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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2004.tde-19092014-101620
Documento
Autor
Nome completo
Milaine Dominici Sanfins
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2004
Orientador
Banca examinadora
Schochat, Eliane (Presidente)
Borges, Alda Cristina Lopes de Carvalho
Lewis, Doris Ruthi
Título em português
Neuropatia auditiva/dessincronia auditiva: um estudo em alunos de três escolas especiais para deficientes auditivos da cidade de São Paulo
Palavras-chave em português
Deficiência auditiva/diagnóstico
Doenças dos nervos periféricos/diagnóstico
Testes audiológicos
Resumo em português
Introdução: A Neuropatia auditiva/Dessincronia auditiva (NA) é um transtorno que foi identificado há apenas 20 anos, os pacientes que possuíam este transtorno eram diagnosticados como deficientes auditivos como conseqüência da falha no diagnóstico. Com o surgimento do registro das Emissões Otoacústicas e sua presença no repertório de testes de avaliação auditiva, foi possível ao clínico fazer o diagnóstico de NA. Assim sendo, é possível que alguns indivíduos que foram diagnosticados como portadores de uma perda auditiva neurossensorial, tivessem, na verdade, NA. Objetivos: O objetivo deste estudo foi caracterizar o tipo e grau da deficiência auditiva em uma população de deficientes auditivos da cidade de São Paulo; verificar a época da suspeita pelos pais da deficiência auditiva bem como do diagnóstico audiológico nestes indivíduos; identificar os participantes cujas avaliações comportamentais são incompatíveis com as avaliações eletrofisiológicas, visando identificar casos de Neuropatia Auditiva e realizar estudo qualitativo de casos dos participantes com incompatibilidade de respostas nas avaliações comportamentais e eletrofisiológicas. Método: Foram avaliados 89 deficientes auditivos de três escolas especiais da cidade de São Paulo e 11 do setor de Audiologia Educacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo através de alguns testes audiológicos: imitanciometria, audiometria tonal limiar (ATL), emissões otoacústicas (EOA) e potencial evocado auditivo do tronco-encefálico (PEATE). Resultados: Dos 100 participantes deste estudo, 99% apresentaram uma deficiência auditiva do tipo neurossensorial e em 50% o grau predominante da deficiência auditiva foi profundo, um deles não conseguiu realizar a ATL. A média de idade da suspeita dos pais foi de 15,52 meses e o diagnóstico clínico foi de 25,07 meses, em todos os grupos a suspeita dos pais foi anterior ao diagnóstico. Apenas um participante apresentou avaliações comportamentais incompatíveis com as eletrofisiólogicas, todavia, no decorrer da pesquisa o quadro foi modificado, sendo que a flutuação da audição foi o fator mais marcante observado. Conclusões: Os resultados sugerem que a NA é um transtorno raro mesmo na população dos deficientes auditivos e alertam para a necessidade de acompanhar longitudinalmente os casos de suspeita do transtorno
Título em inglês
Auditory neuropathy/auditory dys-synchrony: a study with the hearing impaired students of three special schools in the city of São Paulo
Palavras-chave em inglês
Audiologic tests
Hearing loss/diagnósis
Peripheral nervous system diseases/diagnosis
Resumo em inglês
Introduction: Auditory Neuropathy/Auditory Dys-synchrony (AN) is a disorder identified only 20 years ago. Due to diagnosis failure, patients with this disorder were diagnosed as hearing impaired. AN diagnosis was made possible upon the appearance of OAE's recordings and its presence in hearing evaluation battery. Therefore, it is possible that some individuals who have been diagnosed as suffering from sensorioneural hearing loss had indeed AN. Purpose: The purpose of this study was to characterize the type and degree of auditory impairment in a population of the hearing impaired in the city of São Paulo; to verify when parents had the suspicious of the hearing impairment and when was the audiological diagnosis done in these individuals; to identify the subjects whose behavioral evaluations are not compatible with the electrophysiological evaluations in order to identify Auditory Neuropathy events and carry out a qualitative study of the cases of subjects with incompatibility of responses in the behavioral and electrophysiological evaluations. Method: 89 hearing impaired individuals from three school for the deaf in the city of São Paulo, and 11 from the Educational Audiology Division of the Medicine School of the University of São Paulo were evaluated in some audiological tests: imitanciometry, audiometer evaluation (AE), otoacoustic emissions (OAE) and Auditory Brainstem Response (ABR). Results: Out of the 100 subjects in this study, 99% presented a sensorioneural hearing loss, and in 50% the predominant degree of auditory loss was profound, one of the subjects was not able to perform AE. The average age of parents suspicion was 15.52 months and the clinical diagnosis was 25.07 months, in all the groups the parents suspicion was prior to the formal diagnosis. Only one subject presented behavioral evaluations incompatible with the electrophysiological, however, in the course of the research the chart was changed, whereas the hearing fluctuation was the most remarkable factor observed. Conclusions: The results suggest that AN is a rare disorder even in the hearing impaired community and alert the need of long term follow up in the cases of suspected disorder
 
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Data de Publicação
2014-09-22
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • SANFINS, M. D., e SCHOCHAT, E. Estudo de caso: neuropatia auditiva/dessincronia auditiva. Temas em Educação e Saúde (Araraquara), 2006, vol. 5, p. 93-105.
  • SANFINS, M. D., e SCHOCHAT, E. Neuropatia Auditiva / dessincronia auditiva: um estudo em alunos de três escolas especiais para deficientes auditivos da cidade de São Paulo. In 20º EIA, São Paulo, 2005. Anais do 20º EIA., 2005. Resumo.
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