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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2020.tde-09012020-172020
Documento
Autor
Nome completo
Vanessa Mayumi Sugawara
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Fernandes, Fernanda Dreux Miranda (Presidente)
Amato, Cibelle Albuquerque de La Higuera
Avejonas, Daniela Regina Molini
Barbosa, Milene Rossi Pereira
Título em português
Programa de orientação fonoaudiológica para pais de crianças do espectro do autismo anterior à intervenção formal
Palavras-chave em português
Comunicação
Crianças
Família
Orientações
Transtorno do espectro do autismo
Resumo em português
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento, em que os indivíduos apresentam déficits na comunicação e interação social. Conforme dados da literatura, as questões de linguagem, atreladas ao diagnóstico de TEA, se manifestam de forma variada e impactam nos aspectos pragmáticos que, por sua vez, tem grande importância para o diagnóstico e conduta nos casos de TEA. Pensando no processo terapêutico para essa população, mais especificamente aqueles ligados às dificuldades de comunicação, temos o fonoaudiólogo como o profissional capacitado para realizar intervenção. Estudos mostram que as habilidades pragmáticas começam a se desenvolver já no período pré-linguístico, tendo os pais papel relevante para o desenvolvimento dessas habilidades, a medida que respondem as iniciativas de comunicação da criança e utilizam estratégias facilitadoras relacionadas. As alterações comunicativas e de interação social relacionadas ao diagnóstico de TEA e o longo percurso terapêutico, justificam o impacto que uma criança com TEA traz à família e evidenciam como é essencial o acolhimento e o direcionamento dos pais, que apresentam grandes demandas em relação à criança, além de integrá-los ao processo terapêutico, tendo em vista o papel fundamental que possuem no desenvolvimento de linguagem e aspectos relacionadas à pragmática. Essa pesquisa tem como objetivo investigar a efetividade de um programa de orientações sobre a funcionalidade da comunicação aplicado em 12 pais de crianças com TEA, que estão na fila de espera de um serviço de atendimento fonoaudiológico especializado, na cidade de São Paulo. Foram realizadas quatro sessões semanais de orientação aos pais, baseadas no Perfil Funcional da Comunicação (PFC). Foram utilizados os seguintes instrumentos: Questionário Socioeconômico, Avaliação PFC, Questionário de Dificuldades Comunicativas (QDC), Protocolo Autism Behavior Checklist (ABC) e um questionário de satisfação. Os dados foram tabulados e analisados estatisticamente. Os resultados evidenciam diminuição significativa nas dificuldades comunicativas percebida pelos pais, após aplicação do programa de orientações. Assim, pode-se concluir que o programa de orientações fonoaudiológicas aplicado em pais de crianças com TEA se mostrou efetivo, principalmente no que diz respeito a compreensão dos pais em relação ao quadro de TEA. O que também mostrou a importância de respeitar a especificidade de cada criança com TEA, bem como suas famílias, a fim de construir o processo de orientação familiar
Título em inglês
Speech-language guidelines program for parents of children with autism spectrum prior to formal intervention
Palavras-chave em inglês
Autism spectrum disorders
Children
Communication
Family
Guidelines
Resumo em inglês
Autism Spectrum Disorders - ASD is a neurodevelopmental disorder, which causes the individuals to have deficits in communication and social interactions. According to the literature, language issues, attached to the ASD diagnosis, manifest themselves in different ways and impact on pragmatic aspects, which in turn are of great importance for the diagnosis and management of ASD cases. Bearing in mind the therapeutic process to children with ASD, specifically those connected to the communication difficulties, the SLP is the professional that is able to perform this type of intervention. Studies show that the development of pragmatic start at the pre-linguistic period, and that parents have a relevant role in the development of these skills responding to the child's communication initiatives and using strategies to facilitate the development. The disorders in communicative and social interactions related to the ASD diagnosis and the long therapeutic process justify the impact that a child with ASD brings to the family and show how essential it is to provide support and guidelines to parents, since they face overwhelming demands involving their child. This process should also allow their inclusion in the therapeutic process, considering their role in the child's language and pragmatic development. This research aims at investigating the effectiveness of a guidance program on the functionality of communication applied to 12 parents of children with ASD, who are included in a waiting list for a specialized speech therapy service in the city of São Paulo. Four weekly parent-orientation sessions were held, based on the Functional Communication Profile (PFC). The following instruments were used: Socioeconomic Questionnaire, PFC Assessment, Communicative Difficulties Questionnaire (QDC), Autism Behavior Checklist (ABC) Protocol and a satisfaction questionnaire. Data were registered and statistically analyzed. The results have shown a significant decrease in communicative difficulties perceived by the parents after the orientation program. Thus, it can be concluded that the speech therapy program applied to parents of children with ASD was effective, especially with regard to parents' understanding of ASD. It has also shown the importance of respecting the specificity of each child with ASD as well as their families in order to build the family orientation process
 
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Data de Publicação
2020-01-09
 
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