• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2005.tde-29092005-160511
Document
Auteur
Nom complet
Marilia Christina Tenorio Rebolho
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2005
Directeur
Jury
Casarotto, Raquel Aparecida (Président)
Sznelwar, Laerte Idal
Vergueiro, Waldomiro de Castro Santos
Titre en portugais
Efeitos da educação postural nas mudanças de hábitos em escolares das 1ª a 4ª séries do ensino fundamental
Mots-clés en portugais
CONHECIMENTOS ATITUDES E PRÁTICA EM SAÚDE
CRIANÇA
DOR NAS COSTAS/prevenção & controle
EDUCAÇÃO PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA
POSTURA
PREVENÇÃO PRIMÁRIA
Resumé en portugais
A perspectiva dos fisioterapeutas que desenvolvem programas de educação postural com crianças bem jovens é que essas medidas de prevenção primária possam reduzir, a longo prazo a prevalência de dores nas costas.Esse estudo experimental, verificou os efeitos da educação postural comparando duas estratégias educacionais utilizando-se da pedagogia de uma história em quadrinhos (HQ) na retenção de informações desses hábitos posturais e de um circuito demonstrativo (CD), onde as crianças vivenciavam cada postura correta e incorreta. O programa de educação postural foi aplicado em três sessões educativas em escolares das 2ª e 3º séries, com idades entre 7-11 anos, de uma Escola Municipal, no Estado de São Paulo. A amostra consistiu de 80 crianças nos grupos HQ e CD. As sessões tiveram a duração de uma hora e serviram para transmitir noções básicas sobre: anatomia, biomecânica e fisiopatologia de dores na coluna vertebral e hábitos posturais corretos nas seguintes situações: postura sentada, postura em pé, postura deitada, transporte de mochila, técnica de levantamento e transferência de objetos. O conhecimento dos hábitos posturais foi verificado por intermédio de questionários aplicados antes do início do programa e após um período de 6 meses do término da pesquisa. Os resultados do estudo indicaram que para todas as variáveis estudadas não foram detectadas diferenças no aprendizado e memorização dos hábitos posturais corretos em ambos os sexos que se submeteram às duas metodologias de ensino, exceto no jeito de dormir, onde o índice de aumento das respostas corretas foi de 23% para o Circuito, enquanto o HQ apresentou apenas 7%
Titre en anglais
Effects of posture education on the habit changes of '1 POT.st'to '4 POT.th' grades elementary school students
Mots-clés en anglais
BACK PAIN/prevention & control
CHILD
EDUCATION PRIMARY AND SECONDARY
HEALTH KNOWLEDGE ATTITUDES PRACTICE
POSTURE
PRIMARY PREVENTION
Resumé en anglais
OBJECTIVE: This experimental study compared two educational strategies using the pedagogy of a comic book story (HQ) and a demonstration circuit (CD), to teach instructions for correct posture habits. METHOD: 80 students from the 2nd and 3rd grades of an elementary school in São Paulo city were studied using a questionnaire before and after the education program, and also six months after the end of the research, to assess the retention of the correct habits. RESULTS: The correct rates after the instructions increased 90% for both education strategies, except for the sleeping posture, which had more correct responses in the CD education practice. CONCLUSION: In the comparison between the comic book story and the demonstration circuit education strategies, both were effective in the memorization of correct postural habits
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2005-12-05
 
AVERTISSEMENT: Le matériau se réfère à des documents provenant de cette thèse ou mémoire. Le contenu de ces documents est la responsabilité de l'auteur de la thèse ou mémoire.
  • REBOLHO, Marilia. Estratégias para ensino de hábitos posturais em crianças: História em quadrinhos versus experiência prática. Revista Fisioterapia e Pesquisa, 2009, vol. 16, n. 1, p. 46-51.
  • REBOLHO, Marilia. Prevalência de dor músculo esquelética e percepção de hábitos posturais entre estudantes do ensino fundamental. Revista de Medicina (USP), 2011, vol. 90, p. 66-75.
  • REBOLHO, Marilia. Posturinha & Sua Turma ( Harmonia com a postura) São Paulo, 2011. Outros. ISBN 978-85-36609645 Livro.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.