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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.5.2014.tde-09022015-122038
Documento
Autor
Nome completo
Priscila Dib Gonçalves
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Andrade, Arthur Guerra de (Presidente)
Kessle, Felix Henrique Paim
Rocca, Cristiana Castanho de Almeida
Serafim, Antonio de Padua
Título em português
Xadrez motivacional: uma nova abordagem de estimulação das funções executivas em dependentes de cocaína/crack
Palavras-chave em português
Entrevista motivacional
Função executiva
Grupos controle
Neuropsicologia
Reabilitação
Testes neuropsicológicos
Transtornos relacionados a uso de cocaína
Usuários de drogas
Resumo em português
INTRODUÇÃO: A dependência de cocaína/crack está associada a prejuízos neuropsicológicos, principalmente nas funções executivas, estas gerenciadas predominantemente pelo córtex préfrontal do cérebro. O jogo de xadrez é uma atividade que recruta funções executivas e tem sido empregado na reabilitação de pacientes com outros transtornos psiquiátricos; porém, nenhum estudo, até hoje, avaliou o impacto deste jogo em pacientes com dependência química. OBJETIVO: Investigar a viabilidade e o impacto de uma abordagem inovadora, o Xadrez Motivacional, com foco na estimulação das funções executivas, especialmente em memória de trabalho, planejamento e tomada de decisões. MÉTODOS: Foram selecionados 72 pacientes entre 18 e 45 anos que estavam internados na Enfermaria do Comportamento Impulsivo (ECIM) do IPq-HC-FMUSP com diagnóstico de dependência de cocaína/crack. Os pacientes foram divididos em dois grupos, o Grupo Intervenção (n=42), submetido ao Xadrez Motivacional (intervenções por meio de estratégias de Entrevista Motivacional e jogo de xadrez) e o Grupo Controle, (n=30) submetido a atividades recreativas. Os pacientes foram avaliados pré e pós intervenção (aproximadamente um mês de abstinência) através de testes neuropsicológicos e escalas de autopreenchimento. RESULTADOS: Foi observada melhoria significativa na maioria das funções avaliadas, em ambos os grupos (intervenção e controle), porém a participação no Grupo Intervenção associou-se com uma melhoria mais significativa em memória de trabalho verbal. CONCLUSÃO: Estes resultados são promissores por demonstrarem a viabilidade do Xadrez Motivacional nesta população e, principalmente, por auxiliar significativamente na melhoria da memória de trabalho no Grupo Intervenção
Título em inglês
Motivational Chess: a new approach of executive function stimulation in crack/cocaine dependence
Palavras-chave em inglês
Cocaine-related disorders
Control group
Drug users
Executive function
Motivational interviewing
Neuropsychological tests
Neuropsychology
Rehabilitation
Resumo em inglês
INTRODUCTION: Crack cocaine dependence is associated with neuropsychological impairments, mainly in executive functions, managed predominantly by the prefrontal cortex. The game of chess is an activity that recruits executive functions and has been used in the rehabilitation of patients with other psychiatric disorders, but no study to date has evaluated the impact of this game on patients with substance dependency. OBJECTIVE: To investigate the feasibility and impact of an innovative approach, Motivational Chess, focusing on executive function stimulation, especially in working memory, planning and decision making. METHODS: The study enrolled 72 patients between 18 and 45 years who were admitted in the Impulsive Behavior Ward (ECIM) of IPq-HC-FMUSP diagnosed with crack/cocaine dependence. Patients were divided into two groups, the intervention group (n=42) underwent Motivational Chess (interventions using Motivational Interviewing strategies and chess game) and the control group (n=30) was submitted to recreational activities. Patients were assessed pre and post intervention (approximately one month of abstinence) using neuropsychological tests and self-report scales. RESULTS: We found significant improvement in most of the functions evaluated in both groups (control and intervention), but participation in the intervention group was associated with a more significant improvement in verbal working memory. CONCLUSION: These results are promising to show the feasibility of this approach of cognitive stimulation in this population and mainly to aid significantly improve of working memory
 
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Data de Publicação
2015-02-09
 
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