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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2016.tde-06062016-122759
Documento
Autor
Nome completo
Paula Renata Pedott
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Lopes, Debora Maria Befi (Presidente)
Santos, Maria Thereza Mazorra dos
Juste, Fabiola Staróbole
Título em português
Habilidades de processamento fonológico e de escrita em crianças com distúrbio específico de linguagem: um estudo comparativo com a normalidade
Palavras-chave em português
Aprendizagem
Desenvolvimento da linguagem
Escrita manual
Fonoaudiologia
Memória de curto prazo
Transtornos da linguagem
Resumo em português
Introdução: Crianças com distúrbio específico de linguagem (DEL) são propensas a apresentar dificuldade no processo de alfabetização devido às múltiplas alterações de linguagem que possuem. Este estudo comparou e caracterizou o desempenho de crianças com DEL e em desenvolvimento típico de linguagem em atividades de aliteração, rima, memória de curto prazo fonológica, ditado de palavras e de pseudopalavras. A principal hipótese do estudo era de que o grupo DEL apresentaria desempenho inferior do que o grupo em desenvolvimento típico em todas as habilidades estudadas. Método: Participaram do estudo 12 crianças com DEL (GP) e 48 em desenvolvimento típico (GC) com idade entre 7 anos e 9 anos e 11 meses. Todos os sujeitos cursavam o 2º ou 3º ano do ensino fundamental I e apresentavam audição e rendimento intelectual não-verbal preservados. Para a seleção dos grupos foram utilizadas medidas de vocabulário receptivo, fonologia e nível socioeconômico. Já as medidas experimentais avaliadas foram testes padronizados de aliteração, rima, memória de curto prazo fonológica e a aplicação de um ditado de palavras e de pseudopalavras elaborados para esta pesquisa. Resultados: ambos os grupos apresentaram pior desempenho em tarefas de rima do que de aliteração e o GP apresentou desempenho inferior em ambas as tarefas quando comparado ao GC. A análise dos distratores nas atividades de aliteração e rima apontou que em tarefas de aliteração, o GP cometeu mais erros de tipologia semântico enquanto na prova de rima foram mais erros de tipologia fonológico. O GP obteve desempenho inferior ao GC nas avaliações da memória de curto prazo fonológica, ditado de palavras e de pseudopalavras. O GP evidenciou maior dificuldade no ditado de pseudopalavras no que no de palavras e o GC não apresentou diferença significativa no desempenho dos ditados. No ditado de palavras, o GP cometeu mais erros na palavra toda enquanto no ditado de pseudopalavras ocorreram mais erros na palavra toda e na sílaba final. Na comparação do desempenho dos grupos de acordo com a escolaridade, notou-se que os sujeitos do GC do 2º e 3º ano não evidenciaram diferença significativa em seu desempenho nas tarefas, enquanto os sujeitos do GP do 3º ano apresentaram melhor desempenho do que os do 2º ano em todas as medidas experimentais, com exceção da memória de curto prazo fonológica. Conclusões: o GP apresentou dificuldade em tarefas de processamento fonológico e de escrita que foram realizadas com relativa facilidade pelo GC. Os sujeitos com DEL evidenciaram uma análise mais global dos estímulos apresentados nas tarefas de consciência fonológica, o que os fez desprezar aspectos segmentais importantes. A dificuldade em abordar as informações de modo analítico, somado a alterações linguísticas e do processamento fonológico, levou o GP a apresentar maior taxa de erros nas tarefas de ditado. Apesar das alterações apontadas, os sujeitos do GP do 3º ano obtiveram melhor desempenho do que os do 2º ano em todas as habilidades com exceção da memória de curto prazo fonológica, que é sua marca clínica. Estes dados reforçam a necessidade do diagnóstico e intervenção precoces para esta população, onde as habilidades abordadas neste estudo devem ser incluídas no processo terapêutico
Título em inglês
Phonological processing and writing skills in children with specific language impairment - a comparative study
Palavras-chave em inglês
Handwriting
Language development
Language disorders
Learning
Memory short-term
Speech language and hearing sciences
Resumo em inglês
Introduction: Children with specific language impairment (SLI) are likely to experience difficulty in literacy development due to several language alterations they have. This study compared and characterized the performance of children with SLI to ones with typical language development in activities involving alliteration, rhyme, phonological short-term memory, and spelling of words and pseudowords. Our main hypothesis was that the group with SLI would have an inferior performance than the typical language development one in all the capacities studied. Methods: Participants were 12 children with SLI (study group - SG) and 48 in typical language development (control group - CG) aged 7-to-9 years. All children were on 2nd or 3rd grade and presented hearing thresholds within normal limits and appropriate nonverbal intellectual performance. In order to characterize the children, we assessed receptive vocabulary, phonology and socioeconomic status. The experimental assessment was composed by alliteration and rhyme tests, short-term memory test and by a spelling of words and pseudowords. Results: Both groups presented an inferior performance in rhyme activities compared to the alliteration, and the SG had an inferior performance in both tasks in comparison to CG. The analysis of distractors in alliteration and rhyme activities pointed out that in alliteration tests, SG made more errors of the semantics typology; whereas in rhyme tests, the errors regarded to phonological typology. SG had an inferior performance compared to CG in phonological short-term memory evaluation, as well as word and pseudoword spelling. SG evinced more difficulty in pseudoword spelling than in word spelling, and CG did not present any significant difference in spelling performance. Concerning word spelling, SG made more mistakes in entire words, whereas the pseudoword spelling mistakes were more frequent in the entire word and final syllable. Comparing the performance of the groups regarding schooling, it was noticed individuals from CG at 2nd and 3rd grade did not evince significant difference in their performance, whilst 3rd graders from SG presented better performance than 2nd graders in all experimental measures, except in phonological short-term memory. Conclusion: SG presented more difficulty in phonological processing and writing tasks which were done slightly easily by CG. SLI individuals attested a more global analysis of the stimuli presented in phonological awareness tasks, what made them despise relevant segmental aspects. The difficulty in approaching information analytically, in addiction to linguistic and phonological processing alterations resulted in higher mistake rates in spelling tasks by SG individuals. In spite of the mentioned alterations, SG 3rd graders obtained better performance than 2nd graders in all abilities except in phonological short-term memory, which is its clinical marker. These data reinforces the necessity of diagnosis and early intervention in this population, where the abilities observed by this study should be included in the therapeutic process
 
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PaulaRenataPedott.pdf (2.28 Mbytes)
Data de Publicação
2016-06-06
 
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  • BEFI-LOPES, D.M., et al. Complexidade da história e pausas silentes em crianças com e sem distúrbio específico de linguagem [doi:10.1590/S2317-17822013000400005]. CoDAS [online], 2013, vol. 25, p. 325-329.
  • BEFI-LOPES, Debora Maria, et al. Relação entre pausas silentes e classe gramatical em narrativas de crianças com distúrbio específico de linguagem [doi:10.1590/s2317-17822013000100012]. CoDAS [online], 2013, vol. 25, p. 64-69.
  • BONDEZAN, L., et al. Complexidade narrativa e pausas silentes em crianças com distúrbio específico de linguagem. In 19º Congresso Internacional e 8º Nacional de Fonoaudiologia, São Paulo, 2011. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento., 2011. Resumo.
  • BEFI-LOPES, D.M., et al. Does the pattern of silent pauses differ between typically developing children and children with specific language impairment?. In 29th World Congress of IALP, Torino, Itália, 2013. 29th World Congress of IALP - Abstract book., 2013. Resumo.
  • CÁCERES, Ana Manhani, et al. A pausa silente é mais longa no discurso das crianças com distúrbio específico de linguagem?. In 20º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Brasília, 2012. Anais do 20º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia.São Paulo : Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2012. Resumo.
  • PEDOTT, P. R., et al. Classe gramatical e pausas silentes em crianças com distúrbio específico de linguagem. In 19º Congresso Internacional e 8º Nacional de Fonoaudiologia, São Paulo, 2011. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento., 2011. Resumo.
  • PEDOTT, P. R., CÁCERES, Ana Manhani, e BEFI-LOPES, Debora Maria. Estudo das pausas silentes em crianças com desenvolvimento normal de linguagem. In 19º Simpósio Internacional de Iniciação Científica, Ribeirão Preto, 2011. Anais do 19º SIICUSP., 2011. Resumo.
  • PEDOTT, P. R., CÁCERES, Ana Manhani, e BEFI-LOPES, Debora Maria. Há diferença entre a duração das pausas silentes precedentes às palavras de classe aberta e fechada?. In 20º Simpósio Internacional de Iniciação Científica, Ribeirão Preto, 2012. Anais do 20º Simpósio Internacional de Iniciação Científica., 2012. Resumo.
  • Menção Honrosa para o trabalho "A pausa silente é mais longa no discurso das crianças com distúrbio específico de linguagem?" - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
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