• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2018.tde-28032018-095240
Document
Auteur
Nom complet
Luciana de Almeida Tavares
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2017
Directeur
Jury
Tempski, Patricia Zen (Président)
Gallian, Dante Marcello Claramonte
Ramos, Dalton Luiz de Paula
Tibério, Iolanda de Fátima Lopes Calvo
Titre en portugais
Medicina narrativa: o significado de humanização para estudantes de Medicina
Mots-clés en portugais
Cultura
Educação médica
Humanização da assistência
Narrativa
Resumé en portugais
A discussão a respeito do tema da humanização em saúde vem ganhando espaço nas sociedades ocidentais, desde a década de 1970. No Brasil, com a promulgação do Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar e do HumanizaSUS, os debates se intensificaram. Conhecer o que pensam os estudantes de primeiro ano de medicina sobre o tema da humanização me motivou a questionar qual o sentido do termo para o estudante de primeiro ano de medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Os objetivos da pesquisa foram analisar o sentido de humanização para os estudantes ingressantes no curso de Medicina; investigar qual a relação entre valores e tendências dos alunos apresentados nas suas narrativas e aqueles propagados na sociedade contemporânea; examinar o conjunto de modelos familiares, sociais e midiáticos que permeiam o imaginário do estudante; e relacionar as experiências pessoais de humanização e ou desumanização como fontes da construção da própria narrativa. Os ingressantes responderam à pesquisa por meio de questionário sociodemográfico e por meio de narrativas, as quais foram analisadas a partir de estatística descritiva e pelo método da análise de conteúdo, respectivamente. O que permitiu traçar características singulares em relação aos participantes do estudo, e encontrar as seguintes categorias principais: o interesse pelo ser humano integral, o aspecto sociopolítico da medicina, a compreensão da singularidade e da diversidade humana, e os modelos que os influenciaram. As narrativas dos alunos demonstram a relação da humanização com a cultura, e reforçam o fato de estar o atendimento humanizado pautado na consideração e na compreensão da cultura dos pacientes. A análise do significado de humanização para os alunos de medicina revela que esse tema está relacionado, na percepção deles, a uma prática médica que envolva respeito, compreensão, solidariedade e visão integral do ser humano
Titre en anglais
Narrative medicine: the meaning of humanization for medical students
Mots-clés en anglais
Culture
Humanization of assistance
Medical education
Narration
Resumé en anglais
The discussion regarding the humanization in health care services has been gaining more space in Western societies since the 1970's. In Brazil, with the promulgation of The National Program of Humanization and Hospital Care and HumanizaSUS, the discussions have intensified. To get to know what first grade medical students think about humanization have motivated me to question what is the meaning of this term for the medical students from Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. The objectives of the research were to analyze the meaning of humanization for medical students that have just started medical college; to investigate the relation between moral values and trends of these students in their respective narratives and the ones that are spread out in the modern society; to examine the set of family structures, social and media conglomerates that permeate students imaginations and to relate their personal experiences with humanization and or dehumanization as a source of construction of their own narrative. The entering students have participated in the survey by responding to a sociodemographic and narratives questionnaire; and their responses were analyzed through descriptive statistics and content analysis methods, respectively. It allowed us to map single characteristics among the participants and to identify the following main categories: the interest by the integral human, the socio-political aspect of the medicine, the understanding of human singularity and diversity and the factors that have influenced them. The students narratives show the relation of humanization with culture and reinforce the fact that humanized health care is based in the consideration and comprehension of patients' culture. The analyses of the meaning of humanization for medical students reveal that this topic, according to their perception, is related to a clinical practice that involves respect, comprehension, sympathy and a global view of the human being
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2018-03-29
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.