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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.5.2008.tde-04112008-153335
Documento
Autor
Nome completo
Sandra Cristina Fonseca Pires
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Limongi, Suelly Cecilia Olivan (Presidente)
Chiari, Brasília Maria
Deliberato, Débora
Lopes, Debora Maria Befi
Matas, Carla Gentile
Título em português
Comunicação suplementar e/ou slternativa e ganho lexical na criança com síndrome de Down: estudo piloto
Palavras-chave em português
Auxiliares de comunicação para deficientes
Criança
Gestos
Síndrome de Down
Testes de linguagem
Transtornos do desenvolvimento da linguagem
Vocabulário
Resumo em português
Crianças e adolescentes com síndrome de Down (SD) apresentam particularidades de linguagem e fala em função de múltipos fatores: anatômicos, fisiológicos, cognitivos, linguísticos, comprometendo a inteligibilidade de fala e as habilidades conversacionais. Caracterizam-se por atraso no desenvolvimento da linguagem, sobretudo expressiva, com uso prolongado dos gestos. Na condição de expressão verbal, apresentam comprometimentos quanto à sintaxe, morfologia, léxico, inteligibilidade de fala. Justifica-se, assim, o uso de Comunicação Suplementar e/ou Alternativa (CSA) para promover a capacidade de comunicação dos indivíduos com SD, com possibilidade de também promover a linguagem verbal. Objetivou-se neste estudo, verificar, em acompanhamento longitudinal (doze meses), a influência do uso da CSA na aquisição lexical em cinco participantes com SD (5;3 a 11;8 anos), que se encontravam no estágio cognitivo pré-operatório segundo pressupostos da Epistemologia Genética, e que apresentavam dificuldades severas de linguagem quanto à expressão, com uso prioritário do meio verbal e/ou vocal para se comunicarem. Utilizou-se avaliação de linguagem e cognição para identificar o estágio cognitivo; prova de pragmática para identificar o meio de comunicação; prova de vocabulário expressivo para as avaliações e reavaliações, no início e término de intervenção, para identificar o ganho lexical neste intervalo. Os dados foram analisados quanto aos resultados das avaliações e reavaliações de vocabulário expressivo, bem como quanto ao desempenho terapêutico dos participantes. Todos os participantes diminuíram o número de não respostas na prova de vocabulário expressivo, mas não necessariamente aumentaram as respostas corretas, e sim o uso dos processos de substituição. Nestes, incluem respostas pelo meio verbal e não-verbal. Houve aumento discreto do uso do meio verbal. Mas, destacou-se o uso de gestos idiossincráticos nesta população. Nem todos os participantes freqüentavam escola, parceria importante para o desenvolvimento do trabalho com a CSA. Para os que freqüentaram, o uso da CSA foi novidade para os profissionais, exigindo um trabalho maior de orientação desta abordagem. As famílias apresentaram dificuldades para mudarem suas condutas comunicativas com seus filhos, o que é comum em início de intervenção com CSA. Em terapia, melhoraram a capacidade de comunicação, apresentaram mais iniciativa e intenção comunicativa, e foram capazes de maior elaboração e sustentação das conversas com apoio da CSA, aspectos identificados qualitativamente. Evidências e explicações foram discutidas a respeito do ganho lexical observado no estudo, das implicações no trabalho inicial de CSA e para o seu desenvolvimento. E novas perspectivas para trabalhos futuros foram traçados
Título em inglês
Augmentative and alternative communication and lexical gain in children with Down syndrome: pilot study
Palavras-chave em inglês
Child
Communication aids for disabled
Down syndrome
Gestures
Language development disorders
Language tests
Vocabulary
Resumo em inglês
Children and adolescents with Down Syndrome (DS) present particular language and speech features due to multiple factors: anatomical, physiological, cognitive, linguistic, which compromise speech intelligibility and conversation skills. These deficits are characterized by late development in language particularly concerning expressive language, as well as prolonged use of gestures. In verbal expression, Downss patients present impaired syntax, morphology, lexicon and speech intelligibility. The use of Augmentative and Alternative Communication (AAC) is thus warranted to promote communication ability in DS patients, where verbal language can also benefit. The aim of the present study was to verify, through longitudinal follow up (twelve months), the influence of AAC use on lexical acquisition in five participants with DS (5;3 to 11;8 years), who were at the preoperative cognitive stage according to Genetic Epistemology, and presented severe language difficulties in terms of expression, with primary use of gestural and/or vocal means of communication. Language and cognitive assessments were used to identify cognitive stage, while a pragmatic test identified communication means. Also, an expressive vocabulary test was applied for assessments and reassessments at base line and the intervention end point in order to identify lexical gain over the period. Data from assessments and reassessments of both expressive vocabulary and therapeutic performance of patients were analyzed. All patients demonstrated a lower number of non-responses in the expressive vocabulary test, but did not necessarily increase number of correct answers, although substitution processes did increase. These included both verbal and non-verbal responses. A slight increase in verbal means of communication was observed. However, the use of idiosyncratic gestures was noted in this population. Not all participants went to school, an important ally in developing work with AAC. For schoolgoers, the use of AAC was new to the professionals, who required greater effort in guidance on this approach. A difficulty for families to change their communicative conduct with their children was evidenced, a common finding in initial AAC intervention. During therapy, they improved communication capacity, presenting greater communicative initiative and intention, and were able to produce and sustain more conversation with the aid of AAC according to qualitative evaluation. Findings and explanations were discussed with regard to lexical gain observed in the study, along with the implications of the initial AAC study and its development. New perspectives for future studies were outlined
 
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SandraCFPires.pdf (1.36 Mbytes)
Data de Publicação
2008-11-18
 
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  • LIMONGI, Suelly Cecilia Olivan, and PIRES, Sandra Cristina Fonseca. The role of the family in the AAC team. In 12th Biennial Conference of the International Society for Augmentative and Alternative Communication, Dusseldorf, 2006. Proceedings of the 12th Biennial Conference ISAAC - Communication Bridges.Dusseldorf, 2006. Abstract.
  • PIRES, Sandra Cristina Fonseca, and LIMONGI, Suelly Cecilia Olivan. Study of a pre-requisite´s existence for AAC representational systems use. In 27th World Congress of the IALP International Association of Logopedics and Phoniatrics, Copenhagen, 2007. Proceedings of the 27th World Congress fo the IALP.Copenhagen, 2007. Abstract.
  • PIRES, Sandra Cristina Fonseca, e LIMONGI, Suelly Cecilia Olivan. Padrão comunicativo de uma criança com síndrome de Down e o uso de comunicação suplementar e/ou alternativa. In I Congresso Internacional Aprendendo Down do Sul da Bahia, Ilhéus, 2006. Anais do I Congresso Internacional Aprendendo Down., 2006. Resumo.
  • PIRES, Sandra Cristina, and LIMONGI, Suelly Cecilia Olivan. Cognitive language relation in the augmentative and alternative communication. In 12th Biennial Conference of the International Society for Augmentative and Alternative Communication, Dusseldorf, 2006. Proceedings of 12th Biennial Conference ISAAC - Communication Bridges.Dusseldorf, 2006. Abstract.
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