• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2005.tde-28052007-173615
Documento
Autor
Nome completo
João Alberto Ramos Maradei Pereira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Amatuzzi, Marco Martins (Presidente)
Camargo, Osmar Pedro Arbix
Guarniero, Roberto
Título em português
Estudo biomecânico da influência da espessura do enxerto e da técnica de dois feixes na reconstrução do ligamento cruzado posterior
Palavras-chave em português
Biomecânica
Cadáver
Ligamento cruzado posterior/cirurgia
Transplante autólogo/métodos
Traumatismo do joelho
Resumo em português
O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da espessura do enxerto e da técnica de dois feixes na estabilidade da reconstrução do ligamento cruzado posterior (LCP) na lesão isolada do mesmo. Para isso foram utilizados nove joelhos de cadáver, onde foram estudadas cinco condições de avaliação: joelho com o LCP e demais ligamentos íntegros (Íntegro), LCP reconstruído com um feixe com enxerto do tendão quadricipital de 10mm de largura (Rec 1), LCP reconstruído com dois feixes com enxerto do tendão quadricipital de 10mm para o feixe ântero-lateral e enxerto duplo do tendão do semitendíneo de sete milímetros de diâmetro para o feixe póstero-medial (Rec 2), LCP reconstruído com um feixe com enxertos do tendão quadricipital de 10mm e do tendão duplo do semitendíneo de sete milímetros (Rec M) e joelho com lesão isolada do LCP (Lesado), sempre nesta ordem. Em cada condição foram avaliados o limite do deslocamento posterior da tíbia (LDPT) e a rigidez ao deslocamento posterior da tíbia ao se aplicar uma força de 134 N em sentido posterior na tíbia. Os ensaios foram realizados em uma máquina eletromecânica com o joelho em extensão, 30, 60 e 90° de flexão. A análise estatística foi realizada com o teste de ANOVA e de comparações múltiplas de Newman-Keuls. Em relação à condição Lesado todas as técnicas de reconstrução (Rec 1, Rec 2 e Rec M) reduziram significativamente o LDPT em todos os ângulos. Em relação à condição Íntegro, o LDPT da técnica Rec 1 foi significativamente maior em todos os ângulos, o LDPT da Rec 2 foi equivalente a 0 e 30° e significativamente maior a 60 e 90° e o LDPT da Rec M foi equivalente a 0, 30 e 60° e significativamente maior a 90°. O LDPT da condição Rec M foi significativamente menor (mais estável) que o da Rec 2 a 60 e 90°. O LDPT das técnicas Rec 2 e Rec M foi significativamente menor que o da condição Rec 1 em todos os ângulos testados. A rigidez de todas as técnicas e em todos os ângulos foi sempre significativamente menor que à do joelho íntegro e equivalente à do lesado. Concluiu-se que na reconstrução do LCP, em sua lesão isolada, o aumento da espessura do enxerto melhora significativamente a estabilidade e que a divisão do enxerto para reconstruir os dois feixes piora a estabilidade da reconstrução a 60 e 90° de flexão do joelho.
Título em inglês
The biomechanical effect of graft thickness and two-bundle technique on posterior cruciate ligament reconstruction
Palavras-chave em inglês
Biomechanics
Cadaver
Knee injuries
Posterior cruciate ligament/surgery
Transplantation autologous/methods
Resumo em inglês
The purpose of this study was to evaluate the biomechanical effect of graft thickness and two-bundle technique on posterior cruciate ligament (PCL) reconstruction of nine human cadaveric knees. Five conditions were tested: intact knee, single-bundle reconstruction with a 10mm-quadriceps tendon(Rec 1), two-bundle reconstruction with a 10mm-quadriceps tendon for the anterolateral bundle and a 7-mm doubled semitendinosus tendon for the posteromedial bundle(Rec 2), single-bundle reconstruction with a 10-mm quadriceps tendon plus a 7-mm doubled semitendinosus tendon (Rec M) and PCL-deficient. Posterior tibial translation (PTT) and stiffness to posterior tibial translation were measured in response to a 134-N posterior tibial load at 0, 30, 60 and 90° of knee flexion. All reconstruction techniques reduced posterior tibial translation at all flexion angles when compared with PCL-deficient knees. When compared with the intact knee, PTT of Rec 1 was significantly higher at all angles, PTT of Rec 2 was not significantly different at full extension and 30° of flexion, PTT of Rec M was not significantly different at full extension, 30 and 60° of flexion. Stiffness of all techniques was always significantly lower than the intact knee at all flexion angles. PTT of the Rec 2 and Rec M techniques was always significantly lower (better stability) than the PTT of Rec 1. PTT of Rec M was significantly lower than the PTT of Rec 2 at 60 and 90°. We concluded that graft enlargement improves the reconstruction stability in isolated PCL lesions, whereas the graft division to perform a two-bundle technique worsens this stability at 60 and 90° of knee flexion.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2007-06-01
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.