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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2008.tde-17122008-094201
Documento
Autor
Nome completo
Filipe Guimarães Corrêa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Wen, Chao Lung (Presidente)
Pécora, José Ricardo
Philippi, Sonia Tucunduva
Título em português
Treinamento de profissionais de educação física para o reconhecimento precoce de doenças osteoarticulares através do uso de teleducação interativa
Palavras-chave em português
Doenças musculosesqueléticas
Educação a distância
Educação física
Resumo em português
Fatores como aumento na expectativa de vida da população brasileira e o aumento de número de pessoas com estilo de vida predominantemente sedentário vem gerando o crescimento da incidência de uma série de doenças crônicas e degenerativas. A prática de exercícios físicos para esta considerável parcela da sociedade é importante, entretanto, a prescrição e execução da prática de exercícios físicos requerem cuidados especiais, como o reconhecimento de sinais que permitam a suspeita de doenças e lesões, principalmente as doenças musculosesqueléticas que podem ser agravados devido a atividades físicas, sem tratamento médico adequado. Através de um levantamento realizado no início deste trabalho, constatou-se a deficiência ou até ausência de matérias ou disciplinas que abordassem temas relacionados a doenças do sistema osteoarticular nas grades curriculares de cursos de graduação em educação física. Atualmente as academias de ginástica são em grande parte freqüentadas por pessoas que tem como objetivo a manutenção ou aquisição de uma melhor condição de saúde, não se restringindo apenas a objetivos relacionados com a estética corporal. As modalidades de exercícios mais praticados são: ginástica e musculação, segundo pesquisa realizada pelo Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo. Em outro levantamento realizado, neste presente trabalho, nas academias de ginástica, revelou que: a incidência de queixas de dores por parte dos freqüentadores destas academias se concentravam nas regiões lombar da coluna e joelho e; os professores destas academias careciam de conhecimentos para reconhecimento dos sinais destas doenças. O objetivo deste trabalho foi, estruturar um modelo de teleducação interativa para o treinamento de educadores físicos na identificação de sinais precoces de doenças osteoarticulares, apoioado na estruturação de um curso com inserção em um tutor eletrônico baseado na internet (cybertutor), transmissão de vídeos dos autores dos módulos em forma de video streaming e; utilização de iconografias de computação gráfica 3D (projeto homem virtual). Foi elaborada uma prova para avaliação de conhecimento dos estudantes de graduação dos cursos de educação física e ciências da atividade física da Universidade de São Paulo. Os estudantes foram avaliados quanto ao conhecimento temático do curso concomitante com avaliação do grau de inclusão digital e avaliação subjetiva dos estudantes em relação à aplicabilidade do curso. Como resultado, foi desenvolvido um curso interativo, com video streaming e 3 seqüências do homem virtual como recurso de apoio didático. O trabalho demonstrou que os estudantes tiveram incremento de conhecimento, inclusive os estudantes reprovados; a facilidade de acesso a recursos tecnológicos e de telecomunicação não constituíram fatores determinantes em relação ao grau de desempenho dos estudantes e; a sensação subjetiva dos estudantes em relação à aplicabilidade e relevância do curso foi maior entre os estudantes aprovados
Título em inglês
Treinamento de profissionais de educação física para o reconhecimento precoce de doenças osteoarticulares através do uso de teleducação interativa
Palavras-chave em inglês
Education distance
Musculoskeletal diseases
Physical education
Resumo em inglês
Factors as increase in the expectative of life of Brazilian population and the growth of people with predominantly sedentary style of life are generating the growth of the incidence of many chronic and degenerative illnesses. The practice of physical exercises for this considerable portion of the society is important, however, to prescribe and execute the practice of physical exercises requires special cares, such as the recognition of these signals that can allow to suspect of illnesses and injuries, mainly the musculoskeletal diseases that can be aggravated due to practice of physical exercises, without adjusted medical treatment. Through a collection of data in the initial phases of this work was evidenced that theres a lack or none of disciplines that speech about themes related with diseases of the musculoskeletal system in the curriculum of the graduations courses in physical education. Nowadays, the gymnastics academies are frequented by people with the objective of improving health condition, not only improving the corporal esthetic condition. The modalities of the most practiced exercises in these environments are: gymnastics and muscular exercises, accordingly to a research done by CREF (Regional Counsel of Physical Education of the State of São Paulo). Another collection of data in this work was in the gymnastics academies that revealed that the incidence of pains complaints of the people who goes to academy was concentrated in the lumbar regions of the column and knee; the professors of these academies need of knowledge for recognition of the signal of these illnesses. The objective of this work was to structure a model interactive teleducation for the training of physical educators in the identification precocious signals of osteoarticular illnesses, which was supported of a structured course inserted in an electronic tutor based in the internet (cybertutor), transmission of videos of the modules authors presented as streaming videos and use of 3D iconography of graphical computation (virtual man project). It was applied an evaluation test of knowledge for students from graduations courses in physical education and physical activity sciences of the University of São Paulo. They were submitted to an evaluation about their knowledge of the courses theme, an evaluation of the degree of digital inclusion and a subjective evaluation in relation to the applicability of the course. As result, an interactive course was developed, with video streaming and 3 sequences of the virtual man as resource of didactic support. This work demonstrated that the students had had knowledge increment, including the disapproved ones, the facility of access to technological and telecommunication resources had not constituted determinative factors in relation to the performance degree of students and the subjective sensation of the students in relation to the applicability and relevance of the course was bigger between the approved students
 
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filipeguimaraescorrea.pdf (1,019.42 Kbytes)
Data de Publicação
2008-12-22
 
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