• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.5.2004.tde-29092005-230328
Documento
Autor
Nombre completo
Mariana Szymanski Ribeiro Gomes
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2004
Director
Tribunal
Lichtig, Ida (Presidente)
Bassetto, Mônica Cristina Andrade
Carnio, Maria Silvia
Gualda, Dulce Maria Rosa
Westphal, Marcia Faria
Título en portugués
"Plano de ação participativa para a identificação da deficiência auditiva em crianças de 3 a 6 anos de idade de uma comunidade de baixa renda"
Palabras clave en portugués
CENTROS COMUNITÁRIOS DE SAÚDE/recursos humanos
CRECHES/recursos humanos
EFICÁCIA
ESTUDOS TRANSVERSAIS
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA/educação
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA/estatística & dados numéricos
POPULAÇÃO PERIFÉRICA
PRÉ-ESCOLAR
QUESTIONÁRIOS
TESTES DE IMPEDÂNCIA ACÚSTICA/métodos
TRIAGEM
Resumen en portugués
Objetivo: este estudo teve por objetivo verificar a eficácia de um procedimento para a identificação da deficiência auditiva em crianças pré escolares de uma comunidade de baixa renda por pessoas não especialistas. Casuística e métodos: funcionários da creche e da unidade de saúde foram treinados para aplicarem um questionário para triagem auditiva nos pais de 224 crianças de 3 a 6 anos de idade, que foram submetidas à triagem audiométrica e imitanciométrica. Resultados: verificou-se alta concordância na coleta de dados por meio do questionário entre a pesquisadora e os não especialistas. O questionário apresentou melhor sensibilidade e pior especificidade. Os não especialistas relataram aprendizado com a pesquisa e conscientização sobre a importância da audição. Conclusão: é possível treinar agentes comunitários a identificarem a deficiência auditiva em suas comunidades com instrumentos de baixo custo.
Título en inglés
Participation of non-specialists in the detection of hearing loss in preschool children of a poor community
Palabras clave en inglés
ACOUSTIC IMPEDANCE TESTS/methods
CHILD DAY CARE CENTERS/manpower
CHILD PRESCHOOL
COMMUNITY HEALTH CENTERS/manpower
CROSS-SECTIONAL STUDIES
EFFICACY
HEARING IMPAIRED PERSONS/education
HEARING IMPAIRED PERSONS/statistics & numerical data
ISOLATED POPULATION
QUESTIONAIRES
TRIAGE
Resumen en inglés
Aim: this study aimed to access the efficacy of a low cost instrument used by non professionals to identify hearing loss in pre-school children in a low income community. Methods: employees of a nursery school and a health unit were trained to use a hearing screening questionnaire with parents of 224 children aged 3 to 6 years. The children underwent audiological screening. Results: the results showed that the non - specialists were capable of reproducing the evaluation of the professional regarding the use of the questionnaire. The questionnaire presented better sensitivity than specificity. The non - specialists reported learning and awareness of the importance of hearing in children. Conclusion: the questionnaire offers a low cost option for hearing screening, specially if it is administered by non professionals resources
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2005-10-05
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.