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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.5.2003.tde-08092014-142658
Documento
Autor
Nombre completo
Filomena Maria Buosi de Haro
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2003
Director
Tribunal
Vaz, Flavio Adolfo Costa (Presidente)
Ceccon, Maria Esther Jurfest Rivero
Krebs, Vera Lúcia Jornada
Salomão, Solange Rios
Ventura, Dora Selma Fix
Título en portugués
Desenvolvimento da acuidade visual de resolução de grades em prematuros durante o primeiro ano de vida : estudo eletrofisiológico pelo registro dos potenciais visuais evocados de varredura
Palabras clave en portugués
Acuidade visual/fisiologia
Eletrofisiologia/métodos
Potenciais evocados visuais/fisiologia
Prematuro/crescimento & desenvolvimento
Seguimentos
Resumen en portugués
Objetivos: determinar a acuidade visual de resolução de grades (AV) durante o primeiro ano de vida por meio dos registros dos potenciais visuais evocados de varredura em grupos de crianças nascidas prematuramente (RNPT) e a termo (RNT); comparar os valores finais da AV no grupo RNPT em relação à idade gestacional e ao desenvolvimento neuropsicomotor e comparar as curvas de desenvolvimento visual entre os grupos RNPT e RNT. Casuística e métodos: Estudo realizado em 25 RNT e 36 RNPT acompanhados em ambulatório e submetidos a avaliações oftalmológica e neuropediátrica. O grupo RNPT foi dividido em subgrupos com relação a idade gestacional e desenvolvimento neuropsicomotor. Para a medida da AV foi utilizado o aplicativo NuDIVA ("Digital Infant Visual Assessment") calculando-se a AV em logaritmo do mínimo ângulo de resolução (logMAR) através de curva de regressão linear, relacionando-se a amplitude do potencial do segundo harmônico à freqüência espacial linear. Na análise estatística utilizou-se método de Fischer, teste t, análise de variância (ANOVA) e teste para comparação entre retas de regressão linear simples. O nível de significância foi fixado em 0,05. Resultados: Estrabismo foi detectado em cinco crianças, todas do grupo RNPT, quatro delas com alteração neurológica (p=0,07). Erros de refração com necessidade de prescrição óptica foi encontrado em seis crianças, todas do grupo RNPT (p=0,07). A medida da AV foi obtida com sucesso em 96,4% dos casos, sendo ao final do primeiro ano de vida significativamente inferior nos RNPT com alteração neurológica (p<0,05). A medida da AV estimada ao nascimento foi maior em todos os RNPT com relação aos RNT (p<0,05) porém a velocidade de aquisição da AV foi maior no grupo RNT (p<0,05). Conclusões: A AV pôde ser facilmente determinada durante o primeiro ano de vida tanto em RNPT quanto em RNT sendo seus valores semelhantes, com exceção dos RNPT que apresentaram alteração neurológica. Todos os RNPT apresentaram desenvolvimento visual semelhante, porém, significativamente inferior ao encontrado para os RNT
Título en inglés
Grating visual acuity development in preterm infants during the first year of life: an electrophysiological study using sweep visual evoked potentials
Palabras clave en inglés
Eletrophysiology/methods
Follow-up-studies
Preterm/growth and development
Visual acuity/physiology
Visual evoked potentials/physiology
Resumen en inglés
Purpose: Determine the grating visual acuity (VA) of a group of preterm infants using sweep visual evoked potentials (sweep-VEP). Compare the development of VA of these infants to that of normal full-term infants, with respect to: gestational age, neuropsychomotor development and visual development. Methods: The study was conducted on 25 preterm and 36 full-term infants, with follow-up ophthalmologic and neuropediatric evaluations. The preterm infants were divided into subgroups in accordance with their gestational age and neurological development. VA was assessed using the Digital Infant Visual Assessment (NuDiva) sweep-VEP system, expressed in logMAR, and threshold grating acuities were estimated using the VEP second harmonic amplitudes, determined by a linear regression line drawn through the highest spatial frequency peak and the spatial frequency at which signal amplitude reaches the noise level. Statistical analysis was performed using the Fisher, Student-t test, analysis of variance (ANOVA) and comparison by simple linear regression test between the two groups. The significance level was 0.05. Results: Strabismus was detected in five preterm infants; four of these had neurological alterations (p=0.07). Prescription for refractive errors was necessary in six preterm infants (p=0.07). Grating VA was assessable in 96.4% of the infants; preterm infants with neurological alterations had significantly lower grating VA (p<0.05) at the end of the first year. Early VA scores were higher in all of the preterm infants compared to the full term infants (p<0,05) but at the end of the first year of life the VA was improving at a higher rate in the full term group (p<0.05)
 
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Fecha de Publicación
2014-09-09
 
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