• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2013.tde-01112013-152838
Document
Auteur
Nom complet
Carolina Roganti Leite Moreira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Caetano, Sheila Cavalcante (Président)
Paula, Fraulein Vidigal de
Polanczyk, Guilherme Vanoni
Titre en portugais
Avaliação de habilidades cognitivo-linguísticas, metalinguísticas e de leitura em crianças portadoras de transtorno do humor bipolar
Mots-clés en portugais
Aprendizagem
Cognição
Crianças
Transtorno do humor bipolar
Resumé en portugais
O Transtorno do Humor Bipolar (THB) é caracterizado por alterações no humor, comportamento e cognição. A aprendizagem da leitura é um processo cognitivo complexo que exige dos escolares o uso de componentes fonológicos, sintáticos e semânticos da linguagem, fazendo, portanto, com que seja utilizada a habilidade metalinguística de reflexão da linguagem oral sobre a escrita. Objetivos: Avaliar os processos cognitivo-linguísticos envolvidos na leitura e na escrita, as habilidades metalingusticas e a leitura em crianças com THB, comparadas a controles saudáveis. Hipóteses: Crianças com THB, comparadas a controles saudáveis, apresentarão: piores desempenhos nas habilidades cognitivo-linguísticas e metalinguísticas segundo o Protocolo de Avaliação de Habilidades Cognitivo-Linguísticas e pior desempenho na compreensão da leitura utilizando o Protocolo de Avaliação da Compreensão Leitora de Textos Expositivos. Métodos: Vinte (20) crianças foram selecionadas preenchendo os critérios, idade entre 6 anos e 11 anos e 11 meses, com diagnóstico de THB e quinze (15) crianças controles saudáveis, com idade entre 6 anos e 11 anos e 11 meses e ausência de transtornos psiquiátricos da infância e da adolescência do eixo I, de acordo com os critérios do DSM-IV. Todos os participantes foram incluídos se alfabetizados e com QI>70. Foram utilizados os protocolos: Protocolo de Avaliação de Habilidades Cognitivo-Linguísticas (PAHCL) e o Protocolo de Avaliação da Compreensão Leitora de Textos Expositivos (PACLTE). Na análise estatística, adotamos p < 0,05 para testar as hipóteses. Inicialmente aplicamos aos dados quantitativos de cada grupo o teste de Kolmogorov-Smirnov para verificar a suposição de normalidade. Para a comparação das variáveis numéricas entre os grupos, utilizamos testes t ou testes não paramétricos de Mann-Whitney de acordo com a adequação de cada variável. Para as variáveis categorizadas, foram utilizados testes qui-quadrados. Resultados: Segundo o PAHCL, crianças com THB, quando comparadas às crianças sem transtornos psiquiátricos, apresentaram piores desempenhos em: processamento visual e velocidade de processamento (p = 0,02), raciocínio lógico-matemático (p = 0,006), habilidades metalinguísticas (p = 0,005) e leitura e escrita (p = 0,03). Segundo o PACLTE, crianças com THB não apresentaram interesse e concentração (p = 0,05) e não fizeram hipóteses e antecipação do conhecimento antes da leitura (p = 0,04). Durante a leitura silenciosa, crianças com THB apresentaram piores desempenhos para padrão postural (p = 0,002) e para visão e musculatura ocular (p = 0,005). Durante a leitura oral, crianças com THB apresentaram piores desempenhos para padrão postural (p = 0,001), fluência na leitura (p = 0,004), para respeitar a pontuação textual (p = 0,006), visão e musculatura ocular (p < 0,001) e características da leitura (p = 0,003). Após a leitura, crianças com THB apresentaram piores desempenhos para identificar as ideias centrais que dão unidade e sentido global ao texto (p < 0,001), para estabelecer continuidade temática entre as ideias (p = 0,001) e para identificar a forma de organização das informações no texto (p < 0,001) quando comparadas às crianças sem transtornos psiquiátricos. Conclusões: Crianças com THB apresentam importantes déficits nas habilidades cognitivo-linguísticas, metalinguísticas e de leitura que podem comprometer seu processo de aprendizagem
Titre en anglais
Assessment of cognitive-linguistics abilities, metalinguistics and reading in children with Bipolar Disorder
Mots-clés en anglais
Bipolar disorder
Children
Cognition
Learning
Resumé en anglais
Bipolar Disorder (BD) is characterized by affect, behavior and cognition disturbances. Learning how to read is a complex cognitive process that requires the utilization of phonological, syntactic and semantic components of the language, and as a consequence it requires also the of use the metalinguistic ability of reflection of the verbal language on the written language. Objective: To evaluate the cognitive-linguistic processes related to the reading and writing, the matalinguistic skills and the reading in BD children, compared to healthy controls. Hypotheses: BD children, when compared to healthy controls, would present a worse performance in cognitive-linguistic and metalinguistic skills, according to the Assessment Protocol of Cognitive-Linguistic Abilities, and a worse performance in reading comprehension according to the Assessment Protocol of Reading Comprehension. Method: Twenty (20) children were selected fulfilling the following criteria: age between 6 years and 11 years and 11 months and BD diagnostic criteria, according to DSM-IV; and fifteen (15) healthy controls children, aged between 6 years and 11 years and 11 months and absence of any Axis I DSM-IV psychiatric disorders. All participants should be literate and present an IQ>70. We utilized the following protocols: the Assessment Protocol of Cognitive-Linguistic Abilities (APCLA) and the Assessment Protocol of Reading Comprehension (APRC). In statistical analysis, we adopted the p < 0,05 to test the hypotheses. In order to compare the groups we used t tests or Mann-Whitney non-parametric tests for the numerical variables and chi-square tests for the categorized variables. Results: According to the APCLA, BD children, when compared to healthy controls, presented a worse performance in: visual processing and processing speed (p = 0,02), logic-mathematical thinking (p = 0,006), metalinguistic skills (p = 0,005) and reading and writing (p = 0,03). According the APRC, BD children did not show interest and concentration (p = 0,05) and did not make hypotheses and knowledge antecipation before reading (p = 0,04). During silent reading, BD children presented a worse performance in postural pattern (p = 0,002) and in vision and ocular musculature (p = 0,005). During oral reading, BD children presented a worse performance in postural pattern (p = 0,001), reading fluency (p = 0,004), textual punctuation respecting (p = 0,006), vision and ocular musculature (p < 0,001) and reading characteristics (p = 0,003). After reading, BD children presented a worse performance in identifying the central ideas that unify and give an overall meaning to the text (p < 0,001), determining a thematic continuity among the ideas (p = 0,001) and identifying the organization form of the text information (p < 0,001) when compared to healthy controls. Conclusion: BD children present significant deficits in cognitive-linguistic, metalinguistic and reading abilities that may prejudice their learning process
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2013-11-04
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.