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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.5.2013.tde-09082013-133501
Documento
Autor
Nome completo
Ana Carolina Paiva Bento Gaz
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Lopes, Debora Maria Befi (Presidente)
Limongi, Suelly Cecilia Olivan
Giusti, Elisabete
Perissinoto, Jacy
Wertzner, Haydée Fiszbein
Título em português
Desempenho de escolares falantes do Português Brasileiro no Clinical Evolution of Linguage Functions - 4th edition (CELF-4)
Palavras-chave em português
Avaliação
Criança
Fonoaudiologia
Linguagem infantil
Testes de linguagem
Tradução
Resumo em português
Para avaliar a linguagem infantil, há a necessidade da utilização de vários testes e a identificação das alterações deve ser realizada por meio de um sistema padronizado. No Brasil, há escassez de testes formais para avaliação da linguagem infantil. A tradução e adaptação de instrumentos já disponíveis em outras Línguas podem amenizar essa carência. Sendo assim, o objetivo geral deste estudo foi verificar o desempenho de escolares falantes do Português Brasileiro no Clinical Evaluation of Language Functions - 4th Edition (CELF - 4). Participaram deste estudo 160 escolares em desenvolvimento normal de linguagem, na faixa etária compreendida entre 7 e 10 anos de idade, sendo 80 deles recrutados em escola pública e 80 oriundos de escola particular da Zona Leste da cidade de São Paulo. Na primeira parte do estudo, apresentamos a tradução e adaptação do CELF-4 para o Português Brasileiro e os resultados obtidos mostraram que os procedimentos adotados na tradução do teste mantiveram sua equivalência com a versão original, indicando que não houve mudanças significativas no conteúdo e no formato do teste. Foi utilizado o ? de Cronbach para verificar a consistência interna de cada subteste do CELF-4, ou seja, se cada subteste mede de forma consistente aquele construtor que pretende avaliar. Nesta análise, observou-se que, ao excluir os itens acertados ou errados e os itens problemáticos da totalidade da amostra, todos os subtestes analisados apresentaram consistência interna satisfatória, exceto o subteste Associação de Palavras para a faixa etária de 8 anos. Posteriormente, comparamos o desempenho de escolares de escola pública e particular em desenvolvimento normal de linguagem e falantes do Português Brasileiro no referido teste. As crianças da escola pública apresentaram desempenho significativamente pior do que o das crianças da escola particular em todos os subtestes, exceto aqueles que envolviam memória de trabalho. Os resultados do estudo indicaram que o grupo da escola particular de todas as faixas etárias apresentou desempenho semelhante à normativa americana. A grande maioria dos sujeitos do grupo da escola pública apresentou desempenho aquém da normativa americana, sendo que os grupos de 9 e 10 anos foram os que mais se distanciaram do desempenho esperado para as faixas etárias. Talvez as características socioeconômicas dos escolares e a qualidade das escolas pública e particular possam ter influenciado seu desempenho no teste de Linguagem CELF-4. No entanto, são necessários estudos para analisar tais aspectos. Além disso, pesquisas futuras com maior número de sujeitos em desenvolvimento normal e alterado de linguagem nas diferentes faixas etárias são importantes para se obter medidas como especificidade e sensibilidade, assim como para a validação do teste no Brasil
Título em inglês
Performance of portuguese speaking school children in the Clinical Evaluation of Language Functions - 4th edition (CELF - 4)
Palavras-chave em inglês
Child
Child language
Evaluation
Language tests
Speech language and hearing sciences
Translating
Resumo em inglês
In order to evaluate childhood language, several tests aiming identification of disorders must be performed in standardized systems. In Brazil, there are very few formal tests to access childhood language. Translation and adjustment of well established tests in foreign languages may fulfill that need. Therefore, the main goal of the current study is to verify the performance of Portuguese speaking school children in the Clinical Evaluation of Language Functions - 4th Editions (CELF - 4). We enrolled 160 normal language development school children between the ages of 7 and 10, half from public schools and the other half from private schools, both located on the east side of São Paulo. For the first part of the study, we present the CELF-4's translation and adjustment to Brazilian portuguese language and the results showing equivalence between the original and translated versions, which demonstrate that there were no significant changes in the test's form and content. Afterwards, we compared the CELF-4 performance of children from public and private schools with normal language development. Children from public schools showed significantly worse results when compared to those from private schools, with the exception of tasks involving work memory. These results indicate that the group of children from private schools, despite of the age group, performed similarly to the American standard. The majority of subjects from public schools placed below that standard, with children between 9 and 10 years of age performing much under expected for their age group. It is possible that social economic factors and the low quality of public teaching mainly account for the poor performance in the CELF-4's test, observed in groups from public schools. However, more studies are needed in order to investigate those findings. Moreover, future researches involving greater numbers of normal and impaired language development subjects, from different age groups, could obtain more accurate measures to help CELF-4's validation for Portuguese language
 
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Data de Publicação
2013-08-14
 
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  • BEFI-LOPES, Debora Maria, et al. Experiência no programa de aperfeiçoamento de ensino disciplina com pacientes com alterações específicas de linguagem. In 20º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Brasília, 2012. Anais do 20º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia.São Paulo : Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2012. Resumo.
  • BENTO-GAZ, A. C. P., e BEFI-LOPES, Debora Maria. Efeitos bilaterais da disciplina Alteração Específicas de Linguagem na experiência docente e discente. In 19º Congresso Internacional e 8º Nacional de Fonoaudiologia, São Paulo, 2011. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento., 2011. Resumo.
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