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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.5.2015.tde-11082015-154843
Documento
Autor
Nome completo
Veronique de Oliveira Lima
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Mendonça, Berenice Bilharinho de (Presidente)
Miguel, Roberto Pereira
Parejo, Enny José Pereira
Título em português
O efeito de atividades musicais interativas sobre o bem-estar de crianças com alterações urogenitais durante internação hospitalar para cirurgia
Palavras-chave em português
Anormalidades urogenitais/cirurgia
Criança hospitalizada
Estresse
Música
Musicoterapia
Resumo em português
Introdução: Internações e cirurgias são causas conhecidas de estresse principalmente em crianças. Esta pesquisa pretendeu verificar o efeito de atividades musicais interativas na redução do estresse de crianças de 6 a 14 anos hospitalizadas para procedimentos cirúrgicos de correção de anomalias urogenitais. Métodos: Convidamos 54 crianças para o estudo e 40 pacientes participaram, sendo 22 no grupo experimental e 18 no grupo controle. O grupo experimental participou de atividades musicais interativas de caráter lúdico, em sessões diárias de 15 a 30 minutos durante a internação (~ 5 dias), exceto no dia cirúrgico. Para avaliação do estresse, foi aplicada a Escala de Stress Infantil-ESI, solicitado o procedimento desenho-estória e dosado o cortisol salivar. Resultados: A escala de estresse apresentou diferença estatisticamente significante na redução do grau de estresse nos dois grupos, sendo maior no grupo experimental. Não observamos diferença significante nos sentimentos positivos e negativos em relação à cirurgia referidos nos 2 grupos. Não observamos também diferença significante nos níveis de cortisol salivar entre os 2 grupos. Conclusão: Um efeito positivo das atividades musicais na redução do estresse das crianças durante período de internação hospitalar foi identificado (na ESI), indicando que estes procedimentos podem contribuir para o bem-estar desses pacientes
Título em inglês
Effects of interactive musical activities on the well-being of children with urogenital anomalies during hospitalization for surgery
Palavras-chave em inglês
Hospitalized child
Music
Music therapy
Stress
Urogenital abnormalities/surgery
Resumo em inglês
Background: Hospitalizations and surgeries are stressful situations mainly for children. This research intended to evaluate the effect of interactive musical activities in reducing stress in children hospitalized for urological surgery. Methods: 54 children were invited for the study of which 40 participated. 22 of those were part of the experimental group and 18 of the control group. The experimental group participated in 15 to 30 minutes daily sessions of playful interactive musical activities during hospitalization (~ 5 days), except on the day of surgery. The Child Stress Scale - ESI, the drawing-story procedure and salivary cortisol at 8:00 AM and 4:00 PM were used to evaluate the degree of stress in these children. Results: The stress score decreased significantly in both groups, mainly in the experimental group. There was no significant difference in positive and negative feelings towards the surgery in both groups. Salivary cortisol levels between the 2 groups were also similar. Conclusion: A positive effect of musical activities in children's stress reduction during the hospitalization period was observed, indicating that these procedures can contribute to the well-being of these patients
 
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Data de Publicação
2015-08-13
 
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