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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2015.tde-12052015-103032
Documento
Autor
Nome completo
Maria Lucia Rossi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Lotufo Neto, Francisco (Presidente)
Ramos, Renato Teodoro
Savoia, Mariangela Gentil
Título em português
Jogo terapêutico computadorizado na terapia com crianças
Palavras-chave em português
Ansiedade
Criança
Internet
Jogos de vídeo/psicologia
Relações profissional-paciente
Software
Terapia cognitiva/métodos
Terapia cognitiva/psicologia
Transtornos do comportamento infantil/terapia
Transtornos mentais
Resumo em português
Introdução: A psicoterapia infantil mediada com o computador pode tornar os pacientes mais colaborativos e motivados, diminuir o estigma de ir à terapia, aproximar e melhorar a relação com o terapeuta, facilitar a compreensão de conceitos terapêuticos fundamentais dentro da abordagem cognitivo-comportamental, melhorando suas habilidades de resolução de problemas além de estruturar as sessões de terapia. Objetivo: Criar um protocolo computadorizado para tratamento psicoterápico de crianças denominado Projeto Transformador. Avaliar o projeto para saber de sua viabilidade e utilidade como instrumento terapêutico. Método: Foram realizados dois estudos, um com as crianças e outro com os terapeutas. Os dois estudos foram abertos e utilizaram métodos quantitativos e qualitativos. O primeiro ensaio (A), foi realizado com 10 crianças com transtornos de ansiedade, que responderam a escalas de avaliação e a questionários. No segundo estudo (B), 12 terapeutas usaram o Projeto Transformador em sua prática clínica e sua experiência foi ouvida e analisada. Resultados: Os dados coletados mostraram que as crianças e os terapeutas ficaram satisfeitos com o programa computadorizado Projeto Transformador e este mostrou-se útil motivando a execução de um ensaio clínico randomizado
Título em inglês
Therapeutic computerized game in therapy with children
Palavras-chave em inglês
Anxiety
Child behavior disorders/therapy
Children
Cognitive behavior therapy (CBT)
Cognitive behavior/methods
Computer games
Internet
Mental health games
Software
Therapeutic computer games/psychology
Resumo em inglês
Introduction: Computer-mediated child psychotherapy can make patients more collaborative and motivated, decrease the stigma of going to therapy, closen and improve the relationship with the therapist, facilitate the understanding of fundamental therapeutic concepts within the cognitive-behavioral approach, improving their problem solving skills, as well as structure therapy sessions. Objective: To create a computerized protocol for psychotherapeutic treatment of children called Projeto Transformador. To assess the project's feasibility and usefulness as a therapeutic instrument. Method: Two studies were performed, one with children and one with therapists. Both studies were open and used quantitative and qualitative methods. The first study (A) was conducted with ten children with anxiety disorders who responded to evaluation scales and questionnaires. In the second study (B), twelve therapists used Projeto Transformador in their clinical practice and their experiences were heard and analyzed. Results: The data collected showed that both children and therapists were satisfied with the computerized program Projeto Transformador and that the program proved to be useful, motivating the implementation of randomized clinical tests
 
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MariaLuciaRossi.pdf (2.21 Mbytes)
Data de Publicação
2015-05-12
 
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