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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2010.tde-27052010-154403
Documento
Autor
Nombre completo
Kenya Ayo-kianga da Silva Faustino
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Fernandes, Fernanda Dreux Miranda (Presidente)
Limongi, Suelly Cecilia Olivan
Navas, Ana Luiza Pereira Gomes Pinto
Título en portugués
Fonoaudiologia nos distúrbios do espectro autístico: uma experiência de oficina de formação de terapeutas
Palabras clave en portugués
Aprendizagem
Autismo
Avaliação de resultado de intervenções terapêuticas
Educação em saúde
Ensino
Fonoaudiologia/educação
Terapia de linguagem
Transtorno autístico
Resumen en portugués
As alterações de linguagem são vistas como um dos elementos fundamentais dos quadros de autismo infantil. A atuação como supervisora de estágio de alunos de quarto ano de graduação em Fonoaudiologia evidenciou que frequentemente há dificuldade na transposição do conhecimento teórico para a prática clínica. Objetivo: construir um programa aberto de intervenção pedagógica e aprendizagem, baseado na prática clínica e na literatura especializada; aplicá-lo a esse grupo de estudantes e avaliar o resultado desse procedimento, a partir de uma prova de raciocínio clínico. Método: foram sujeitos dessa pesquisa 16 terapeutas estagiárias sem experiência prévia no atendimento de crianças do espectro autístico divididas em: Grupo Pesquisa (sete estagiárias que participaram da oficina de formação e de um período de oito meses de estágio supervisionado) e Grupo Controle (composto por nove estagiárias fonoaudiólogas que participaram apenas do período de oito meses de estágio supervisionado). Procedimentos: levantamento dos princípios norteadores da terapia fonoaudiológica com crianças com diagnóstico incluído no espectro autístico, segundo a abordagem pragmática por meio de revisão da literatura e entrevistas com profissionais com pelo menos três anos de experiência no atendimento a esta população; construção do programa de intervenção; aplicação do instrumento e de uma prova de raciocínio clínico para verificação dos resultados do emprego do programa, com a comparação dos dois grupos. Resultado: foi construído um programa de formação que é estruturado, mas flexível o suficiente para que o processo de aprendizagem seja construído pelo próprio aluno. Os estagiários do GP tiveram melhor desempenho em uma prova de raciocínio clínico do que os estagiários do GC. Conclusão: o programa de Oficina de Formação de Terapeutas mostrou-se eficiente.
Título en inglés
Language therapy and autism spectrum disorders: a learning workshop experience
Palabras clave en inglés
Autism
Autistic disorder
Education
Evaluation of results of therapeutic interventions
Health education
Language therapy
Learning
Speech and language hearing sciences/education
Teaching
Resumen en inglés
Language disorders are one of the central elements of autism spectrum disorders. The work as practice supervisor with last year under graduation students of Speech, Language and Hearing Pathology has shown that frequently the transposition from theoretical knowledge to clinical practice is not easily done. Purpose: To propose an open intervention program for teaching and learning based on the specific literature and on the clinical practice; apply the program with a group of last year's students and verify its results through a clinical reasoning assessment. Method: Subjects were 16 students/therapists with no previous experience in working with autistic children divided in two groups: Research Group (7 students that participated in the learning workshop plus an eight-month period of supervised practice) and Control Group (9 students that participated only in the eight-month period of supervised practice). Procedures: literature review of the driving principles of pragmatic based language therapy for children of the autism spectrum and interviews with professionals with at least three years of experience with this population; proposal of an intervention pedagogical program; conduction of the learning workshops with RG; clinical reasoning assessment to verify the differences in performances by the groups. Results: the learning workshop is a structured program that is flexible enough to allow each student to build his/her own learning process. The students of RG had performed better in the clinical reasoning assessment then the ones from CG. Conclusion: The Learning Workshop Program has shown to be efficient.
 
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Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
KenyaAKSFaustino.pdf (360.57 Kbytes)
Fecha de Publicación
2010-05-27
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
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  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, et al. Adequação das respostas encadeadas de pacientes do espectro autístico. In 15o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7o Congresso Internacional de Fonoaudiologia, Gramado, 2007. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial.São Paulo : Copy Press, 2007. Resumo.
  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, et al. Déficits de atenção social em crianças com Distúrbio do Espectro Autístico: orientação social. In XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Salvador, 2006. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial.São Paulo : Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2006. Resumo.
  • BARBOSA, Milene Rossi Pereira, et al. Qualidade de vida de irmãos de autistas. In 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Campos do Jordão, 2008. Anais do 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia - Suplemento Especial da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.São Paulo : Copy Press, 2008. Resumo.
  • FAUSTINO, Kenya Ayo Kianga da Silva, et al. Questionário de fenótipo amplo de autismo: resposta de familiares de sujeitos do espectro autístico. In 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Campos do Jordão, 2008. Anais do 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia - Suplemento Especial da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.São Paulo : Copy Press, 2008. Resumo.
  • FAUSTINO, Kenya Ayo Kianga da Silva, et al. Verificação da habilidade da atenção compartilhada em crianças do espectro autístico. In XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Salvador, 2006. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial.São Paulo : Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2006. Resumo.
  • FAUSTINO, Kenya Ayo Kianga da Silva, e FERNANDES, F. D. M. Atendimento fonoaudiológico a crianças do espectro autístico: paradigmas clínicos fundamentados na teoria pragmática. In 15o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7o Congresso Internacional de Fonoaudiologia, Gramado, 2007. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial.São Paulo : Copy Press, 2007. Resumo.
  • FAUSTINO, Kenya Ayo Kianga da Silva, e FERNANDES, F. D. M. Formação específica para o fonoaudiólogo: resultados no processo terapêutico. In 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, São Paulo, 2008. Anais do 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia - Suplemento Especial da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.São Paulo : Copy Press, 2008. Resumo.
  • FERNANDES, F. D. M., et al. Nomeação de figuras abstratas por crianças com distúrbio específico de linguagem, síndrome de Down e transtorno do espectro autístico. In XII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e II Congresso Sul Brasileiro de Fonoaudiologia, Foz do Iguaçu, 2004. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial - XII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e II Congresso Sul Brasileiro de Fonoaudiologia., 2004. Resumo.
  • FERNANDES, F. D. M., et al. Terapia de linguagem com crianças autistas: repercussões no desempenho sócio-cognitivo. In V Congresso Internacional, XI Congresso Brasileiro, I Encontro Cearense de Fonoaudiologia, Fortaleza, 2003. Suplemento Especial da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia ano 8, no.1 - Junho 2003., 2003. Resumo.
  • GERBELLI, Aline Elise, et al. Esclerose Tuberosa e autismo: estudo longitudinal de um caso. In XIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Santos, 2005. Anais (Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia).São Paulo : Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2005. Resumo.
  • MIILHER, Liliane Perroud, et al. Avaliação dos índices conversacionais em pacientes do espectro autístico. In 15o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7o Congresso Internacional de Fonoaudiologia, Gramado, 2007. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial.São Paulo : Copy Press, 2007. Resumo.
  • MIILHER, Liliane Perroud, et al. Qualidade de vida em crianças incluídas no espectro autístico. In 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Campos do Jordão, 2008. Anais do 16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia - Suplemento Especial da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.São Paulo : Copy Press, 2008. Resumo.
  • MORATO, Priscilla Faria Sousa, et al. Verificação de déficits de atenção social no espectro autístico: atenção ao incômodo do outro. In XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Salvador, 2006. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial.São Paulo : Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2006. Resumo.
  • MOREIRA, Camila Ramos, et al. Comparação do desempenho comunicativo de autistas em situações familiar e não-familiar. In XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Salvador, 2006. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial.São Paulo : Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2006. Resumo.
  • MOREIRA, Camila Ramos, et al. Fonoaudiologia baseada em evidências com indivíduos do espectro autístico: estudo longitudinal dos índices conversacionais e da qualidade das respostas. In 15o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7o Congresso Internacional de Fonoaudiologia, Gramado, 2007. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial.São Paulo : Copy Press, 2007. Resumo.
  • SILVA, Isabel Cristina Medeiros da, et al. Avaliação no espectro autístico: análise do contato ocular e respostas encadeadas. In 15o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7o Congresso Internacional de Fonoaudiologia, Gramado, 2007. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento Especial.São Paulo : Copy Press, 2007. Resumo.
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