• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2009.tde-15042009-132353
Documento
Autor
Nombre completo
Veronique Agnes Guernet Steiner
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Mansur, Leticia Lessa (Presidente)
Lopes, Marcos Fernando
Nitrini, Ricardo
Título en portugués
Efeito da idade no monitoramento da fala
Palabras clave en portugués
Avaliação
Cognição
Envelhecimento
Linguagem
Monitoramento
Resumen en portugués
O presente estudo parte do pressuposto de que o envelhecimento saudável cursa com alterações no sistema executivo, expostas principalmente em tarefas que demandam maiores recursos cognitivos. Na fala, essas modificações se exprimem pelo aumento no número de erros produzidos e pelas dificuldades de monitoramento. Analisamos as habilidades de monitoramento da fala em sujeitos saudáveis entre 30 e 79 anos, a fim de verificar o efeito da idade na detecção e reformulação de erros produzidos em enunciados frasais. Além de correlacionar a acurácia do monitor com provas de função executiva, analisamos a participação das três alças de monitoramento: alça conceitual, alças pré-articulatória e pós-articulatória. As habilidades de monitoramento foram avaliadas por meio de uma tarefa não-usual e repetitiva: a descrição de redes visuais. Os dados gerados foram correlacionados com o desempenho em provas de fluência verbal. Os resultados indicam que, apesar dos sujeitos idosos produzirem praticamente o triplo de erros do que os jovens, não se diferenciam destes nos mecanismos de monitoramento, pois detectam e reformulam a mesma porcentagem de erros quando comparados aos jovens. Não foram observadas diferenças entre os grupos etários com relação ao uso das diferentes alças de monitoramento. Os resultados indicam fatores lingüísticos e cognitivos contribuindo para o desempenho eficiente em idosos saudáveis. Observa-se, no entanto, ampliação da heterogeneidade de desempenho, principalmente a partir dos 50 anos de idade, com alguns idosos apresentando, inclusive, melhores pontuações do que os jovens
Título en inglés
Effect of aging on speech monitoring
Palabras clave en inglés
Aging
Cognition
Evaluation
Language
Monitoring
Resumen en inglés
Normal aging is associated with executive control deficits, displayed mainly in tasks that demand greater cognitive resources. In speech, these modifications can be observed through the increase in the number of produced errors and problems with self-monitoring. We examined speech monitoring abilities in healthy subjects ranging from 30 to 79 years, in order to analyze adult age differences in error detection and self-repair. Beyond correlating the accuracy of the monitor with executive functioning, we analyzed the participation of the three monitoring loops: conceptual loop, prearticulatory and postarticulatory loops. The monitoring abilities were evaluated through a non-usual and repetitive task: the description of visual networks. The generated data were correlated with verbal fluency performance. The results indicate that, although the elderly produced nearly three times more errors than young adults, they are not different from them in the monitoring mechanisms, because they detect and repair the same percentage of errors when compared with the young. Differences among the distinct age groups related to the use of the different monitoring loops have not been observed. The results indicate linguistic and cognitive factors contributing to efficient performance in normal aging. An increase of heterogeneity is however observed, mainly after 50 years old, with some older adults performing as well or better than young adults
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Veroniqueagsteiner.pdf (21.48 Mbytes)
Fecha de Publicación
2009-05-05
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.