• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2019.tde-22052019-084130
Document
Auteur
Nom complet
Mariana Stelmach
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Andraus, Wellington (Président)
Galvao, Flávio Henrique Ferreira
Ribeiro Junior, Marcelo Augusto Fontenelle
Santos, Vinicius Rocha
Titre en portugais
Desenvolvimento de um instrumento de avaliação do conhecimento que o paciente com cirrose hepática tem sobre sua doença
Mots-clés en portugais
Cirrose hepática
Conhecimento
Educação em saúde
Estudos de validação
Psicometria
Questionários
Resumé en portugais
INTRODUÇÃO: Uma estratégia para avaliar o conhecimento do paciente é por meio de instrumentos de medida. Ao realizar uma avaliação, é possível dimensionar o que o paciente está compreendendo, qual é o seu conhecimento e, a partir dessas informações, elaborar planos terapêuticos assertivos à necessidade de cada paciente. Este estudo tem como objetivo construir um instrumento que avalie o conhecimento do paciente sobre a doença cirrose hepática. MÉTODO: Estudo composto por três fases. A primeira fase constituiu a construção do instrumento por meio de um levantamento bibliográfico. As questões foram distribuídas em tópicos de acordo com conteúdos considerados relevantes a serem compreendidos e trabalhados na educação do paciente: sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento e medicamentos. Na segunda fase cinco especialistas foram convidados para participar da avaliação do instrumento, verificando a validade do conteúdo. Foram feitas análises quantitativas e qualitativas. A ferramenta utilizada para a análise quantitativa foi o IVC (Índice de Validade de Conteúdo) e para a análise qualitativa utilizou-se a avaliação semântica das questões. A terceira fase foi destinada ao processo de reestruturação do instrumento, portanto questões foram adicionadas, reelaboradas ou eliminadas (com base nos resultados obtidos com o IVC). RESULTADOS: A versão final do instrumento obteve uma composição de 36 questões. O instrumento obteve um resultado do IVC médio 91,7 e do IVC universal 94,4%. A análise semântica apresentou como principal sugestão o uso de uma linguagem mais simples e acessível ao público alvo. CONCLUSÃO: As questões mostraram-se compreensíveis, claras e com uma estrutura adequada. Assim sendo, o instrumento final apresentou validade de conteúdo satisfatória, atingindo a proposta do estudo
Titre en anglais
Development of an instrument to evaluate the knowledge of the patient with liver cirrhosis on his disease
Mots-clés en anglais
Health education
Knowledge
Liver cirrhosis
Psychometrics
Questionnaires
Validation studies
Resumé en anglais
INTRODUCTION: The application of measurement instruments is a strategy to evaluate the patient's knowledge about the disease. When carrying out an evaluation, it is possible to verify the patient understands and his/her knowledge about his/her liver cirrhosis, in order to, from this information, elaborate assertive therapeutic plans for each patient's need. This study aims to build an instrument that evaluates the patient's knowledge about liver cirrhosis. METHOD: This study includes three phases. The first one was the construction of the instrument based on a literature review. The questions were distributed in topics according to the content considered relevant to be understood and worked out during the patient's education: signs and symptoms, diagnosis, treatment and medications. In the second phase, five experts were invited to participate in the evaluation of the instrument, to check the validity of the content. Quantitative and qualitative analyzes were made. The tool used for the quantitative analysis was the CVI (Content Validity Index) and for the qualitative analysis it was used the semantic study of the questions. The third phase was the process of the restructuring the instrument, therefore, questions have been added, deleted or reworked (based on results obtained in the CVI). RESULTS: The final version of the instrument consisted of 36 questions. The instrument was evaluated in 91.7 by the average CVI and 94.4% by the universal CVI. The main suggestion indicated from the semantic study was the use of a simpler language and accessible to the target public. CONCLUSION: The questions are properly structured and clear, therefore, understandable. Thus, the final instrument presented satisfactory content validity, so that, it reached the aim of this study
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
MarianaStelmach.pdf (1.28 Mbytes)
Date de Publication
2019-05-22
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.