• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.5.2004.tde-27102005-142232
Documento
Autor
Nombre completo
Sandra Coenga de Souza
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2004
Director
Tribunal
Leone, Claudio (Presidente)
Dias, Maria Joaquina Marques
Gallo, Paulo Rogerio
Moratelli, Helio Borba
Ramos, Jose Lauro Araujo
Título en portugués
"Avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor do pré-escolar de creches públicas de Cuiabá-MT, 2003"
Palabras clave en portugués
CRECHES
CUIABÁ(MT)
DESEMPENHO PSICOMOTOR
DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO EM SAÚDE
PRÉ-ESCOLAR
Resumen en portugués
No Brasil as crianças estão sobrevivendo mais e crescendo melhor, assim torna-se importante avaliar o seu desenvolvimento. Objetivo: avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor através do teste de Denver II. Metodologia: um estudo de corte transversal foi realizado com pré-escolares de 4 a 5 anos de idade e o desempenho comparado quanto à idade, sexo, escolaridade materna e renda. Resultados: dos 960 pré-escolares, 67,0% apresentarem desempenho normal, 30,2% questionável e 2,8% anormal. O desempenho foi pior em famílias com escolaridade e renda baixas. Conclusões: o desempenho dos pré-escolares de Cuiabá foi semelhante ao de Denver, destacando-se os mais jovens e as meninas
Título en inglés
Evaluation of preschool child's neuropsychomotor development of public day care centers of Cuiabá-MT, 2003
Palabras clave en inglés
CHILD DAY CARE CENTERS
CHILD PRESCHOOL
CUIABÁ (MT)
DIAGNOSIS OF HEALTH SITUATION
PSYCHOMOTOR PERFORMANCE
Resumen en inglés
Brazilian children are surviving more and growing better, as aconsequence now is important evaluating the development. Objective: to evaluate the development by Denver II's test. Method: A cross sectional study with children preschool of 4 to 5 years old was developed and the performance compared according to age, sex, maternal education and income. Results: Out of the 960 children 67,0% had a normal performance; 30,2% questionable and 2,8% abnormal. The worse performance occurred in the families with poor education and low income. Conclusions: The performance of Cuiabá's preschool child and the Denver's one was identical and the youngest children and the girls were the best
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
1introduobjetiv.pdf (45.35 Kbytes)
2metodologia.pdf (452.04 Kbytes)
3resultado.pdf (206.98 Kbytes)
4discconclusref.pdf (69.20 Kbytes)
5anexos.pdf (129.11 Kbytes)
6marcadorescap.pdf (5.89 Kbytes)
Fecha de Publicación
2005-10-27
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.