• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2003.tde-02102014-083922
Documento
Autor
Nombre completo
Sylvia Lucia de Freitas
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2003
Director
Tribunal
Carvalho, Celso Ricardo Fernandes de (Presidente)
Cabral, Anna Lucia de Barros
Teixeira, Luzimar Raimundo
Título en portugués
Avaliação do conhecimento do professor de educação física sobre a asma em escolas públicas e particulares na região centro-oeste da cidade de São Paulo
Palabras clave en portugués
Asma/fisiopatologia
Criança
Eduação em saúde/estatística e dados numéricos
Questionários
São Paulo(SP)
Resumen en portugués
Noventa e três professores de educação física (PrEF) de 5a a 8a séries da rede pública (44) e da rede particular de ensino (49) foram solicitados a responder um questionário de 54 itens, para estabelecer o nível de conhecimento sobre asma e seu manuseio, exercício e suas atitudes em relação à asma e suas crises. Os questionários foram preenchidos durante o horário escolar sem nenhuma consulta e houve um alto índice de resposta dos professores das escolas públicas (86%) e das escolas particulares (69%). Nossos resultados mostram que os PrEF das escolas públicas e particulares apresentaram conhecimento regular sobre asma (60%) e exercício (66,6%), entretanto o conhecimento sobre os medicamentos para asma foi limitado (44%). Não foi observada diferença no conhecimento sobre asma entre PrEF de escolas públicas e particulares. Embora metade dos professores apresentasse experiência prévia em asma (pessoal, 13,8%; familiar, 39%), o nível de conhecimento foi similar quando comparado com aqueles que não tinham experiência prévia sobre a doença. A maioria dos professores também relatou a necessidade de informações sobre a asma, preferencialmente por meio de aula expositiva com médicos ou treinamento prático. Nossos resultados sugerem que os professores de educação física da rede pública e particular de ensino necessitam de maiores informações sobre asma, independente de apresentarem uma experiência prévia sobre a doença. Além disto, foi observado que o menor conhecimento sobre o assunto foi relativo aos medicamentos utilizados pelos asmáticos
Título en inglés
Assessment of knowledge of physical education teachers about asthma in public and private schools in middle western zone of São Paulo - Brazil
Palabras clave en inglés
Asthma/physiophatology
Child
Education health/statistics e numerical data
Questionnaires
São Paulo(SP)
Resumen en inglés
Ninety-three teachers of physical education (TPE) from public (44) and private (49) elementary schools in Sao Paulo were asked to respond a 54-item questionnaire about general asthma knowledge, exercise, medication and teacher's attitude toward asthma attack. Questionnaires were answered during school time without any consulting and there was a high response rate from public (86%) and private (69%) school teachers. Our results showed that TPE from public and private schools presented a regular knowledge about asthma (60%) and exercise (66.6%), nevertheless, they showed a low knowledge about asthma medication (44%). We did not observe any difference on asthma knowledge between TPE from public and private schools. Although half of the teachers presented previous asthma experience (personal, 13.8%; family, 39%), they had similar knowledge compared to teachers without previous asthma experience. Most teachers also related necessity of information on asthma through expositive classes with physicians or practical training. Our results showed that teachers of physical education from public and private schools in Brazil require information on asthma independent on previous experience on asthma. Besides, these teachers presented lower knowledge on asthma medication
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
SylviaLuciaFreitas.pdf (553.28 Kbytes)
Fecha de Publicación
2014-10-02
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.