• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.5.2006.tde-31052007-171927
Documento
Autor
Nome completo
Rodrigo Campos Pace Lasmar
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Hernandez, Arnaldo Jose (Presidente)
Abdalla, Rene Jorge
Camanho, Gilberto Luis
Título em português
Importância dos diferentes estabilizadores estáticos póstero-laterais do joelho: estudo biomecânico
Palavras-chave em português
Biomecânica
Cadáver
Instabilidade articular
Joelho
Ligamentos
Resumo em português
O objetivo deste trabalho foi avaliar a importância relativa dos diferentes estabilizadores estáticos do canto póstero-lateral do joelho. Para isso foram utilizados 10 joelhos de cadáveres que foram submetidos a testes biomecânicos com a aplicação de forças para a deformação em varo e em rotação externa. Os joelhos foram testados em quatro situações diferentes e sempre na mesma seqüência: com a articulação íntegra, após a secção do ligamento colateral lateral, após a secção do ligamento colateral lateral e do complexo poplíteo-fibular (tendão do poplíteo + ligamento poplíteo-fibular) e após a secção do ligamento colateral lateral, do complexo poplíteo-fibular e da cápsula póstero-lateral. Os testes foram feitos com os joelhos em extensão, em 30 e em 60 graus de flexão. Os parâmetros estudados foram a deformação angular e a rigidez durante a aplicação do momento de flexão (varo) de 15 N.m e do momento de torção (rotação externa) de 6 N.m. A análise estatística foi realizada com o teste de comparações múltiplas de Tukey. Através da análise dos resultados obtidos com os testes biomecânicos e comparando os valores obtidos nas quatro situações estudadas entre si, foi possível interpretar a função específica de cada estrutura do canto póstero-lateral do joelho, em cada ângulo de flexão testado. Neste estudo, o ligamento colateral lateral foi importante na estabilização do joelho para o varo em extensão, em 30 e em 60 graus de flexão. O complexo poplíteo-fibular foi a estrutura mais importante na estabilização do joelho para a rotação externa, dentre as estruturas avaliadas, atuando em todos os ângulos de flexão testados. Além disto, complexo poplíteo-fibular foi importante na estabilização para o varo quando o joelho se encontrava em 30 e em 60 graus de flexão. Já a cápsula póstero-lateral foi importante na estabilização para o varo e para a rotação externa quando o joelho se encontrava em extensão, perdendo sua função à medida que o joelho foi flexionado. Em 30 graus de flexão, a cápsula póstero-lateral foi importante apenas para a estabilização em varo do joelho.
Título em inglês
The role of the different static stabilizers of the posterolateral corner of the knee: a biomechanical study
Palavras-chave em inglês
Biomechanics
Cadaver
Joint instability
Knee
Ligaments
Resumo em inglês
The purpose of this study was to evaluate, in cadaver knees, the relative importance of the different static stabilizers of the posterolateral corner of the knee. Tests were performed with the application of a varus and external rotation force to the knee in extension, 30 and 60 degrees of flexion, using 10 cadaver knees. The forces were applied initially to an intact knee and then repeated after a selective sectioning of the ligaments: section of the lateral collateral ligament; section of the lateral collateral ligament and the popliteofibular complex; and section of the lateral collateral ligament, the popliteofibular complex and the posterolateral capsule. The parameters studied were the angular deformity and rigidity while the knees were being submitted to a 15 newton-meter varus torque and a 6 newton-meter external tibial torque. Statistical analysis was performed using the ANOVA and Tukey tests. Our findings showed that the lateral collateral ligament was important in varus stability at 0, 30 and 60 degrees; the popliteus-fibular complex was the most important structure in external rotation stability at all angles of flexion and was also important for varus stability at 30 and 60 degrees; the posterolateral capsule was important for varus stability at 0 and 30 degrees, and for external rotation stability in extension.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2007-07-02
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.