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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2009.tde-22022010-160337
Documento
Autor
Nombre completo
Lígia Emerita Guedes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Ferreira Junior, Mario (Presidente)
Chaves, Eliane Correa
Chiesa, Anna Maria
Título en portugués
Reflexões sobre relações disciplinares a partir do estudo de caso de um serviço universitário de promoção da saúde e prevenção de doenças na prática clínica
Palabras clave en portugués
Interdisciplinaridade
Profissionais de saúde
Promoção da saúde
Resumen en portugués
Introdução. O trabalho em equipe interdisciplinar é considerado um importante pressuposto para reorganização do processo de trabalho nas práticas de promoção da saúde e prevenção de doenças, visando a uma abordagem mais integral e resolutiva. Objetivo. Discutir aspectos das relações disciplinares entre profissionais de saúde, incluindo barreiras e facilitadores à prática da interdisciplinaridade, tomando como referência o caso de um centro universitário voltado ao ensino e pesquisa em promoção da saúde e prevenção de doenças na prática clínica. Método. Pesquisa qualitativa, realizada no Centro de Promoção da Saúde do Serviço de Clínica Geral do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (CPS-HCFMUSP), com emprego de observação participante e entrevistas semiestruturadas com profissionais de saúde, iniciada após prévia aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e consentimento esclarecido dos entrevistados. Os dados foram submetidos à análise qualitativa, através da análise de conteúdo, modalidade temática. Resultados. Encontram-se práticas realizadas por profissionais com mesmos objetivos, porém com pequena interação entre si, sem método e linguagem comuns, trabalhando sem integração, mas com conhecimento unificado e com diferentes níveis de hierarquia horizontal. No conjunto, esta situação pode representar um momento de transição da pluridisciplinaridade para a interdisciplinaridade. Conclusão. A interdisciplinaridade no caso avaliado não é uma realidade posta, mas um processo ainda em evolução. Fatores sócio-culturais, institucionais e subjetivos podem agir tanto como facilitadores quanto como obstáculos à interdisciplinaridade.
Título en inglés
Reflections about disciplinary relationships based upon the case study of a university service for education and research in health promotion and disease prevention in clinical practice
Palabras clave en inglés
Health promotion
Interdisciplinarity
Interprofessional relationships
Resumen en inglés
Introduction. Interdisciplinary teams are considered an important premise for the rearrangement of the work process in practices of health promotion and disease prevention, aiming at an integral and resolutive approach. Objective. Discuss the disciplinary relationships among health professionals, including barriers and facilitators to the practice of interdisciplinarity, in the context of a university center for education and research in health promotion and disease prevention in clinical practice. Method. Qualitative research, conducted at the Centro de Promoção da Saúde do Serviço de Clínica Geral do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo -CPS-HCFMUSP, using participant observation and semi-structured interviews with health professionals, started up after approval by the HCFMUSP - Research Ethics Committee and the informed consent of interviewees. The data was subjected to qualitative content analysis, on the basis of thematic modality. Results. It was observed practices performed by professionals with little interaction, no common language and method and lack of integration, but with similar goals, unified knowledge and different levels of horizontal hierarchy. Overall, this may represent a moment of transition from multidisciplinary to interdisciplinary work. Conclusion. Interdisciplinarity is not a fact, but a process still in evolution. Socio-cultural, institutional and individual factors can act both as facilitators or as barriers to its implementation.
 
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MESTRADOGuedesLE.pdf (1.20 Mbytes)
Fecha de Publicación
2010-03-02
 
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