• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2005.tde-29092005-160511
Documento
Autor
Nome completo
Marilia Christina Tenorio Rebolho
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Casarotto, Raquel Aparecida (Presidente)
Sznelwar, Laerte Idal
Vergueiro, Waldomiro de Castro Santos
Título em português
Efeitos da educação postural nas mudanças de hábitos em escolares das 1ª a 4ª séries do ensino fundamental
Palavras-chave em português
CONHECIMENTOS ATITUDES E PRÁTICA EM SAÚDE
CRIANÇA
DOR NAS COSTAS/prevenção & controle
EDUCAÇÃO PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA
POSTURA
PREVENÇÃO PRIMÁRIA
Resumo em português
A perspectiva dos fisioterapeutas que desenvolvem programas de educação postural com crianças bem jovens é que essas medidas de prevenção primária possam reduzir, a longo prazo a prevalência de dores nas costas.Esse estudo experimental, verificou os efeitos da educação postural comparando duas estratégias educacionais utilizando-se da pedagogia de uma história em quadrinhos (HQ) na retenção de informações desses hábitos posturais e de um circuito demonstrativo (CD), onde as crianças vivenciavam cada postura correta e incorreta. O programa de educação postural foi aplicado em três sessões educativas em escolares das 2ª e 3º séries, com idades entre 7-11 anos, de uma Escola Municipal, no Estado de São Paulo. A amostra consistiu de 80 crianças nos grupos HQ e CD. As sessões tiveram a duração de uma hora e serviram para transmitir noções básicas sobre: anatomia, biomecânica e fisiopatologia de dores na coluna vertebral e hábitos posturais corretos nas seguintes situações: postura sentada, postura em pé, postura deitada, transporte de mochila, técnica de levantamento e transferência de objetos. O conhecimento dos hábitos posturais foi verificado por intermédio de questionários aplicados antes do início do programa e após um período de 6 meses do término da pesquisa. Os resultados do estudo indicaram que para todas as variáveis estudadas não foram detectadas diferenças no aprendizado e memorização dos hábitos posturais corretos em ambos os sexos que se submeteram às duas metodologias de ensino, exceto no jeito de dormir, onde o índice de aumento das respostas corretas foi de 23% para o Circuito, enquanto o HQ apresentou apenas 7%
Título em inglês
Effects of posture education on the habit changes of '1 POT.st'to '4 POT.th' grades elementary school students
Palavras-chave em inglês
BACK PAIN/prevention & control
CHILD
EDUCATION PRIMARY AND SECONDARY
HEALTH KNOWLEDGE ATTITUDES PRACTICE
POSTURE
PRIMARY PREVENTION
Resumo em inglês
OBJECTIVE: This experimental study compared two educational strategies using the pedagogy of a comic book story (HQ) and a demonstration circuit (CD), to teach instructions for correct posture habits. METHOD: 80 students from the 2nd and 3rd grades of an elementary school in São Paulo city were studied using a questionnaire before and after the education program, and also six months after the end of the research, to assess the retention of the correct habits. RESULTS: The correct rates after the instructions increased 90% for both education strategies, except for the sleeping posture, which had more correct responses in the CD education practice. CONCLUSION: In the comparison between the comic book story and the demonstration circuit education strategies, both were effective in the memorization of correct postural habits
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2005-12-05
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • REBOLHO, Marilia. Estratégias para ensino de hábitos posturais em crianças: História em quadrinhos versus experiência prática. Revista Fisioterapia e Pesquisa, 2009, vol. 16, n. 1, p. 46-51.
  • REBOLHO, Marilia. Prevalência de dor músculo esquelética e percepção de hábitos posturais entre estudantes do ensino fundamental. Revista de Medicina (USP), 2011, vol. 90, p. 66-75.
  • REBOLHO, Marilia. Posturinha & Sua Turma ( Harmonia com a postura) São Paulo, 2011. Outros. ISBN 978-85-36609645 Livro.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.