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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.5.2020.tde-31012020-121849
Documento
Autor
Nombre completo
Guilherme da Cruz Ribeiro Poiani
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Paiva, Wellingson Silva (Presidente)
Soares, Matheus Schmidt
Almeida, Kelson James Silva de
Ribeiro, Iuri Santana Neville
Título en portugués
Estudo prospectivo randomizado, duplo cego, placebo controlado dos efeitos de terapia LED transcraniana (TLT) em pacientes com traumatismo cranioencefálico
Palabras clave en portugués
Ansiedade
Cognição
Depressão
Lesões encefálicas traumáticas
Memória
Reabilitação
Terapia com luz de baixa intensidade
Resumen en portugués
Introdução: a fotobiomodulação utilizando luz de LED de baixa intensidade tem sido testada como uma nova técnica para otimizar a recuperação cognitiva de pacientes com traumatismo cranioencefálico (TCE). O objetivo (desfecho) primário deste estudo foi avaliar os efeitos imediatos e tardios da TLT em controle inibitório e, secundariamente, avaliar funcionamento executivo, processos atencionais, memória episódica verbal e visuoconstrutiva em vítimas de TCE moderado ou grave. Método: estudo randomizado duplo-cego realizado com dois grupos paralelos. 36 pacientes com TCE moderado ou grave foram recrutados em centros de pesquisa situados em São Paulo-SP, Londrina-PR e Teresina-PI. O dispositivo experimental foi composto por LEDs com comprimento de onda em 632nm (vermelho) com potência total de 830 mW. A área do dispositivo tinha 400 cm² e a duração de cada sessão foi 30 min, dando uma dose total por sessão de 3,74 J/cm². O grupo controle continha um dispositivo de LED placebo com potência < 1 mW, servindo apenas para simular a irradiação. Cada paciente foi irradiado três vezes por semana durante seis semanas, totalizando 18 sessões. Avaliações neuropsicológicas foram realizadas uma semana antes do início das sessões, uma semana e três meses após o término das sessões. Resultados: na amostra analisada foram 22 pacientes (16 ativos x 6 placebo), com resultados basais semelhantes. Significância no grupo experimental (GE) houve nas seguintes comparações: transversais em fluência verbal fonêmica no momento 2 (p < 0,05) e memória operacional no momento 3 (p < 0,05). Longitudinais em memória operacional comparativa entre o momento 1 e 3 (p < 0,05); em atenção sustentada entre o momento 2 e 3 (p < 0,05); e em memória episódica verbal entre os momentos 1, 2 e 3 (p < 0,05). Conclusão: apesar do controle inibitório não ter apresentado melhora após a terapia com LED, os pacientes do GE apresentaram ganho cognitivo em fluência verbal, memória operacional, atenção sustentada, aprendizagem verbal e evocação tardia em memória de longo prazo. O dispositivo de LED mostrou ser uma técnica promissora em vítimas de TCE
Título en inglés
A prospective randomized, double-blind, placebo-controlled study of the effects of transcranial LED therapy (TLT) in patients with traumatic brain injury
Palabras clave en inglés
Anxiety
Brain injuries traumatic
Cognition
Depression
Low intensity light therapy
Memory
Rehabilitation
Resumen en inglés
Introduction: Photobiomodulation using low intensity LED light has been tested as a new technique to optimize the cognitive recovery of patients with traumatic brain injury (TBI). The primary aims (outcome) of this study was to evaluate the immediate and late effects of TLT on inhibitory control and secondarily to evaluate executive functioning, attentional processes, and verbal and visuoconstructive episodic memory in victims of moderate or severe TBI. Method: a randomized double-blind study with two parallel groups. 36 patients with moderate or severe TBI were recruited at research centers located in São Paulo-SP, Londrina-PR and Teresina-PI. The active device consisted of LEDs with a wavelength of 632nm (red) with a total power of 830 mW. The area of the device is 400 cm² and the duration of each session was 30 min, giving a total dose per session of 3.74 J / cm². The control group contained a placebo LED device with power < 1 mW, serving only to simulate irradiation. Each patient was irradiated three times a week for six weeks, totaling 18 sessions. Neuropsychological assessments were performed one week before the beginning of the sessions, one week and three months after the end of the sessions. Results: in the sample analyzed were 22 patients (16 active x 6 placebo), with similar baseline results. Significance in the experimental group (EG) was in the following comparisons: transversal in phonemic verbal fluency at moment 2 (p < 0.05) and working memory at moment 3 (p < 0.05). Longitudinals in comparative working memory between moment 1 and 3 (p < 0.05); sustained attention between moment 2 and 3 (p < 0.05); and in verbal episodic memory between moments 1, 2 and 3 (p < 0.05). Conclusion: although inhibitory control did not improve after LED therapy, EG patients presented cognitive gain in verbal fluency, working memory, sustained attention, verbal learning and late recall in long-term memory. The LED device has proved to be a promising technique in TBI victims
 
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Fecha de Publicación
2020-01-31
 
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