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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2009.tde-07122009-192609
Document
Auteur
Nom complet
Eliza Porto da Cunha
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2009
Directeur
Jury
Limongi, Suelly Cecilia Olivan (Président)
Lopes, Debora Maria Befi
Mustacchi, Zan
Titre en portugais
Aspectos pragmáticos da linguagem de crianças com síndrome de Down: comparação de duas situações
Mots-clés en portugais
Comunicação
Criança
Cuidadores
Desenvolvimento da linguagem
Linguagem
Síndrome de Down
Testes de linguagem
Resumé en portugais
Ao estudar o desenvolvimento da linguagem de crianças com síndrome de Down são vários os autores que concordam que todos os aspectos formais, tais como, fonologia, morfossintaxe e gramática, estão alterados nesses indivíduos. Além dos aspectos formais, alguns estudos descrevem como ocorre o uso funcional da linguagem nessas crianças. Esta pesquisa tem como objetivo verificar os aspectos pragmáticos da linguagem de crianças com síndrome de Down em duas situações. Para tanto, foram realizados dois estudos. O Estudo 1 teve como objetivo descrever o perfil funcional da comunicação de crianças com síndrome de Down. Participaram desse estudo 15 crianças com síndrome de Down, com idades entre quatro e seis anos e 11 meses. Foi filmada a interação de cada criança com seu terapeuta e os dados foram analisados para traçar o perfil comunicativo de cada uma delas. A maioria das crianças ocupou espaço comunicativo semelhante ao do terapeuta e houve predomínio de atos comunicativos produzidos com função interpessoal. As funções comunicativas mais utilizadas foram reconhecimento do outro, comentário e performativo. Ocorreu variedade no modo comunicativo utilizado pelas crianças e este influenciou de forma significante a ocupação do espaço comunicativo, a produção de atos comunicativos por minuto e as funções utilizadas. O Estudo 2 teve como objetivo comparar o desempenho comunicativo dessas crianças em duas situações: interação com o terapeuta (situação A) e interação com o cuidador (situação B). Os sujeitos desse estudo foram os mesmos do Estudo 1, os quais foram filmados em brincadeira espontânea com seus cuidadores. Após análise dos dados, os resultados obtidos no Estudo 1, que compuseram a situação A, foram comparados com os resultados obtidos na situação B. Foi observado que a maioria das crianças apresentou desempenho semelhante nas duas situações. Foi possível constatar que independente do interlocutor, as crianças com SD apresentaram competência comunicativa, sendo capazes de iniciar e manter a comunicação, utilizando os modos comunicativos de forma semelhante e produzindo atos comunicativos com as mesmas funções comunicativas independente da situação. Foi observado também que o nível econômico e o grau de escolaridade do cuidador foram os fatores que mais apresentaram relação com o desempenho comunicativo da criança, tanto na situação A quanto na situação B.
Titre en anglais
Pragmatic aspects of language in children with Down syndrome: comparison of two situations
Mots-clés en anglais
Caregivers
Child
Communication
Down syndrome
Language
Language development
Language tests
Resumé en anglais
Regarding the study of the language development of children with Down syndrome, many authors agree that all formal aspects, such as phonology, morphosyntax and grammar, are altered in these subjects. Besides formal aspects, few studies have attempted to describe how the functional use of language occurs in these children. The present research had the aim to verify the pragmatic aspects of language in children with Down syndrome during two different interaction situations. For this purpose, two studies were carried out. Study 1 had the aim to describe the functional communication profile of children with Down syndrome. Fifteen children with Down syndrome, with ages ranging from four to six years and 11 months, participated in this study. The interaction between each child and his/her speech therapist was video recorded, and data were analyzed in order to delineate their communicative profile. Most of the children occupied the same communicative space as their therapists, and there was a prevalence of interpersonal communicative acts. The communicative functions most used were Recognition of the Other, Comment, and Performative. It was found variability in the communicative means used by the children, and this had a significant influence on the occupation of the communicative space, the number of communicative acts per minute, and the functions used. Study 2 had the aim to compare the communicative performance of these children in two situations: interaction with the speech therapist (situation A) and interaction with the caregiver (situation B). The subjects of this study were the same that participated in Study 1, who were video recorded during a spontaneous play interaction with their respective caregivers. After data analysis, the results obtained in Study 1, that constituted situation A, were compared to the results obtained in situation B. It was observed that most children had similar performances in both situations. It was found that, regardless of the interlocutor, children with Down syndrome showed communicative competence, being able to initiate and maintain communication, using communicative means similarly, and producing communicative acts with the same communicative functions. It was also observed that economic level and education level of the caregiver were factors related to the communicative performance of the children, in both situations (A and B).
 
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ElizaPortoCunha.pdf (1.68 Mbytes)
Date de Publication
2010-01-07
 
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  • PORTO-CUNHA, E., e LIMONGI, Suelly Cecilia Olivan. Desempenho comunicativo de crianças com síndrome de Down em duas situações diferentes. Pró-Fono , 2010, vol. 22, p. 251-256.
  • Porto-Cunha, Eliza, e Limongi, Suelly Cecilia Olivan. Modo comunicativo utilizado por crianças com síndrome de Down [doi:10.1590/S0104-56872008000400007]. Pró-Fono [online], 2008, vol. 20, p. 243-248.
  • FLABIANO, Fabiola Custodio, PORTO-CUNHA, E., and LIMONGI, Suelly Cecilia Olivan. Instrumental requesting and cognition development in toddlers with Down syndrome. In Asha Convention, Chicago, 2008. Asha Convention Annals.Chicago, 2008. Abstract. Available from: http://convention.asha.org/handouts/1420_1197Flabiano_Fabiola_125156_Oct20_2008_Time_123606PM.pdf.
  • FLABIANO, Fabiola Custódio, PORTO-CUNHA, E., e LIMONGI, Suelly Cecilia Olivan. Relação entre o desenvolvimento cognitivo e a produção de atos comunicativos com função instrumental em crianças com síndrome de Down. In XVII Congresso Brasileiro e I Congresso Ibero Americano de Fonoaudiologia, Salvador, 2009. Anais (Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia).São Paulo : Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2009. Resumo. Dispon?vel em: http://www.sbfa.org.br/portal/anais2009/anais_select.php?op=buscaresultado&cid=1467&tid=1.
  • LIMONGI, Suelly Cecilia Olivan, et al. Pragmatic profile and early intentional communication skills inpreterm infants. In European CPLOL Congress - Comitê Permanent de Liaison des Orthophonistes-Logopèdes de L´Union Européenne, Liubliana, 2009. Annals of European CPLOL Congress.Liubliana, 2009. Abstract. Available from: http://www.cplol.eu/congress2009/eng/posters_sa.htm#56.
  • PORTO-CUNHA, E., e LIMONGI, Suelly Cecilia Olivan. Desempenho comunicativo de crianças com síndrome de Down em duas situações diferentes. In XVIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Curitiba, 2010. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia .São Paulo : Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2010. Resumo.
  • Prêmio Excelência em Fonnoaudiologia 2008 por trabalho apresentado durante o XVI Cong - Sociedade Brasilira de Fonoaudiologia
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