• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.5.2004.tde-03082005-211716
Documento
Autor
Nome completo
Germano Forti Junior
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2004
Orientador
Banca examinadora
Tucci, Mauro Roberto (Presidente)
Bonassa, Jorge
Souza, Rogério de
Título em português
"Compensação automática do tubo "ATC(R)": uma comparação com a ventilação com pressão de suporte em simulador do sistema respiratório"
Palavras-chave em português
EQUIPAMENTOS E PROVISÕES
ESTUDO COMPARATIVO
ESTUDOS DE AVALIAÇÃO
RESPIRAÇÃO ARTIFICIAL/utilização
TRABALHO RESPIRATÓRIO
Resumo em português
INTRODUÇÃO: altos valores de pressão de suporte em pacientes obstrutivos crônicos (DPOC) podem levar a dissincronia paciente – ventilador e conseqüente aumento de trabalho e desconforto respiratório que podem ser agravados devido a tubos endotraqueais (TET) estreitos. Estudos revelam que a Compensação Automática do Tubo (ATC) pode compensar o trabalho imposto pelo tubo e melhorar o conforto respiratório, o que sugere melhora da sincronia paciente – ventilador, assunto pouco estudado na ATC principalmente em situações de obstrução ao fluxo da via aérea. OBJETIVO: comparar o desempenho entre a ATC e PSV do ventilador Evita 4. MATERIAL E MÉTODOS: um simulador de 2 compartimentos (TTL Michigan) foi conectado a um ventilador drive (Bear1000), determinando quatro situações de respiração espontânea: E1 e E2R7 (esforço normal e alto com resistência normal), E1 e E2R20 (esforço normal e alto com resistência alta). O segundo compartimento foi conectado a outro simulador (Bear Lung) simulando as pressões pleural e de via aérea, o qual foi conectado ao ventilador teste Evita 4 através de dois tubos endotraqueais (TET) 7,5 e 8,5 mm. Estudamos os efeitos de 4 valores de PS (5, 10, 15 e 20 cmH2O), ATC e ATC+PSV de 5 e 10 cmH2O. Para avaliar a compensação expiratória comparamos ATC+CPAP de 5 cmH2O com CPAP de 5 cmH2O. O grupo CONTROLE foram as 4 situações de respiração espontânea com o modelo sem o TET e sem o Evita 4. Foram analisados o trabalho inspiratório total e imposto (WOB), produto pressão-tempo inspiratório total e imposto pelo tubo (PTP), produto pressão-tempo expiratório (PTPexp), pressão proximal, e tempos de disparo (Δt inicial) e ciclagem (Δt final) do ventilador teste. RESULTADOS: a ATC e ATC+PSV geralmente determinaram valores de WOB e PTP menores ou similares que a PSV na situação de maior esforço (E2). Ao contrário, nas demais situações, o WOB e PTP foram menores na PSV do que na ATC e ATC+PSV. O Δt inicial foi menor que 100 milissegundos em todas as situações nos dois modos ventilatórios. O Δt final foi menor na ATC e ATC+PSV do que na PSV em todas as situações. Na maioria das situações, a compensação expiratória da ATC+CPAP contra CPAP, determinou uma redução do PTPexp. CONCLUSÕES: na compensação do trabalho respiratório, no maior esforço, geralmente a ATC é equivalente a PSV de 5 cmH2O. No menor esforço, ATC e ATC+PSV determinam menor alivio do trabalho respiratório do que a PSV nas comparações que realizamos. A ATC e ATC+PSV sempre determinam melhor sincronia na ciclagem do que a PSV em modelo mecânico. Em CPAP, quando a ATC está ativa determina menor resistência da válvula exalatória sem alterar o controle da PEEP traqueal.
Título em inglês
Automatic tube compensation "ATC(R)" : a comparison with pressure support ventilation in respiratory system simulator
Palavras-chave em inglês
COMPARATIVE STUDY
EQUIPMENT AND SUPPLIES
EVALUATION STUDIES
WORK BREATHING
Resumo em inglês
We evaluated the performance of the automatic tube compensation (ATC) and pressure support ventilation (PSV) of Evita 4 ventilator in respiratory system simulator at 4 different situations (2 effort and 2 resistance). The PSV was compared with ATC and with ATC+PSV and the CPAP with ATC+CPAP. The ATC resulted in the same work as PSV of 5 cmH2O in only 1 out of 4 simulations, in which ATC+PSV was also superior to PSV. The delay time in cycling was lower in ATC and ATC+PSV in 4 simulations. The ATC+CPAP reduced the expiratory pressure-time product in relation to CPAP. Hence, the compensation by ATC is equivalent to the PSV of 5 cmH2O. The combination ATC+PSV is more effective. The ATC and ATC+PSV provide better synchronism than PSV. The ATC expiratory compensation results in less expiratory work.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
TeseGermano.pdf (704.67 Kbytes)
Data de Publicação
2005-08-05
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.