• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2019.tde-22052019-084130
Documento
Autor
Nombre completo
Mariana Stelmach
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Andraus, Wellington (Presidente)
Galvao, Flávio Henrique Ferreira
Ribeiro Junior, Marcelo Augusto Fontenelle
Santos, Vinicius Rocha
Título en portugués
Desenvolvimento de um instrumento de avaliação do conhecimento que o paciente com cirrose hepática tem sobre sua doença
Palabras clave en portugués
Cirrose hepática
Conhecimento
Educação em saúde
Estudos de validação
Psicometria
Questionários
Resumen en portugués
INTRODUÇÃO: Uma estratégia para avaliar o conhecimento do paciente é por meio de instrumentos de medida. Ao realizar uma avaliação, é possível dimensionar o que o paciente está compreendendo, qual é o seu conhecimento e, a partir dessas informações, elaborar planos terapêuticos assertivos à necessidade de cada paciente. Este estudo tem como objetivo construir um instrumento que avalie o conhecimento do paciente sobre a doença cirrose hepática. MÉTODO: Estudo composto por três fases. A primeira fase constituiu a construção do instrumento por meio de um levantamento bibliográfico. As questões foram distribuídas em tópicos de acordo com conteúdos considerados relevantes a serem compreendidos e trabalhados na educação do paciente: sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento e medicamentos. Na segunda fase cinco especialistas foram convidados para participar da avaliação do instrumento, verificando a validade do conteúdo. Foram feitas análises quantitativas e qualitativas. A ferramenta utilizada para a análise quantitativa foi o IVC (Índice de Validade de Conteúdo) e para a análise qualitativa utilizou-se a avaliação semântica das questões. A terceira fase foi destinada ao processo de reestruturação do instrumento, portanto questões foram adicionadas, reelaboradas ou eliminadas (com base nos resultados obtidos com o IVC). RESULTADOS: A versão final do instrumento obteve uma composição de 36 questões. O instrumento obteve um resultado do IVC médio 91,7 e do IVC universal 94,4%. A análise semântica apresentou como principal sugestão o uso de uma linguagem mais simples e acessível ao público alvo. CONCLUSÃO: As questões mostraram-se compreensíveis, claras e com uma estrutura adequada. Assim sendo, o instrumento final apresentou validade de conteúdo satisfatória, atingindo a proposta do estudo
Título en inglés
Development of an instrument to evaluate the knowledge of the patient with liver cirrhosis on his disease
Palabras clave en inglés
Health education
Knowledge
Liver cirrhosis
Psychometrics
Questionnaires
Validation studies
Resumen en inglés
INTRODUCTION: The application of measurement instruments is a strategy to evaluate the patient's knowledge about the disease. When carrying out an evaluation, it is possible to verify the patient understands and his/her knowledge about his/her liver cirrhosis, in order to, from this information, elaborate assertive therapeutic plans for each patient's need. This study aims to build an instrument that evaluates the patient's knowledge about liver cirrhosis. METHOD: This study includes three phases. The first one was the construction of the instrument based on a literature review. The questions were distributed in topics according to the content considered relevant to be understood and worked out during the patient's education: signs and symptoms, diagnosis, treatment and medications. In the second phase, five experts were invited to participate in the evaluation of the instrument, to check the validity of the content. Quantitative and qualitative analyzes were made. The tool used for the quantitative analysis was the CVI (Content Validity Index) and for the qualitative analysis it was used the semantic study of the questions. The third phase was the process of the restructuring the instrument, therefore, questions have been added, deleted or reworked (based on results obtained in the CVI). RESULTS: The final version of the instrument consisted of 36 questions. The instrument was evaluated in 91.7 by the average CVI and 94.4% by the universal CVI. The main suggestion indicated from the semantic study was the use of a simpler language and accessible to the target public. CONCLUSION: The questions are properly structured and clear, therefore, understandable. Thus, the final instrument presented satisfactory content validity, so that, it reached the aim of this study
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
MarianaStelmach.pdf (1.28 Mbytes)
Fecha de Publicación
2019-05-22
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.