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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.5.2016.tde-06082015-114436
Documento
Autor
Nome completo
Marcelo Rozenfeld Levites
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Lotufo, Paulo Andrade (Presidente)
Drager, Luciano Ferreira
Amaral, José Luiz Gomes do
Mansur, Alfredo Jose
Pignatari, Antonio Carlos Campos
Título em português
Caracterização do perfil de residentes no enfrentamento das incertezas clínicas relacionadas com o atendimento médico
Palavras-chave em português
Assistência médica
Atitude do pessoal de saúde
Atitudes e prática em saúde
Conhecimentos
Incerteza
Médicos residentes
Resumo em português
Objetivo: Caracterizar o perfil de percepções e atitudes de médicos residentes frente às diferentes situações geradoras de incertezas na prática assistencial aos pacientes. Método: Estudo descritivo, comparativo e transversal. Amostra não aleatória de 90 residentes da instituição. O estudo foi conduzido entre abril e julho de 2013. Para a avaliação da percepção do enfrentamento da incerteza no cenário clínico foi realizada usando a escala "Physician Reaction's to Uncertainty", após realizados uma tradução transcultural para português do Brasil. A "Physician Reaction's to Uncertainty", contém 15 itens que são respondidos de acordo com a variante de escala de Likert de seis pontos (discorda completamente = 1; concorda plenamente = 6). Avaliamos os residentes de acordo com o gênero; idade, menores de 26 anos e 26 anos ou maiores; residentes de primeiro ano comparados com os segundo e terceiro anos e residentes clínicos comparados com os cirurgiões, ortopedistas e ginecologistas/obstetras. Resultados: As residentes mulheres mais jovens e os com menos tempo de treinamento (residentes do primeiro ano), tiveram uma pior percepção do enfrentamento da incerteza na atuação clínica quando comparados aos homens (p=0,002) aos >= 26 anos (p= 0,001) e com mais tempo de treinamento (p < 0,001). Não houve diferença entre os residentes clínicos comparados com os de ortopedia, cirurgia e ginecologia obstetrícia (p=0,792). Conclusões: Os médicos residentes mais jovens e com menor tempo de prática merecem um uma atenção especial para um melhor enfrentamento da incerteza na atuação clínica. São eles que apresentam as maiores dificuldades com o tema. Atuar junto a professores mais experientes e a inserção da formação humanística e filosófica podem ajudar aos colegas residentes com menos prática na medicina
Título em inglês
How do residents in a general hospital in Brazil react to clinical uncertainty?
Palavras-chave em inglês
Attitude of health personnel
Attitudes practice
Health knowledge
Medical assistance
Medical staff hospital
Uncertainty
Resumo em inglês
Purpose: The aim of this study was to develop a characterization profile of the perceptions and attitudes of resident physicians in a general hospital in São Paulo, Brazil addressing the uncertainties related to the care of patients. Methods: Descriptive, comparative and cross-sectional study conducted from April to July 2013 with a convenience sample of 90 medical residents who completed the Physicians´ Reactions to Uncertainty (PRU) scale and provided demographic variables of gender, age and specialty. Results: Comparing the Physician´s Reaction to Uncertainty score, authors identified a significant difference between age, year of residence and gender. Physicians who were female, less than 26 years old and who were in their first year of residency and had greater clinical uncertainty than men (p=0.002), older residents (p= 0,001), those in their second and third year of residency (p < 0,001). There were no significant differences by medical speciality (p=0,792). Conclusion: Practical experience and age are important factors in clinical uncertainty in residence groups. The longer physicians are in practice, the less uncertainty they will experience. Ways to decrease the anxiety of and reluctance to disclose uncertainty to patient can include: 1) Practice together with experience doctors; 2) Clinical epidemiology; 3) knowledge of philosophy and 4) Humanistic teaching
 
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Data de Publicação
2016-01-11
 
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