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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2006.tde-22112006-145508
Documento
Autor
Nome completo
Cibele Cristine de Oliveira Berto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Carvalho, Celso Ricardo Fernandes de (Presidente)
Carvalhal, Maria Ligia Coutinho
João, Silvia Maria Amado
Título em português
Criação, implementação e avaliação de um recurso didático multimídia como suporte para o ensino presencial de fisioterapia respiratória
Palavras-chave em português
Ensino/métodos
Fisioterapia (especialidade)
Internet
Multimídia/utilização
Técnicas de fisioterapia
Terapia respiratória
Resumo em português
As novas tecnologias da informação têm sido amplamente utilizadas no ensino em saúde. No entanto, não há relatos do uso desses recursos no ensino em fisioterapia respiratória. Os objetivos foram: criar um material didático para o ensino de manobras de higiene brônquica (MHB), manobras de reexpansão pulmonar (MRP) e oxigenioterapia (OT), disponibilizá-lo na Web e avaliar o aprendizado dos alunos que o utilizaram. O material elaborado foi dividido em três partes: 1) princípios fisiológicos, 2) fisiopatologia e 3) MHB, MRP ou OT. Cada parte foi composta de conteúdo teórico e/ou recursos audiovisuais desenvolvidos especificamente para o ensino dos temas MHB, MRP e OT. O material foi desenvolvido e implementado didaticamente em páginas eletrônicas utilizando-se vídeos, fotos e uma apostila resumindo as evidências da literatura sobre os temas selecionados. Para testar o material foram convidados 50 alunos de duas instituições de ensino superior de fisioterapia (IES-A e IES-B), dos quais 38 aceitaram participar (22 da IES-A; 16 da IES-B). Os alunos realizaram um teste e depois foram, aleatoriamente, divididos em dois grupos (controle, CL e on-line, OL). O grupo OL teve 15 dias de acesso ao material e os dois grupos repetiram o teste 15 dias após o término do período de acesso. O teste foi composto por questões elaboradas por fisioterapeutas chefes de grandes hospitais de São Paulo que não tiveram acesso ao material. Os alunos da IES-A obtiveram melhor nota no 1o teste em relação aos alunos da IES-B. O grupo OL da IES-B obteve maior nota no 2o teste, quando comparado ao seu grupo CL (respectivamente, 7,75 ± 1,28 e 5,93 ± 0,72; p < 0,05). Portanto, o grupo OL da IES-A e os grupos CL da IES-A e IES-B não apresentaram alteração da nota no 2o teste. Nossos resultados sugerem que o material desenvolvido melhorou o conhecimento para alguns alunos e que o uso de tecnologias da informação pode facilitar o aprendizado fisioterapia respiratória.
Título em inglês
Development and evaluation of a multimedia on-line tool for teaching respiratory therapy
Palavras-chave em inglês
Internet
Multimedia/utilization
Physical therapy (speciality)
Physical therapy techiniques
Respiratory therapy
Teaching/methods
Resumo em inglês
Advances in information technology have been widely used in teaching health care professionals; however, we are not aware of any previous study reporting its use in the instruction of respiratory therapists. The objectives of the present study were to develop materials for teaching bronchial hygiene techniques (BHT), lung expansion techniques (LET) and oxygen therapy (OT) using Web based technology and to evaluate the learning among undergraduate physical therapist students. Each material was divided in physiological principles; physiopathology; and the physical therapy technique itself (BHT, LET and OT). Each division was composed by a theoretical component and audiovisual resources aimed the instruction of BHT, LET and OT. Fifty students from two distinct universities (UA and UB) were invited to participate in the study and 38 accepted (UA: 22 and UB: 16). After taking the first on-line test, students from each university were divided into two groups: control (without on-line access) and online (with on-line access). All of the students performed a second test 15 days after the period of access. The test was developed by five senior physical therapists from large hospitals that did not have access to the material. Our results show that, in the first test, students from the UA had better performance than students of the UB. The online group of the UB had better performance than the control group on the second test (7.75 ± 1.28 and 5.93 ± 0.72 score; p < 0.05). On contrary, the performance of the online group of the UA and both controls groups of the UA and UB in the second test was similar to the first test. Our results suggest that respiratory therapy teaching using Web based technology can improve students' learning.
 
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CibeleBerto.pdf (2.40 Mbytes)
Data de Publicação
2006-12-18
 
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