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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2016.tde-24022016-162148
Documento
Autor
Nome completo
Ione Donizeti Freitas
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Grisi, Sandra Josefina Ferraz Ellero (Presidente)
Gilio, Alfredo Elias
Abreu, Luiz Carlos de
Título em português
Validação interna da ficha de acompanhamento do desenvolvimento infantil - Ministério da Saúde 2002
Palavras-chave em português
Criança
Desenvolvimento infantil
Estudos de validação
Ficha de acompanhamento
Resumo em português
O desenvolvimento infantil é um processo complexo que começa na concepção e se estende por longo período, envolvendo vários aspectos como crescimento físico, maturação neurológica, comportamental, cognitiva, social e afetiva. De acordo com a Organização Mundial da Saúde - OMS, a presença de fatores negativos que intervém no desenvolvimento infantil afeta cerca de 10% da população infantil mundial. Existem evidências suficientes de que quanto mais precoce for a identificação de possíveis problemas de atraso no desenvolvimento com consequente intervenção adequada, menor será o impacto desses problemas na vida futura da criança. Entretanto, para que seja realizada futura intervenção precoce, os profissionais de atenção básica necessitam de instrumentos que possam de maneira rápida, alertar sobre sinais que signifiquem possíveis problemas no desenvolvimento da criança. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi validar a Ficha de Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil, proposta pelo Ministério da Saúde em 2002, em uso em muitos serviços de saúde no Brasil. Foi realizada a aplicação do instrumento em 269 crianças de 0 a 6 anos, no Ambulatório de Pediatria do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo e realizado as análises estatísticas Análise AC1 e Alfa de Cronbach para verificar a validade e confiabilidade do instrumento.O instrumento apresentou boa validez e confiabilidade através das duas análises, necessitando revisão para o segundo, nono e décimo primeiro marco do desenvolvimento.Concluímos que o Instrumento Ficha de Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil é um instrumento válido a ser recomendado para uso dos profissionais de Saúde Básica como instrumento de triagem para possíveis atrasos no desenvolvimento infantil de crianças de zero a seis anos
Título em inglês
Internal Validation of Monitoring of children development , Ministry of Health in 2002
Palavras-chave em inglês
Child development
Child monitoring data Sheet
Validation study, Child
Resumo em inglês
Child development is a complex process that begins at conception moment and extends for a long period, which involves a lot of points such as physical growth, maturation neurological, behavior/ cognitive, social and emotional. According to World Health Organization - OMS, there is a presence of negative factors that have affected around 10% of worldwide children population. There are a lot of enough evidences that as previous we identify these possible delays issues in the development, with appropriated intervention, lower will be the impact on child future life. In order we can held this previous future intervention, the primary care professional need tools can quickly warning them that potential problems in child development. For this reason, the goal of this study is to validate the Child Development Monitoring Chart, proposed by Ministry of Health in 2002, using in Brazil Health services. This instrument applications was performed in 269 children 0 - 6 years age at the Clinic of Pediatrics, University Hospital, São Paulo University and performed statistical analyses AC1 and Cronbach´s Alpha to check the validity and reliability of this instrument. The instrument presented good performance and reliability through two analyses process, but a review will be necessary for second, ninth and eleventh mark of development. We concluded that Child Development Monitoring Instrument Data Sheet is a valid instrument to be recommended to be used by Basic Health professional as a screening tool for potential delays in child development of children from 0 to 6 years age
 
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Data de Publicação
2016-02-25
 
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