desenvolvimento da compreensão leitora
Título em inglês
Auditory processing, receptive vocabulary and reading comprehension in 5th grade students
Palavras-chave em inglês
Auditory Perception
Child
Comprehension
Hearing
Learning
Vocabulary
Resumo em inglês
Introduction: Auditory processing (AP) is defined as the way the nervous system deals with auditory information. The receptive vocabulary (RV) refers to the words that the child is able to comprehend. Decoding and reading comprehension (RC) involve abilities related to sensory, cognitive, linguistic, and social skills that enables the reader to comprehend a written materials. In this regard, verifying the association between such skills in 5th grade students is relevant, since the auditory integrity, efficient auditory comprehension and the knowledge of words meaning facilitates the process of decoding and reading comprehension. Objective: To verify the influence of the AP and the RV in RC of 5th grade in elementary school of students from public and private schools. Methods: Thirty-four students from 5th grade of elementary school (16 from public school and 18 from private school) were assessed. The figure-ground skill, the association of auditory and visual stimulus, binaural integration for linguistic sounds, temporal ordering, inter-hemispheric transfer and temporal resolution were assessed using auditory behavioral tests. The RV was evaluated with the Teste de Vocabulário por Figuras USP and RC with PROLEC test. A socioeconomic level questionnaire was applied. Results: There was a significant difference between the socioeconomic level of students from both school's. Children of the private school obtained better performance, in absolute values, in all applied tests. There was an association between AP and RC, and between RV and RC only in the public school group. Conclusion: The school type influenced in all experimental tests performance. The AP and the RV can predict the public school students RC performance. It can be assumed that auditory skills and lexical enlargement stimulation (since pre-literacy stages) gives children opportunities to develop reading comprehension
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-10-23
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.