• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2013.tde-04022014-113920
Documento
Autor
Nombre completo
Celina Andrade Pereira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2013
Director
Tribunal
Polanczyk, Guilherme Vanoni (Presidente)
Bilyk, Bacy Fleitlich
Novaes, Magdala de Araujo
Título en portugués
Capacitação de saúde mental para professores do ensino fundamental e seu impacto no ambiente escolar
Palabras clave en portugués
Educação
Educação à distância
Prevenção primária
Saúde mental
Resumen en portugués
Crianças afetadas por transtornos mentais são, em grande parte, não identificadas nem tratadas em todo o mundo. O sistema educacional está intimamente relacionado com o campo da saúde mental na infância e as ações que ocorrem no contexto da educação podem ser fundamentais para melhorar o atendimento das pessoas afetadas por transtornos mentais. Neste projeto desenvolvemos um programa baseado na web (grupo de educação interativa baseada na web, EIBW) para educar e ajudar os professores do ensino fundamental no reconhecimento e manejo em sala de aula de crianças com possíveis transtornos mentais. Além disso, foi realizado um ensaio clinico controlado randomizado em clusters para testar a eficácia da intervenção EIBW em comparação com o mesmo programa, com base em materiais de texto e vídeo (grupo de educação baseada em texto e video, EBTV) e nenhum treinamento (controle de lista de espera, LE). As nove escolas de uma cidade do estado de São Paulo, Brasil, foram randomizados em três grupos, e os professores completaram os programas educacionais em três semanas. Em relação ao conhecimento, o grupo EIBW foi superior ao grupo EBTV em 2 de 9 resultados e o grupo EIBW foi superior ao grupo LE em 5 de 9 resultados. O grupo EBTV foi superior ao LE em 2 de 9 resultados. No que diz respeito as crenças e atitudes, o grupo EIBW apresentou conceitos menos estigmatizados do que o grupo EBTV e mais conceitos não-estigmatizados do que o grupo LE, que apresentou conceitos menos estigmatizados do que a EBTV. A intervenção não mostrou efeitos sobre atitudes em relação à saúde mental. Este ensaio clínico randomizado demonstrou a eficácia de um programa baseado na web para educar professores na identificação e no tratamento de crianças com transtornos mentais
Título en inglés
Mental health training for Elementary Education Teachers and its impact on the school environment
Palabras clave en inglés
Distance education
Education
Mental health
Primary prevention
Resumen en inglés
Children affected by mental disorders are largely unrecognized and untreated across the world. The educational system is closely related to the childhood mental health field and actions that occur in the context of education may be critical to improve the care of those affected by mental illness. We developed a web-based program (web-based interactive educational group, WBIE) to educate and assist primary school teachers in the recognition and management of children with mental disorders. Additionally, we conducted a cluster-randomized controlled trial to test the effectiveness of the WEIE intervention in comparison to the same program based on text and video materials only (text and video-based educational group, TVBE) and to no training (waiting list control, WL). The nine schools of a community in São Paulo, Brazil, were randomized to the three groups, and teachers completed the educational programs during three weeks. Regarding knowledge, the WBIE group was superior to the TVBE group in 2 out of 9 outcomes and the WBIE group was superior to the WL group in 5 out of 9 outcomes. The TVBE was superior to the WL in 2 out of 9 outcomes. Regarding beliefs and attitudes, the WBIE group presented less stigmatized concepts than the TVBE group and more non-stigmatized concepts than the WL group, which presented less stigmatized concepts than the TVBE. There was no effect of the intervention over attitudes to mental health. This randomized controlled trial demonstrated the effectiveness of a web-based program to educate school teachers in the identification and management of children with mental disorders
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2014-02-04
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.