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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.5.2008.tde-05082008-141011
Documento
Autor
Nome completo
Karina Elena Cadioli Bernardis Bühler
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Limongi, Suelly Cecilia Olivan (Presidente)
Carnio, Maria Silvia
Giacheti, Célia Maria
Lopes, Debora Maria Befi
Perissinoto, Jacy
Título em português
Desenvolvimento cognitivo e de linguagem expressiva em bebês pré-termo muito baixo peso em seus estágios iniciais
Palavras-chave em português
Cognição
Linguagem
Prematuro
Protocolos
Recém-nascido de muito baixo peso
Resumo em português
Crianças com histórico de prematuridade e muito baixo peso apresentam alto risco para alterações do desenvolvimento cognitivo e, consequentemente, desenvolvimento de linguagem. O objetivo da presente tese é descrever o desempenho de bebês pré-termo muito baixo peso, quanto ao desenvolvimento cognitivo e de linguagem expressiva, durante o período sensório-motor e início do pré-operatório, e comparar com o desenvolvimento de bebês de termo, seguindo os pressupostos teóricos da Epistemologia Genética. Doze bebês pré-termo muito baixo peso e 20 bebês nascidos de termo foram submetidos, pela pesquisadora, a sessões de observações mensais da cognição e linguagem expressiva, de acordo com o Protocolo de Observação do Desenvolvimento Cognitivo e de Linguagem Expressiva, a partir do momento que ingressaram no Ambulatório de Seguimento de Alto Risco até os 18 meses de idade corrigida e/ou Ambulatório de Puericultura, ou creche, até os 18 meses de idade cronológica. Todas as sessões foram filmadas em videoteipe e os dados analisados segundo protocolo específico. Para melhor discussão dos dados, a pesquisa foi dividida em dois estudos. O objetivo do Estudo I foi a proposição e aplicabilidade de protocolo para observação do desenvolvimento cognitivo e de linguagem expressiva, referente ao período sensório-motor e início do pré-operatório, que pudesse ser utilizado como instrumento de análise objetiva das realizações observadas em crianças. O Protocolo é constituído por quatro quadros contendo os indicadores do desenvolvimento cognitivo e de linguagem expressiva em seus estágios iniciais, bem como a pontuação correspondente às realizações apresentadas pela criança. Trata-se de proposta de sistematização da observação de dados longitudinais referentes às áreas do desenvolvimento mencionadas, permitindo a localização e o acompanhamento da criança em seu processo de construção do conhecimento e de linguagem expressiva durante os estágios iniciais. O objetivo do Estudo II foi analisar quantitativa e qualitativamente o desempenho quanto ao desenvolvimento cognitivo e de linguagem expressiva de bebês pré-termo muito baixo peso por meio da aplicação do Protocolo de Observação do Desempenho Cognitivo e de Linguagem Expressiva, durante o período sensório-motor e início do préoperatório e comparar com o de bebês de termo. Os resultados revelaram atraso significativo dessas áreas do desenvolvimento dos bebês pré-termo muito baixo peso em relação aos bebês de termo, sendo a defasagem mais facilmente observável a partir do 6o mês, mantendo-se durante todo o período sensório-motor e início do pré-operatório. A partir dos resultados deste estudo, reforça-se a importância do monitoramento fonoaudiológico de bebês de alto risco.
Título em inglês
Early development of cognition and expressive language in very low birth weight infants
Palavras-chave em inglês
Cognition
Infant
Infant very low birth weight
Language
premature
Protocol
Resumo em inglês
Infants born preterm and very low birth weight are at great risk for deficits on cognitive development and consequently on language acquisition. The aim of the present study is to describe the performance of very low birth weight preterm infants regarding expressive language and cognitive development during sensorimotor and beginning of preoperational period and to compare it with that of term infants, according to the Genetic Epistemology theoretical principles. Twelve very low birth weight preterm infants and 20 term infants underwent monthly evaluations in which cognition and expressive language were observed according to the Protocol for Expressive Language and Cognition Development Observation. The observation sessions were carried out from their ingress at the Outpatient Clinic for High-Risk Neonates until 18 months of corrected age and/or from their ingress at the Pediatric Outpatient Clinic, or at the Day Care Center, until 18 months of chronological age. All sessions were videotaped and data were analyzed according to a specific protocol. In order to better discuss the results, this research was divided into two studies. The aim of Study I was to propose and analyze the applicability of a protocol for expressive language and cognitive development observation during the sensorimotor and the beginning of preoperational period, that could be used as a tool for objective analysis of the achievements observed during infant's development. The Protocol comprises four charts containing the indicators of cognitive and expressive language development in their early stages, as well as a score corresponding to the child's achievements. It constitutes a proposition for systematization of longitudinal data observation concerning the developmental areas mentioned, allowing the child's placement and making it possible to follow the child's construction process of knowledge and language during early developmental stages. Study II had the aim to analyze, qualitatively and quantitatively, the performance of very low birth weight preterm infants on expressive language and cognitive development during sensorimotor and preoperational period using the Protocol for Expressive Language and Cognitive Development Observation, and to compare their performance to that presented by term infants. The results revealed a significant delay for very low birth weight preterm infants on both expressive language and cognitive development when compared to term infants. The gap found between groups was more evident after their 6th month, persisting through the sensorimotor period and continuing into the beginning of preoperational period. The results of this study reinforce the importance of speech-language monitoring for high risk infants.
 
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KarinaECBBuhler.pdf (823.45 Kbytes)
Data de Publicação
2008-08-13
 
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