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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2006.tde-29012007-140926
Documento
Autor
Nome completo
Renata Luciane Megale
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Schochat, Eliane (Presidente)
Iorio, Maria Cecília Martinelli
Russo, Iêda Chaves Pacheco
Título em português
Treinamento auditivo: avaliação do benefício em idosos usuários de próteses auditivas
Palavras-chave em português
Adaptação
Auxiliares de audição
Idoso
Questionários
Testes auditivos/métodos
Transtornos da audição/reabilitação
Resumo em português
INTRODUÇÃO: A deficiência auditiva acarreta dificuldades na comunicação, as quais podem ser minimizadas através da adaptação de próteses auditivas e do treinamento auditivo. OBJETIVO: o objetivo geral deste estudo foi verificar a efetividade do treinamento auditivo em idosos novos usuários de próteses auditivas, quanto ao benefício no processo de adaptação. MÉTODOS: Foram selecionados 42 indivíduos portadores de deficiência auditiva neurossensorial de grau leve a moderado, com idades entre 60 e 90 anos, novos usuários de próteses auditivas bilaterais, distribuídos em dois grupos: Grupo Experimental (GE) e Grupo Controle (GC). O GE foi submetido a um programa de treinamento auditivo em cabina acústica durante seis sessões. Ambos os grupos foram avaliados com os testes de Fala com Ruído, Escuta com Dígitos, e questionários de auto-avaliação HHIE e APHAB, em três momentos: sem próteses (1ª avaliação), quatro semanas (2ª avaliação), e oito semanas (3ª avaliação), após a adaptação das próteses. RESULTADOS: houve diferença estatisticamente significante para os dois testes aplicados, e para o questionário APHAB (quanto ao benefício) na 2ª e na 3ª avaliações, nas sub-escalas: Facilidade de Comunicação, Reverberação e Ruído Ambiental, o que não ocorreu para o questionário HHIE. CONCLUSÕES: o programa de treinamento auditivo em cabina acústica foi efetivo com relação ao benefício durante o processo de adaptação das próteses auditivas.
Título em inglês
Auditory training: evaluation of the benefits for elderly hearing aids users
Palavras-chave em inglês
Adaptation
Elderly
Hearing aids
Hearing disorders/rehabilitation
Hearing tests/methods
Questionnaires
Resumo em inglês
INTRODUCTION: Hearing loss causes communication difficulties that can be minimized through the adaptation of hearing aids and through the auditory training. AIM: the purpose of this study was to verify the effectiveness of the auditory training for elderly hearing aids recent users concerning the benefits for the adaptation process. METHOD: 42 individuals with mild to moderate sensorineural hearing loss, ranging in age from 60 to 90 years, recent bilateral hearing aids users were selected and divided into two groups: Experimental Group (EG) and Control Group (CG). The EG underwent an auditory training program in an acoustic booth during six sessions. Both groups were evaluated with Speech in Noise Test, Dichotic Digits Test and the questionnaires HHIE and APHAB in three moments: without the hearing aid (1st evaluation), four weeks (2nd evaluation) and 8 weeks (3rd evaluation) after the hearing aids adaptation. RESULTS: there was a significant statistical difference for the two tests used and for the APHAB questionnaire (concerning the benefit) in the 2nd and 3rd evaluations, in the sub-scales: Communication Facility, Reverberation and Environmental Noise, not verified in the HHIE questionnaire. CONCLUSIONS: the auditory training program in acoustic booth was effective concerning the benefit during the hearing aids adaptation process.
 
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Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
renatalucianemegale.pdf (549.31 Kbytes)
Data de Publicação
2007-01-31
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • MEGALE, R. L., IÓRIO, Maria Cecilia Martinelli, and SCHOCHAT, E. Treinamento auditivo: avaliação do benefício em idosos usuários de próteses auditivas. Pró-Fono , 2010, vol. 22, p. 101-106.
  • SCHOCHAT, E., CARVALHO, Luciana, e MEGALE, Renata. Treinamento auditivo: avaliação da manutenção das habilidades. Pró-Fono, 2002, vol. 14, nº 1, p. 93-98.
  • MEGALE, R. L., e SCHOCHAT, E. Treinameno auditivo: avaliação do benefício em idosos usuários de próteses auditivas. In 15 Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Gramado - RS, 2007. Anais do 15 Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia., 2007. Resumo.
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