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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.5.2012.tde-29102012-155327
Documento
Autor
Nome completo
Mateus Habermann
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Gouveia, Nelson da Cruz (Presidente)
Cardoso, Maria Regina Alves
Menezes, Paulo Rossi
Pereira, Luiz Alberto Amador
Ribeiro, Helena
Título em português
Métodos de avaliação da exposição ambiental aos poluentes atmosféricos gerados por tráfego veicular
Palavras-chave em português
Emissões de veículos
Exposição ambiental
Poluição do ar
Sistemas de informação geográfica
Resumo em português
A poluição atmosférica é uma das maiores preocupações para a saúde pública, pois tem sido associada ao aumento nas taxas de morbimortalidade. Entretanto, para muitos desfechos, o conhecimento científico acerca do tema ainda é limitado para se inferir uma associação robusta com a exposição a essa poluição. A avaliação da exposição por meio de métodos individuais possui um custo elevado e de difícil execução; por isso, diversos estudos de epidemiologia ambiental têm sido conduzidos utilizando medidas indiretas, que se baseiam em dados viários e de tráfego veicular como avaliação da exposição. Diante da importância do tema, este trabalho pretendeu levantar as várias abordagens relatadas na literatura e desenvolvê-las no município de São Paulo, em desfechos como doenças do aparelho circulatório e baixo peso ao nascer. Foram elaborados quatro artigos científicos: 1) revisão de literatura sobre as diversas abordagens que se basearam em informações de tráfego para avaliar exposição à poluição atmosférica; 2) análise da densidade de vias e volume de tráfego, para avaliar sua relação com a mortalidade por doenças do aparelho circulatório, nos distritos administrativos; 3) desenvolvimento de um modelo de regressão do uso do solo, para estimar a dispersão de MP10; e 4) avaliação da ocorrência de baixo peso ao nascer e poluição atmosférica, por meio de três indicadores: Densidade de Tráfego Ponderada pela Distância (DTPD), menor distância do domicílio materno em relação às vias movimentadas e regressão do uso do solo. Os artigos destacam a importância da fonte veicular como contribuinte dos níveis de poluentes e também na mortalidade por doenças do aparelho circulatório no município de São Paulo
Título em inglês
Methods of environmental exposure assessment to air pollutants generated by vehicular traffic
Palavras-chave em inglês
Air pollution
Environmental exposure
Geographic information systems
Vehicular emissions
Resumo em inglês
Air pollution is a major concern for public human health and it has been associated with increasing rates of morbidity and mortality. However, many outcomes scientific knowledge about this topic is limited to infer a robust association with exposure to this pollution. The exposure assessment through individual methods is expensive and difficult to perform. Therefore many environmental epidemiology studies have been conducted using indirect measurements, which are based in vehicular traffic and road data. Evaluating the importance of the topic, this study aimed to review several approaches reported in the literature and to apply them in São Paulo city in cardiovascular diseases and low birth weight. Four papers were prepared: 1) review the literature about several approaches relied on traffic data; 2) density of roads and traffic volume to evaluate their relation with mortality from diseases of circulatory system at administrative districts; 3) development of a model of land use regression to estimate the dispersion of PM10; and 4) shortest distance from major traffic, DWTD and land use regression to assess the occurrence of low birth weight. The articles emphasize the importance of vehicular traffic as contributor of levels of pollutants and also in the mortality from diseases of circulatory system in the city of São Paulo
 
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MateusHabermann.pdf (12.12 Mbytes)
Data de Publicação
2012-10-30
 
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