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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2019.tde-10122019-114433
Documento
Autor
Nome completo
Tatiana Calissi Petri
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Caromano, Fátima Aparecida (Presidente)
Bedeschi, Cynthia
Carvalho, Eduardo Vital de
Voos, Mariana Callil
Título em português
Desenvolvimento e análise psicométrica do teste de percepção háptica da mão (HP) - alto relevo com formas geométricas (HP-HRg)
Palavras-chave em português
Avaliação em saúde
Mãos
Percepção de forma
Percepção do tato
Psicometria
Reprodutibilidade dos testes
Resumo em português
Contextualização: Pouco se sabe sobre a normalidade da percepção háptica da mão, mas para tanto, é necessário o desenvolvimento de ferramentas acessíveis devidamente validadas por meio de testes psicométricos, especialmente quando se considera os diferentes tipos de sensibilidade da mão. Tais estudos poderão servir de referência para comparação com estados atípicos (disfunção ou doença) e biomarcadores de evolução de habilidades. Objetivo: Desenvolver teste para avaliação da percepção háptica manual de relevo utilizando formas geométricas, por meio de um conjunto de atividades-teste em alto relevo e análises de validade aparente e usabilidade. Procedimentos: Fase 1. Desenvolvimento do teste. Para o desenvolvimento do teste foi proposto um conjunto de atividade-teste em alto relevo, construído com material disponível no mercado e economicamente acessível. Na sequência foi escrito o manual descritivo e ilustrado do teste, considerando a construção dos materiais da atividade-teste, a característica do teste, sua aplicação e pontuação. Fase 2.O teste passou pela avaliação técnica por pareceristas, denominada validade aparente, realizada por meio de questionário. Para análise de dados das respostas dos pareceristas foi realizada a categorização de respostas e análise do conteúdo de forma sequencial, ou seja, a cada parecerista que participou do estudo, as sugestões pertinentes e viáveis foram incorporadas ao teste. Fase 3. Análise de usabilidade, quando foram apresentados o teste e seu manual para 56 alunos graduandos na área de saúde, que realizaram está análise em 3 etapas: 1. Experimentação e estudo do teste; 2. Avaliação por meio de questionário de usabilidade e 3. Ensaio de interação. Resultado e discussão: Fase 1. Foi desenvolvido um conjunto de atividades testes com figuras geométricas, em alto relevo, em placa de fibra de densidade média (MDF) e adesivo vinílico, contendo 19 peças (9 peças destinadas ao pré-teste e 9 peças do teste propriamente dito e um a peça de treinamento). O conjunto pré-teste permite certeza de reconhecimento háptico de altura do relevo, forma e posicionamento do desenho na peça. O conjunto foi dividido em 3 atividades testes, com níveis de dificuldade relacionado à categorias das formas geométricas: atividade 1: círculo- simples; atividade 2: triangulo- intermediário e atividade 3: trapézio- complexo. Cada atividade tem 3 subtestes também com níveis de dificuldade crescente relacionados à espessura do vinil, as características das formas geométricas e seu posicionamento (orientação), que são informações importantes extraídas durante a exploração háptica e se integram para a formação de imagem mental da forma palpada. A pontuação estabelecida pode variar entre 0 e 36 pontos. O teste também é composto pelo manual descritivo, com informações para sua confecção e aplicação. Fase 2.O resultado da avaliação técnica realizada por 10 pareceristas, todos pesquisadores e ou professores das áreas da fisioterapia, terapia ocupacional, educação física e neurologia, geraram 19 sugestões, relacionadas ao material do teste, design, texto e conteúdo do manual, design da ficha de registro e à forma de avaliação, das quais foram aceitas e realizadas 13. A inclusão do critério direção do desenho foi uma das sugestões aceitas e realizadas, por ser considerado um critério relevante para a avaliação da localização espacial, o que implica na interação do sistema perceptual e motor para formar a imagem mental precisa do objeto em 2D. Entre as sugestões não aceitas está a diminuição do tempo de aplicação do teste, que foi considerada inviável pela proposta do número de atividades do teste. O tempo de realização do teste é em média de 25 minutos. Também foi sugerida a exclusão do critério de tempo da avaliação, que não foi aceito, pois os pesquisadores entendem que a análise do tempo que o avaliado leva para realizar a atividade pode estar correlacionado com o desempenho está relacionada com a habilidade háptica. Fase 3. Os participantes avaliaram que o material proposto apresenta clareza, pertinência e que contém informações suficientes para aplicação ou replicação do material do teste. O ensaio de interação indica que a maior parte dos participantes compreendeu o objetivo, forma de aplicação e avaliação do teste. Foram apresentadas 4 questões, e o resultado nas questões 2 e 3, foi de 100% de acerto. Na questão 4, dois participantes cometeram erro (3,7% da amostra) e a questão um único participante errou (1,78% da amostra). Ainda nesta fase, quando questionados em relação à adoção do teste na prática clínica, a resposta foi unânime para a adoção. Conclusão: Foi possível desenvolver um teste háptico de relevo com figuras geométricas com validade aparente e utilizável por estudantes da área de saúde. Pesquisas que explorem outros aspectos de análise psicométrica se fazem necessários
Título em inglês
Development and psychometric analysis of hand haptic perception test (HP)- high relief with geometric shapes (HP-HRg)
Palavras-chave em inglês
Form perception
Hands
Helth evaluation
Psycometrics
Reproducibility of results
Touch perception
Resumo em inglês
Contextualization: Little is known about the normality of the haptic perception of the hand, but for that, it is necessary to develop accessible tools duly validated HRough psychometric tests, especially when considering the different types of hand sensitivity. Such studies may serve as a reference for comparison with atypical states (dysfunction or disease) and biomarkers of evolution of abilities. Objective: To develop a test to evaluate the manual haptic perception of relief using geometric forms, HRough a set of test activities in relief and analyzes of apparent validity and usability. Procedures: Phase 1. Test development. For the development of the test was proposed a set of test activity in high relief, built with material available in the market and economically accessible. Following, the descriptive and illustrated test manual was written, considering the construction of the test-activity materials, the test characteristic, its application and punctuation. Phase 2. The test was submitted to the technical evaluation by reviewers (apparent validity), performed by means of a questionnaire. To analyze data from the reviewers' responses, the categorization of responses and analysis of the content was done in a sequential manner, that is, for each reviewer who participated in the study, pertinent and viable suggestions were incorporated into the test. Phase 3. Usability analysis, when the test and its manual were presented to 56 undergraduate students from the health area, who performed this analysis in 3 steps: 1. Experimentation and study of the test; 2. Evaluation HRough usability questionnaire and 3. Interaction test. Results and discussion: Phase 1. A set of test activities with high-density geometric figures was developed in medium density fiber board (MDF) and vinyl adhesive, containing 18 pieces (9 pieces for the pre-test and 9 pieces of the test itself). The pre-test set allows certainty of haptic recognition of relief height, shape and positioning of the shape in the piece. The test was divided into 3 test activities, with difficulty levels related to the categories of geometric forms: activity 1: circle-simple, activity; 2: triangle-intermediate and activity 3: trapezoid-complex. Each activity has 3 subtests also with increasing difficulty levels related to the thickness of the vinyl, the characteristics of the geometric shapes and their positioning (orientation), which are important information extracted during the haptic exploration and integrate for the formation of mental image of the palpated form. The score can vary between 0 and 36 points. The test is also composed of the descriptive manual, with information for its preparation and application. Phase 2. The result of the technical evaluation carried out by 10 reviewers, all researchers and / or teachers in the areas of physical therapy, occupational therapy, physical education and neurology, generated 19 suggestions related to the test material, design, text and contents of the manual, design of the registration form and the form of evaluation, of which they were accepted and carried out 13. The inclusion of the design direction criterion was one of the suggestions accepted and carried out, since it is considered a relevant criterion for the evaluation of the spatial location, which implies interaction of the perceptual system and motor to form the precise mental image of the object in 2D. Among the suggestions not accepted is the reduction of the time of application of the test, which was considered unfeasible by the proposed number of test activities. The time of the test is an average of 25 minutes. It was also suggested the exclusion of the time criterion of the evaluation, which was not accepted, because the researchers understood that the analysis of the time that the evaluated one takes to perform the activity can be correlated with the performance is related to the haptic ability. Phase 3. Participants assessed that the proposed material is clear, relevant and contains sufficient information for application or replication of the test material. The interaction test indicates that most participants understood the purpose, form and application of the test. Four questions were presented, and the result in questions 2 and 3 was 100% correct. In question 4, two participants made a mistake (3.7% of the sample) and in question 1, a single participant missed (1.78% of the sample). Even at this stage, when questioned regarding the adoption of the test in clinical practice, the response was unanimous for the adoption. Conclusion: It was possible to develop a haptic relief test with geometric figures with apparent validity and usable by health students. Research that explores other aspects of psychometric analysis becomes necessary
 
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Data de Publicação
2019-12-10
 
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