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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2013.tde-03012014-152105
Document
Auteur
Nom complet
Leticia Alves do Nascimento
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Fernandes, Fernanda Dreux Miranda (Président)
Lopes, Debora Maria Befi
Varanda, Cristina de Andrade
Titre en portugais
Correlação entre frequência e evolução terapêutica em fonoaudiologia nos distúrbios do espectro autístico
Mots-clés en portugais
Avaliação de resultado de intervenções terapêuticas
Evolução clínica
Fonoaudiologia
Prática clínica baseada em evidências
Transtorno autístico/terapia
Resumé en portugais
Introdução: Os distúrbios do espectro do autismo são caracterizados como quadros complexos que abrangem dificuldades nas áreas de linguagem, cognição, comportamento e interação social. Diversos autores apontam o comprometimento de linguagem como principal alteração nestes quadros, já que se trata do processo que permite a comunicação intra e interpessoal. A aquisição e o uso da linguagem é foco principal da terapia fonoaudiológica nos distúrbios do espectro do autismo, principalmente no que diz respeito às habilidades pragmáticas. Objetivo: verificar se há correlação entre a frequência nas terapias e a porcentagem de faltas com o processo de evolução terapêutica e se há uma quantidade mínima de frequência em terapia em um semestre para que haja evolução do quadro. Método: Foram analisados os dados de frequência semestral, avaliação pragmática semestral e avaliação sócio-cognitiva semestral dos prontuários de 50 sujeitos com idades entre 2 e 17 anos durante quatro semestres de tratamento de cada um. Resultados: Após a correlação entre todas as variáveis das avaliações pragmática e sócio cognitiva e os grupos de frequências, foi possível observar que é necessário mais do que 60% de frequência nas terapias fonoaudiológicas previstas durante o semestre para que haja evolução terapêutica. Conclusão: O presente estudo é relevante para os serviços que oferecem este tipo de tratamento fonoaudiológico, indicando que há um mínimo de frequência necessária para que haja melhora do quadro, contribuindo para a delimitação de parâmetros mínimos de frequência à terapia
Titre en anglais
Correlation between frequency and evolution in speech therapy in autistic spectrum disorders
Mots-clés en anglais
Autistic disorder
Clinical evolution
Evaluation of results of therapeutic intervention
Evidence-based practice
Speech language and hearing sciences
Resumé en anglais
Introduction: The autism spectrum disorders are characterized as a complex condition involving impairments in the areas of language, cognition, behavior and social interaction. Several authors suggest that language impairment is the main disorder in these cases, since it is essential to intra and interpersonal communication. Language acquisition and functional use is the main focus of speech-language therapy in autism spectrum disorders, particularly regarding pragmatic abilities. Objective: Verify if there is a correlation between frequency and percentage of absence in therapy sessions and therapeutic evolution and if there is a minimal amount of frequency in therapy necessary to this evolution. Methods: Data about frequency, pragmatic and social-cognitive assessment regarding four semesters of speech-language of the records of 50 individuals aged 2 to 17 years were analyzed. Results: After the correlation of all variables of pragmatic and socio-cognitive assessments with the frequency in therapy, it was observed that more than 60% of frequency in speech-language therapies during the semester is needed to result in observable therapeutic evolution. Conclusion: The present study is relevant to the services that offer this type of speech therapy, indicating that there is a minimum frequency necessary for there to be improvement, contributing to the definition of minimum parameters of frequency therapy
 
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Date de Publication
2014-01-03
 
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  • FERNANDES, F. D. M., AMATO, C. A. H., and NASCIMENTO, L. A. Language therapy results in children and adolescents with autism spectrum disorders. In 29th World Congress of the IALP, torino, 2013. Where Pratice meets science. : IALP, 2013. Abstract.
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