• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.5.2009.tde-31082009-161125
Document
Auteur
Nom complet
Fábio Theoto Rocha
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2009
Directeur
Jury
Massad, Eduardo (Président)
Burattini, Marcelo Nascimento
Chaves, Eduardo Oscar de Campos
Ferrari, Elenice Aparecida de Moraes
Ortega, Neli Regina de Siqueira
Titre en portugais
Sistema informatizado para avaliação de crianças com dificuldades de aprendizagem
Mots-clés en portugais
Dislexia
Eletroencefalografia
Teoria de rede
Transtornos de aprendizagem
Resumé en portugais
As dificuldades no aprendizado da leitura podem ter uma causa neurológica ocasionada por fatores genéticos ou ambientais. O presente trabalho integra modelos matemáticos e neurocientíficos acerca dos processos neurais responsáveis pela leitura para estudar a dinâmica cerebral de alunos com e sem dificuldades no aprendizado da leitura. Utiliza-se, nesse estudo, uma técnica de mapeamento cerebral que considera o cérebro como uma rede complexa, onde os neurônios de diversas áreas cerebrais podem se organizar em subredes permitindo a execução paralela de diversos processos neurais. Mostra-se que os agrupamentos das áreas cerebrais de ambos os grupos, obtidos através de análise fatorial, são condizentes com modelos correntes em neurociências que sugerem para a leitura duas possíveis vias neurais, além do envolvimento de componentes de controle atencional (funções executivas).
Titre en anglais
Sistema informatizado para avaliação de crianças com dificuldades de aprendizagem
Mots-clés en anglais
Dyslexia
Electroencephalography
Graph theory
Learning disorders
Resumé en anglais
Reading learning difficulties can be caused by genetic or environmental factors. The present work integrate graph theory and models from neuroscience about the neurological processes involved in reading to study the cerebral dynamics of children with and without learning difficulties. The brain mapping technique used in the present study, considers the brain as a complex network where neurons from several areas can be organized on sub-networks allowing a parallel execution of several neural processes. It is shown that the brain areas associations disclosed by factorial analysis, are congruent with the neuroscientific models that consider the existence of two possible neurological routes involved in reading besides the participation of the executive functions.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
RochaFT2009.pdf (11.90 Mbytes)
Date de Publication
2009-09-03
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.