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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.5.2011.tde-19122011-110435
Documento
Autor
Nome completo
Caroline Nunes Rocha Muniz
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Schochat, Eliane (Presidente)
Almeida, Katia de
Carvallo, Renata Mota Mamede de
Fiorini, Ana Claudia
Matas, Carla Gentile
Título em português
Processamento de sinais acústicos de diferentes complexidades em crianças com alteração de percepção da audição ou da linguagem
Palavras-chave em português
Criança
Potenciais evocados auditivos
Transtornos da percepção auditiva
Transtornos no desenvolvimento de linguagem
Vias auditivas
Resumo em português
Introdução: Entender como estímulos acústicos complexos são codificados ao longo da via auditiva e como este processamento está relacionado em níveis mais inferiores e superiores da via, pode nos levar ao melhor entendimento de processos que subjazem a comunicação humana normal e alterada. Baseado na literatura que descreve anormalidades no processamento auditivo temporal em crianças com Distúrbio Especifico de Linguagem (DEL), nós hipotetizamos que dificuldades no processamento de fala estão diretamente relacionadas ao déficit na codificação neural destes sons, nos diferentes níveis da via auditiva, tanto em crianças com DEL quanto em crianças com Transtorno de Processamento Auditivo (Central) TPA(C). Objetivos: Verificar a representação e o processamento de sinais acústicos de diferentes complexidades no sistema auditivo por meio de testes comportamentais, eletroacústicos e eletrofisiológicos em indivíduos com TPA(C), DEL e desenvolvimento típico (DT). Métodos: As avaliações comportamentais, eletroacústicas e eletrofisiológicas (avaliação comportamental do processamento auditivo central, medidas de supressão das emissões otoacústicas por estimulo transiente, potencial evocado auditivo de tronco encefálico (PEATE) utilizando estímulo clique e estímulo de fala, o MMN evocado por estímulo de fala e o P300 com estímulo tone burst) foram realizadas em 75 crianças, com idade entre 6 a 12 anos, sendo 25 crianças pertencentes ao grupo DT, 25 crianças ao grupo TPA(C) e 25 crianças ao grupo DEL. A análise dos resultados foi realizada através da comparação entre os três grupos. Além disso, foi verificada a sensibilidade e especificidade do PEATE com fala para crianças brasileiras. Resultados: As análises das respostas apresentadas pelo grupo DT em comparação as respostas apresentadas pelos grupos TPA(C) e DEL revelaram nesses dois grupos a ocorrência de codificação neural anormal para diferentes características acústicas (temporais e/ou espectrais) presentes nos diferentes estímulos acústicos utilizados no presente estudo. Além disso, observou-se piores padrões de resposta no grupo DEL em comparação ao grupo TPA(C), em pelo menos uma variável em todas as avaliações, sugerindo possíveis diferenciações entre esses dois diagnósticos. Conclusão: Estes dados mostraram que a representação ineficiente de componentes cruciais de sons, principalmente sons de fala, poderia contribuir para as dificuldades encontradas nas crianças com TPA(C) e DEL. Além disso, esses achados indicam que processos neurais mediados pelas diferentes estações na via auditiva são diferentes entre alteração de processamento auditivo e linguagem
Título em inglês
Acoustic signals processing of different complexities in children with auditory or language perception impairment
Palavras-chave em inglês
Auditory pathways
Auditory perceptual disorders
Child
Evoked potentials auditory
Language development disorders
Resumo em inglês
Introduction: Understanding how complex acoustic stimuli are encoded along the auditory pathway and how this processing is related to lower and higher levels from the pathway can help us to better understand the processes underlying normal and altered human communication. Based on the literature describing abnormalities in temporal auditory processing in children with specific language impairment (SLI), we hypothesized that difficulties in speech processing are directly related in the neural encoding deficits of these sounds at different levels in the auditory pathway, both in children with SLI as well as children with (central) auditory processing disorder (C)APD. Objectives: Verify the representation and processing of acoustic signals of different complexities in the auditory system using behavioral, electroacoustic and electrophysiologic tests in patients with (C)APD, SLI compared to a Typical Development (TD). Methods: The behavioral assessments, electroacoustic and electrophysiologic (behavioral assessment of central auditory processing, measures on the suppression of transient otoacoustic emissions stimulus, Click Evoked-ABR and Speech-Evoked ABR, MMN to speech stimuli and P300 to tone burst stimuli) were tested in 75 children (6 to 12 years old). The children were arranged in three groups: 25 children in the TD group, 25 children in the (C)APD group and 25 children in the SLI group. The results analysis was performed by comparing the three groups. In addition, the sensitivity and specificity of the Speech-Evoked ABR was verified Brazilian children. Results: Analysis of the responses provided for TD group compared to APD(C) and SLI groups revealed abnormal neural encoding for different acoustic features (temporal and/or spectral) in the different acoustic stimuli used in this study. In addition, the SLI group exhibited poor responses in comparison to (C)APD, at least for one variable in all evaluations, suggesting possible differences between these two diagnoses. In addition, worse response patterns were observed in the SLI group compared to (C)APD group by at least one variable in all of the evaluations, suggesting possible differences between these two diagnoses. Conclusion: These data showed that the inefficient representation of the crucial sound components, especially speech sounds, could contribute to difficulties found in childrens with (C)APD and SLI. Furthermore, these findings indicate that neural processes mediated by different stations in the auditory pathways are different between auditory processing and language disorders
 
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Data de Publicação
2011-12-19
 
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  • Muniz, LF, et al. Avaliação da habilidade de resolução temporal com o uso de tom puro em crianças com e sem desvio fonológico [doi:10.1590/S1516-18462007000400016]. Revista CEFAC [online], 2007, vol. 9, p. 550-562.
  • ROCHA-MUNIZ, CAROLINE N., et al. Associação entre transtornos no desenvolvimento de linguagem e processamento auditivo. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology , 2014.
  • ROCHA-MUNIZ, Caroline N., BEFI-LOPES, Debora M., and SCHOCHAT, Eliane. Investigation of auditory processing disorder and language impairment using the speech-evoked auditory brainstem response [doi:10.1016/j.heares.2012.08.008]. Hearing Research [online], 2012.
  • ROCHA-MUNIZ, CAROLINE N., BEFI-LOPES, DEBORA M., and Schochat, Eliane. Investigation of auditory processing disorder and language impairment using the speech-evoked auditory brainstem response [doi:10.1016/j.heares.2012.08.008]. Hearing Research [online], 2012, vol. 294, p. 143-152.
  • FILIPPINI, Renata, et al. Correlação entre testes comportamentais e eletrofisiológicos em crianças com transtorno do processamento auditivo. In 21º Congresso da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Porto de Galinhas - PE, 2013. Anais do 21º Congresso da SBFa., 2013. Resumo.
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