• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.5.2015.tde-19052015-155445
Documento
Autor
Nombre completo
Margarete Andreozzi Vaz Pereira Simon
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Casella, Erasmo Barbante (Presidente)
Marchiori, Paulo Euripedes
Nucci, Anamarli
Reed, Umbertina Conti
Reimão, Rubens Nelson Amaral de Assis
Título en portugués
Controle das emoções de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e validação do instrumento Expression and Emotion Scale for Children para o português
Palabras clave en portugués
Adolescentes
Crianças
Emoções
Estudos de validação
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Resumen en portugués
INTRODUÇÃO: O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurocomportamental caracterizado pela combinação de déficit de atenção, hiperatividade e impulsividade. Acarreta prejuízos à relação familiar, escolar e ao convívio social devido à impulsividade emocional aumentada e ausência de controle das em consequência do desenvolvimento cerebral tardio. OBJETIVO GERAL: Validar e traduzir para a língua portuguesa o instrumento Expression and Emotion Scale of Children - EESC. ESPECÍFICO: Avaliar a expressão emocional (EE) pelos pacientes com TDAH. MÉTODO: Aplicou-se a técnica Probe e testes psicométricos à validação. A avaliação da EE dos pacientes com TDAH, uma amostra de 126 sujeitos foi dividida em grupos quanto à comorbidade, idade e gênero. RESULTADOS: Diante da técnica Probe obteve-se 96,9% de compreensão à versão final traduzida e adaptada para o português. Cronbach alfa = 0,7597, CIC 0,66 e a acurácia 71%. Quando comparado amostra com TDAH e Controle, houve significância na EE favorável a amostra Controle. Não houve significância entre a amostra com TDAH com e sem comorbidade, em tratamento, e a mesma quanto ao gênero, na EE. Em relação à idade, a amostra de pacientes com TDAH obteve significância na mudança na EE favorável ao Controle, isto somente nos grupos de crianças/ adolescentes com mais de 9 anos de idade. CONCLUSÃO: Diante dos dados psicométricos, a Escala de Expressão e Emoção para Crianças demonstrou-se válida para ser aplicada a crianças e adolescentes com TDAH de 6 a 15 anos de idade. A avaliação possibilitou verificar diferencial na Expressão Emocional entre crianças/adolescentes com TDAH e Controle. Notou-se também que as fases do desenvolvimento psicológico influenciam na Expressão Emocional tanto em indivíduos saudáveis quanto naqueles com TDAH. A presença de comorbidades leves e o gênero não influenciam na mudança da Expressão Emocional quando comparados à amostra com TDAH
Título en inglés
Management of emotions of children with attention deficit and hyperactivity disorder and validation of Expression and Emotion Scale for Children instrument for the Portuguese
Palabras clave en inglés
Attention deficit hyperactivity disorder
Children
Emotions
Studies of validation
Teens
Resumen en inglés
INTRODUCTION: The Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) is a neurobehavioral disorder characterized by combination of attention deficit, hyperactivity and impulsivity. It was assumed that there is damage to family, school and relationship social due to emotional impulsivity increased and lack of the management because of the late brain development of the individual. GENERAL OBJECTIVE: Validate and translate for portuguese language the questionnaire Expression and Emotion Scale for Children - EESC. SPECIFIC: To evaluate the emotional expression (EE) by patients with ADHD. METHOD: It was applied the Probe technique and psychometric tests for the validation. The evaluation of the EE in patients with ADHD was to a sample of 126 subjects that were divided in groups of according to comorbidity, age and gender. RESULTS: On the Probe technique was obtained 96.9 % of understanding in the final version translated and adapted to Portuguese. Cronbach alfa = 0.7597, 0.66 CIC and the accuracy 71%. Compared with ADHD sample and Control, there was significance in the EE favorable sample Control. There was no significance in the EE between the sample with ADHD with and without comorbidity in treatment and in terms of gender. Regarding age, the sample of ADHD patients got significance in EE of in favor of Control, this only in groups of children / adolescents over 9 years old. CONCLUSIONS: Relative the psychometric data, the Expression and Emotion Scale for Children proved to valid to be applied for children and adolescents with ADHD of 6 to 15 years old. The assessment enabled us to verify differential in Emotional Expression among children / adolescents with ADHD and Control. It was also noted that the stages of psychological development influence the Emotional Expression in healthy individuals and in those with ADHD. And the presence of light comorbidities and gender did not influence the Emotional Expression when compared to the sample with ADHD
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2015-05-20
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.